Estádio Alfredo da Silva

Estádio Alfredo da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição Estádio de Futebol
País Portugal
Cidade  Barreiro
Clube CUF (Grupo Desportivo Fabril)
Data de Construção 30 de Junho de 1965
Capacidade 21 498

Descrição

O Estádio Alfredo da Silva é um estádio de futebol  que se localiza na conselho do Barreiro, no Lavradio, perto da Zona Industrial da Quimigal. Tem a capacidade para cerca de 21 mil pessoas e foi inaugurado em Junho de 1965. O recinto pertence ao Grupo Desportivo Fabril, clube que já teve outras denominações como Quimigal e CUF.

Construção

Este bonito estádio foi idealizado pelo arquiteto Joaquim Cabeça Padrão e os trabalhos de construção demoraram dois anos desde 1963 até que foi inaugurado em 30 de Junho de 1965 num jogo entre o Grupo Desportivo da CUF do Barreiro contra o Sport Lisboa e Benfica. O jogo acabou com um empate a uma bola entre o SL Benfica e a equipa da casa.

O estádio evoca um grande personagem da localidade que dinamizou a região e um grande empresário que teve o Barreiro como sede. Foi palco de grandes jogos contra as equipas nacionais mas também em equipas internacionais como o AC Milan.

O estádio surge visto que o Barreiro, desde muito cedo, foi uma localidade que acolheu o futebol. O Grupo Desportivo da CUF foi fundado em 1937, numa altura em que os clubes do Barreiro já participavam numa Liga de Futebol, que integrava equipas do Barreiro, Seixal, Moita e Aldeia Galega (hoje Montijo). Em 1938 foi inaugurado o Campo de Santa Bárbara, onde passou a jogar a equipa de futebol do GD da CUF. Mas o relvado era impossível de manter, devido à densidade de gases das fábricas que ali caíam.

O Estádio Alfredo da Silva vem suprir essa necessidade e é inaugurado em 30 de Junho de 1965, com a presença do Presidente, Américo Tomás. No jogo de inauguração defrontaram se as equipas da CUF e do Benfica. Com uma capacidade para 22 mil espectadores, iria ser palco de um importante jogo em Dezembro: a CUF participa na Taça das Feiras (hoje Taça UEFA), contra o AC Milan.

Além do estádio de Futebol foram mais tarde anexados um pavilhão multiusos. Este centro desportivo empregava e permitia que milhares de pessoas tivessem recreação.

894 Visualizações 1 Total
894 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.