Estádio Dom Afonso Henriques

estadio-dom-afonso-henriques Descrição: Estádio de Futebol

País: Portugal

Cidade: Guimarães

Clube: Vitória Sport Clube

Capacidade: 30 mil lugares

Inauguração: 25 de Julho de 2003

Custo: €27,343,976

Descrição

O D. Afonso Henriques é um Estádio de futebol, com capacidade para receber cerca de 30 mil pessoas, situado no Norte do país, no centro da cidade histórica de Guimarães. O complexo é propriedade da Câmara Municipal de Guimarães e é utilizado pelo principal clube da cidade, o Vitória Sport Clube, o quarto com mais assistências habitualmente em Portugal.

O estádio é composto por quatro bancadas independentes, a Topo Sul encontra-se totalmente coberta, sendo que as restantes estão apenas parcialmente tapadas. Todas as bancadas foram construídas em betão armado, com diferentes capacidades e cada uma delas encontra-se provida apenas de lugares sentados. As três bancadas maiores dividem-se em dois sectores: superior e inferior.

A juntar ao Estádio D. Afonso Henriques, as instalações do Vitória integram também o Complexo Desportivo, construído em 1997, que acolhe toda a estrutura do futebol profissional do Clube. Nos campos de treino, trabalham também diariamente centenas de jovens de todas as idades e escalões de formação.

Após algumas obras de melhoramento, o Complexo Desportivo dispõe de seis campos para a prática de futebol (três relvados naturais e três sintéticos), um ginásio equipado, cerca de duas dezenas de balneários, uma enfermaria e uma sala de tratamentos, bem como um auditório com capacidade para 30 pessoas.

Inserido no Complexo Desportivo existe também o Pavilhão do Vitória com capacidade para 2 500 espectadores.

 

História

Construído em 1965, na altura sob o nome de Estádio Municipal de Guimarães, o estádio vimaranense recebeu, décadas depois, o nome do Rei fundador de Portugal, a quem presta homenagem.

Por ocasião da organização do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, em Portugal, o recinto foi um dos dez estádios escolhidos para receber os jogos do torneio. De forma a ter as melhores condições para acolher as partidas do Euro 2004, o Estádio Municipal de Guimarães sofreu profundas obras de remodelação, que o tornaram num palco de excelência para jogos de futebol. As bancadas e outras áreas que servem o público foram remodeladas de forma a acomodarem 30 mil espectadores.

A inauguração do novo espaço remodelado teve lugar a 25 de Julho de 2003, com a cerimónia inaugural, momento em que a Câmara Municipal de Guimarães fez a entrega da obra ao Vitória Sport Clube, já com a nova designação “Estádio D. Afonso Henriques”. Mais de 29 mil espectadores encheram o estádio e marcaram presença para assistir a um um espectáculo multimédia, seguido do jogo entre o Vitória de Guimarães e o FC Kaiserslautern, que a equipa da casa venceu por uns expressivos 4-1.

Um dos momentos mais marcantes na história deste estádio foi a morte de um jogador do Sport Lisboa e Benfica, em Janeiro de 2004. Miklós Fehér faleceu já no hospital depois de ter sofrido uma paragem cardíaca em pleno relvado. A morte do antigo avançado internacional húngaro decorreu num jogo a contar para a Liga Portuguesa, que os “encarnados” venceram por 1-0.

Durante o Europeu de 2004, o Estádio D. Afonso Henriques foi palco de dois jogos da fase inicial, ambos do grupo C: o Dinamarca – Itália, 4 de Junho de 2004, que terminou com um empate sem golos, mas com muitas oportunidades, num excelente jogo de futebol; e o Itália – Bulgária, a 22 de Junho, que os italianos venceram por 2-1, debaixo de chuva, num encontro que ditou o afastamento de ambas as equipas. No final do jogo, a Itália terminou a fase de grupos com os mesmos cinco pontos que a Dinamarca e a Suécia, que seguiram em frente devido aos golos marcados no empate a duas bolas entre si na última jornada. Esse resultado deu origens a acusações e suspeitas por parte de jogadores e equipa técnica da Itália, acusando os nórdicos de terem combinado o resultado entre si.

 

2892 Visualizações 2 Total

References:

http://www.vitoriasc.pt/pt/index/stadium/

 

2892 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.