Estádio Nacional do Jamor

SimpleImageHandler Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Instituto Português do Desporto e Juventude

País: Portugal

Cidade: Lisboa

Capacidade: 37,593 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 52,5 m)

Data de Construção: 10 de Junho de 1944

Descrição

O Estádio Nacional, também conhecido como Estádio do Jamor, está integrado no Centro Desportivo Nacional do Jamor e é utilizado maioritariamente para a prática do futebol.

O recinto, que foi projectado por Miguel Jacobetty Rosa, é oficialmente denominado Estádio de Honra desde 1987 e tem capacidade para cerca de 30,500 espectadores sentados. Inclui um campo de jogos de relva natural (usado sobretudo para a prática de futebol), uma pista de atletismo, zonas para salto em comprimento e vala para corrida de obstáculos.

O complexo encontra-se localizado no vale do rio Jamor, daí a alusão ao nome, na freguesia da Cruz Quebrada, concelho de Oeiras. O estádio é habitualmente palco da final da Taça de Portugal, sendo esta a prova de maior destaque ali disputada, e é propriedade do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

O Estádio do Jamor é, para todos os efeitos, o estádio oficial da Selecção Portuguesa de Futebol, embora normalmente os jogos da Selecção sejam realizados em estádios dos clubes da Liga Portuguesa de Futebol, mais modernos e equipados. Até porque o local encontra-se obsoleto para alguns dos requisitos da FIFA, no que diz respeito a jogos oficiais.

 

História

Criado no tempo do Estado Novo, o Estádio Nacional foi inaugurado a 10 de Junho de 1944 pelo então presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar, na época do Fascismo.  Na ocasião, uma multidão presenciou os desfiles e discursos, que precederam o ponto alto deste Dia de Portugal – a partida de futebol entre os eternos rivais Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica.

Os “Leões” tinham-se sagrado campeões nacionais e defrontaram as “Águias”, que haviam conquistado a Taça de Portugal. No encontro estavam em disputa dois troféus, a Taça Império, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, que precedeu a actual Supertaça Cândido Oliveira, e a Taça Estádio, oferecida pelo governo de Salazar para celebrar a ocasião.

O primeiro golo foi marcado por Peyroteo, avançado do Sporting, num jogo que terminou com a vitória da equipa de Alvalade por 3-2.

A planificação do Estádio Nacional teve início em 1939 e a sua construção levou cinco anos a ser concluída. O design da arquitectura foi influenciado pelo de outras obras, como o Estádio Olímpico de Berlim. Mais tarde, O Estádio de Honra viria a ser inserido no Complexo Desportivo do Jamor, uma ilha verde no meio da Área Metropolitana de Lisboa.

O estádio sediou sua primeira final da Taça na época de 1946/47 e passou a receber a final daí em diante, com excepção de algumas ocasiões em que foi disputada no Estádio das Antas (em 1976,1976 e 1983) e no Estádio José Alvalade (em 1975)

Em 1967, o Estádio Nacional recebeu a final da Taça dos Campeões Europeus, entre a equipa escocesa do Celtic de Glasgow e os italianos do Inter de Milão, que os britânicos venceram por 2-1.

Ano após ano a Federação Portuguesa de Futebol tem feito um esforço para que o Estádio do Jamor possa receber a final da Taça de Portugal com melhores condições, que pouco mudou desde a sua inauguração.

 

Outros dados

Campo de jogo em relva natural de 105x68m, com iluminação artificial
Pista de Atletismo com 8 corredores de 400m
Zonas para Salto em Comprimento e Triplo Salto
Vala para Corrida de Obstáculos
6 Balneários
Auditório/Sala de Conferências
Bar/Cafetaria
3 Parques de estacionamento para 5.000 viaturas

5125 Visualizações 2 Total

References:

http://jamor.idesporto.pt/index.php?s=white&pid=7

http://www.stadiumguide.com/estadio-nacional/

http://www.rtp.pt/noticias/taca-de-portugal/as-75-finais-e-o-historial-dos-vencedores_d833169

http://desporto.sapo.pt/futebol/taca_de_portugal/artigo/2015/05/25/estadio-do-jamor-melhorado-para-receber-a-final

5125 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.