Estádio dos Barreiros XXI

Image4 Descrição: Estádio de Futebol

País: Portugal

Cidade: Funchal

Clube: Club Sport Marítimo

Capacidade: Máximo de 11,000 lugares

Data de Construção: 5 de Maio de 1957

Descrição

O Estádio dos Barreiros é um estádio de futebol localizado na zona Oeste da ilha da Madeira, Portugal, e tem capacidade para cerca 10 mil espectadores. Construído em 1957 e renovado em 2016, o recinto é a casa habitual do CS Marítimo e é o principal palco desportivo da Região Autónoma da Madeira.

O Estádio dos Barreiros pertence, desde 2009, ao clube madeirense, depois de ter sido cedido pelo Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, no seguimento de uma decisão tomada pelo Conselho em plenário realizado a 13 de Setembro de 2007.

O campo apresenta um terreno de jogo relvado, com 105m x 68m e quatro bancadas renovadas.

 

História

O projecto do Estádio dos Barreiros teve início em 1923, na altura pelo rival do Marítimo, o Clube Desportivo Nacional, que deu início às obras em 1925.

O campo de futebol, que consistia apenas num terreno de terra batida com as dimensões regulamentares para a prática do futebol, foi inaugurado a 26 de Junho de 1927, frente ao Vitória de Setúbal.

No entanto, devido a problemas financeiros e ao elevado custo das obras na altura, que geraram dívidas, resultaram em que o Estádio dos Barreiros ficasse pouco tempo nas mãos do Nacional da Madeira. Dez anos depois do seu início, e não havendo qualquer plano bem-sucedido de salvaguardar o património, o clube acabou por perder os terrenos e infraestruturas.

Entrementes, o campo foi mantido em funcionamento por um grupo de gestão, que garantia a manutenção do mesmo e a sua exploração em actividades desportivas.

Em 1938, devido à degradação do espaço, a Junta do Funchal deu andamento à avaliação e estudo das obras necessárias para a construção de um estádio. Entre vários avanços e recuos, o projecto foi finalmente aprovado pela Câmara e as obras foram iniciadas em Março de 1953.

Terminada a construção, num projecto que envolveu gastos na ordem dos 60 mil euros, foi realizada a inauguração oficial no dia 5 de Maio de 1957, com 12 mil espectadores presentes. Desde então, muitas pequenas obras foram efectuadas no Estádio, de modo a modernizá-lo e padronizá-lo de acordo com os requisitos.

 

O novo Estádio dos Barreiros

Depois de muitos anos a servir o desporto madeirense, o Estádio dos Barreiros viu necessária uma reestruturação mais profunda, em virtude da dimensão que a equipa do Marítimo ganhou no futebol português, incluindo participações em provas da UEFA.

Neste sentido, com a necessária justificação de interesse público desportivo, foi efectuada a cedência do espaço ao Marítimo, na mesma senda apoios públicos já cedidos anteriormente ao Nacional, para ali construir o seu estádio. A capacidade máxima do estádio foi determinada pelo Governo Regional da Madeira, de acordo com as necessidades regionais, sendo que ficou garantido o cumprimento dos regulamentos da UEFA para a realização de provas europeias.

Em Janeiro de 2015, a bancada do antigo estádio foi demolida e foi aberta a bancada Nascente e os topos Norte/Sul, num projecto que se desenrolou pelo ano de 2016 adentro.

Na época 2015/2016, a maior assistência registada ocorreu no jogo entre o Marítimo e Benfica, a contar para Primeira Liga, já com a nova bancada poente aberta ao público excepcionalmente, com a presença total de 9700 adeptos no estádio.

O novo Estádio do Marítimo terá uma capacidade máxima de 11000 lugares, prevendo-se ainda que o custo total acabe por ser menor que o inicialmente previsto.

Dentro das infraestruturas desportivas do clube, encontram-se ainda o Complexo Desportivo do Marítimo, que inclui relvados sintéticos, um Estádio com relvado natural (Estádio Imaculada Conceição) e instalações para o futebol profissional, ginásios, balneários para atletas e para utilizadores dos ginásios, sala de conferências, secretarias, entre outras facilidades. O complexo inclui ainda um pavilhão multiusos, um ginásio para o público em geral, o “Lar do Jogador” e áreas de restauração e lazer, possibilitando a realização de competições internacionais nas várias modalidades desportivas ditas amadoras e profissionais.

2942 Visualizações 2 Total

References:

http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/maritimo/detalhe/novo-estadio-dos-barreiros-avanca.html

http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/maritimo/estadio.html

http://www.csmaritimo.org.pt/index.php/clubemenu/instalacoes

2942 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.