Estádio St James ‘Park

Descrição: Estádio de Futebol

Proprietário: Newcastle United FC

País: Inglaterra

Cidade: Newcastle

Clube: Newcastle United FC

Capacidade: 52,338 lugares

Relvado: Relva natural (100 x 68 m)

Data de Construção: 1880

Descrição

St James ‘Park é um estádio de futebol localizado na cidade de Newcastle, Inglaterra, sendo o maior e mais antigo estádio do Nordeste do país, além de ser o sexto maior estádio do Reino Unido.

O recinto é propriedade do Newcastle FC, sendo por isso o local onde o clube disputa os seus jogos em casa, e tem capacidade para mais de cinquenta mil pessoas.

 

História

St James ‘Park foi usado pela primeira vez para receber um jogo de futebol em 1880, mas era inicialmente um campo de terra batida, sem bancadas, nem estruturas.

No final dos anos 1890, o campo já possuía uma pequena bancada, mas foi apenas com a promoção do Newcastle à Primeira Divisão Inglesa em 1898 que o clube concentrou esforços para desenvolver adequadamente os projectos de construção de infraestruturas. Novos terraços foram construídos, que permitiu atingir uma capacidade de 30.000 lugares.

Apenas cinco anos depois, foi iniciada uma nova empreitada de grandes obras de reconstrução. Uma nova bancada e a expansão de terraços resultaram no aumento da capacidade para mais de 60.000.

Na década de 1920, o Newcastle planeou uma extensa remodelação do St James ‘Park, com novas bancadas projectadas pelo arquiteto Archibald Leitch. No entanto, conflitos com o senhorio (a cidade de Newcastle) levaram ao abandono dos planos.

Em 1930, o St James ‘Park registou sua maior assistência quando 68,386 pessoas marcaram presença numa partida entre o Newcastle e o Chelsea, de Londres.

Mais conflitos entre o clube e a cidade acabaram por conduzir novamente ao cancelamento de novos planos de remodelação, entre as décadas de 1950 e 1960, o que acabou por fazer com que o estádio do Newcastle ficasse excluído da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 1966. Os jogos agendados acabaram por ser realizados no estádio Ayresome Parque, do Middlesbrough.

No início da década de 1970, o clube conseguiu finalmente chegar a um acordo com a autarquia da cidade de Newcastle, e em 1972 foi construída uma nova bancada. As obras eram para continuar com a construção de mais uma, mas a descida de divisão e a situação financeira precária do clube acabou com as esperanças de novas melhorias.

Eram necessárias mais melhorias, mas o financiamento só ficou disponível após a aquisição do clube por Sir John Hall, em 1992. Em apenas alguns anos, três novas bancadas foi construída, resultando num estádio em forma de tigela com uma capacidade de 37.000 lugares.

Em 1996, St James ‘Park foi finalmente escolhido como um dos palcos dos jogos do Campeonato da Europa de 1996, que teve lugar em Inglaterra. Durante a prova, o estádio recebeu três jogos da fase de grupos.

A crescente popularidade do clube tornou necessária uma nova expansão do recinto e, depois de fracassados os planos da construção de um novo estádio, foi construído um segundo piso no topo de duas bancadas. As obras foram concluídas em Agosto de 2000 e o estádio tem agora o tecto com a maior estrutura da Europa.

Em 2011, St James ‘Park foi temporariamente renomeado como Sports Direct Arena (nome da empresa do dono do clube, Mike Ashley), mas o nome original acabou por retornar, depois de o novo patrocinador ter comprado os direitos do nome.

Além dos jogos de futebol da “Premier League” (Liga Inglesa), o estádio St. James ‘Park também tem sido usado para encontros de futebol internacional. Foi um dos palcos das Olimpíadas de 2012 e do Campeonato do Mundo de Rugby de 2015.

O estádio já sediou também eventos de futebol de caridade, concertos de rock e foi usado como um cenário cinematográfico.

 

Recorde de Assistência em casa
68,386 – contra o Chelsea, 3 de Setembro de 1930 (Division One)

Recorde de Assistência Média
59,229 – na época de 1947-48 (Division Two)

2572 Visualizações 2 Total

References:

http://www.nufc.co.uk/page/Club/History/StJamesPark

http://www.stadiumguide.com/stjamespark/

2572 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.