Estádio Santiago Bernabéu

transferir Descrição: Estádio de Futebol

País: Espanha

Cidade: Madrid

Proprietário: Real Madrid FC

Capacidade: 81,044 lugares

Relvado: Relva natural (105 x 68 m)

Data de Construção: 14 de Dezembro de 1947

Descrição

O Estádio Santiago Bernabéu é um recinto desportivo, cujo proprietário é o Real Madrid Club de Fútbol, que fica localizado em Espanha na cidade de Madrid. O estádio tem capacidade para receber cerca de 81 mil espectadores e está classificado com a máxima cotação da UEFA, reservada para os estádios de Elite.

O estádio foi ainda chamado inicialmente de Novo Estadio Chamartin, mas haveria de receber o nome do presidente Santiago Bernabéu, posteriormente.

 

images (1) transferir (1)

 

História resumida

Nas partes iniciais do século 20, o Real Madrid jogava inicialmente no Campo De O’Donnell, tendo-se mudado posteriormente o maior Campo de Chamartín, em 1924.

Em 1943, o Chamartín já se havia tornado muito pequeno para responder à quantidade de adeptos habitualmente presente nas bancadas, pelo que o presidente Santiago Bernabéu decidiu que Madrid precisava de um novo e moderno estádio, com a capacidade de 100 mil lugares.

Este novo estádio foi construído no mesmo local do Campo de Chamartín. A construção começou em 1945, e no 14 de Dezembro de 1947 Estádio Santiago Bernabéu foi oficialmente aberto com uma partida frente ao então campeão português o Belenenses, que os madrilistas venceram por 3-1.

Naquela época, o Santiago Bernabéu era constituído por dois pisos descobertos com capacidade para receber um pouco mais de 75 mil espectadores. A capacidade foi aumentada para 125 mil em 1954, quando um dos lados compridos foi expandido com a construção de um terceiro piso.

O Bernabéu esteve incluído, junto com Camp Nou (do Barcelona), nos palcos do Campeonato da Europa de 1964, hospedando uma das duas meias-finais, bem como a final entre Espanha e a União Soviética, que a equipa da casa venceu por 2-1.

Perto do final da década de 1970, o envelhecimento do estádio já se fazia notar e a direcção do clube começou a fazer planos para construir um novo estádio, no norte da cidade.

No entanto, com a perspectiva do Campeonato do Mundo de 1982, o Real Madrid optou antes pela renovação do Bernabéu, que incluiu a construção de um telhado sobre as três bancadas de dois pisos e a instalação de assentos em metade do estádio. Como resultado, a capacidade foi reduzida para 90,800 locais.

Durante o Mundial de 1982, o Estádio Santiago Bernabéu sediou três jogos na segunda fase de grupos e a final entre a Itália e a Alemanha Ocidental (3-1).

Na década de 1990, a UEFA exigiu que o estádio fosse reestruturado para se tornar num espaço com todos os lugares sentados, o que reduziu a capacidade para 50.000 assentos. Por conseguinte, o presidente do clube, Mendoza, deu início a um extenso programa de remodelação que incluiu o alargamento do terceiro piso ao longo de todo o estádio, a criação de instalações corporativas, e quatro torres de acesso em cada canto do estádio. As obras começaram em 1992 e foram concluídas dois anos depois.

O Santiago Bernabéu foi ainda alvo de renovações entre 2001 e 2006. As obras estavam focadas acima de tudo na melhoria das instalações das empresas, tendo ficado concluídas em 2006, com a construção de um telhado sobre bancada que ainda estava descoberta.

Ao longo da sua história, o Estádio Santiago Bernabéu já recebeu quatro finais da Taça dos Campeões Europeus e da Liga dos Campeões. A primeira final foi em 1957 entre Real Madrid e Fiorentina (2-0), a segunda em 1969 entre AC Milan e Ajax (4-1), a terceira em 1980 entre Nottingham Forest e Hamburgo (1-0), e a última em 2010 entre Internazionale e Bayern de Munique (2-0).

 

Um novo projecto

Em 2012, o Real Madrid apresentou planos para efectuar ainda mais melhorias no estádio, com construção de instalações comerciais e empresariais, e para aumentar a capacidade para mais de 90.000 lugares. Quatro arquitectos foram convidados a apresentar projectos, a partir dos quais o vencedor foi escolhido mais tarde, em 2013. No entanto, o projecto foi inicialmente colocado em espera devido a uma investigação da União Europeia para a concessão de um auxílio estatal ilegal e, mais tarde, rejeitado pela cidade Madrid conselho.

 

1024 (1) Satellite

Projecto do novo estádio

5111 Visualizações 2 Total

References:

http://www.stadiumguide.com/bernabeu/

5111 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.