Estádio Matmut Atlantique

Ou Estádio de Bordéus

367_CP_150518_008_PRI Descrição: Estádio Multiusos

País: França

Cidade: Bordéus

Clube: FC Girondins de Bordeaux

Capacidade: cerca de 42,000 lugares

Data de Construção: 18 de Maio de 2015

Custo: 168 Milhões de Euros

Descrição

O Estádio Matmut Atlantique é um estádio multiusos localizado na cidade de Bordéus, na França, e tem capacidade para cerca de 42 mil espectadores. Construído em 2015, o recinto é a casa habitual do FC Girondins de Bordeaux, clube onde actuou o antigo jogador internacional português Pedro Pauleta, entre 2000 e 2003.

Anteriormente também conhecido como “Nouveau Stade de Bordeaux”, este novo complexo desportivo tem mais de 37 mil lugares cobertos disponíveis para o público geral, tendo ainda áreas de recepção modulares que podem acomodar até 4.400 convidados VIP.

Áreas para os meios de comunicação foram definidas. Mais de 1.150 m² está dedicada às diferentes equipas que cobrem os eventos: 366 assentos e uma sala de imprensa adjacente, uma zona mista equipada e numerosos estúdios panorâmicas entrevista.

O  Matmut  Atlantique  é um novo complexo desportivo multifunções de nova geração, concebido para acolher uma programação rica e diversificada dentro e fora de portas, trabalhando em sinergia com as instalações já existentes em torno do local.

O estádio foi projectado pelo escritório de arquitectura Herzog & de Meuron, anteriormente responsável por estádios como o Allianz Arena e St Jakob-Park. De acordo com os arquitectos, o projecto teve como objectivo projectar elegância, transparência e leveza, com lances de escadas que conduzem a um corredor aberto e um telhado apoiado por um grande número de postes finos.

 

Eventos Desportivos

Aquele que é o maior recinto desportivo e cultural no sudoeste de França está destinado a abrir as suas portas a todos os habitantes da região para uma diversidade de eventos. Naturalmente, o Futebol representará uma parte importante dos eventos propostos no Matmut Atlantique.

Além de todos os jogos do clube residente, a arena está planeada de modo a sediar competições internacionais, como aconteceu com o Euro 2016, jogos internacionais para a equipa nacional francesa, juntamente com o futebol feminino.

Estando integrado numa zona que é o lar de vários clubes de râguebi profissional, o estádio também vai homenagear a “bola oval”, hospedando as fases finais do TOP 14 e do PRO D2. As competições europeias interclubes como a Heineken Cup e a Amlin Challenge Cup também serão incluídas na programação.

O Matmut Atlantique também vai homenagear outras disciplinas desportivas, hospedando exposições mecânicas e competições desportivas (supercross, motocross Freestyle, acrobacias e karting), hipismo (salto, adestramento), skate, patins inline, e ciclismo (BMX, BTT).

 

Eventos Culturais

O Matmut Atlantique foi projectado com capacidade de se transformar num local de entretenimento, para receber tournées de estrelas nacionais e internacionais. Com três configurações de palco possíveis (frontais, laterais e centrais), acolhe concertos, musicais, festivais, óperas e muito mais espectáculos culturais. As áreas de recepção do estádio também serão capazes de receber exposições, concursos de arte, galerias de fotos, entre outros eventos.

 

Eventos corporativos

O complexo desportivo de Bordéus também possui todas as infraestruturas necessárias para a realização de eventos profissionais. Áreas especialmente criadas foram concebidas para acolher seminários, convenções e conferências: uma sala de conferências de 200 lugares, salas e salões de recepção reunião com terraços adjacentes.

 

História

O estádio Matmut Atlantique veio substituir o antigo estádio de Bordeaux Stade Chaban-Delmas. A construção levou mais tempo do que o previsto, devido a acções judiciais por parte de cidadãos locais que se opuseram contra os altos custos do recinto, em parte financiados com dinheiro público. A primeira pedra foi lançada em Abril de 2013 e, apesar de programada para ser concluída no final de 2014, foi necessário esperar até maio de 2015 pela sua inauguração.

No mesmo ano, um acordo de direitos de nomeação foi anunciado com a seguradora Matmut, resultando na nova nomenclatura do estádio: Matmut Atlantique.

A inauguração oficial teve lugar com um jogo do campeonato entre o Bordéus e o Montpellier, com vitória da equipa da casa por 2-1.

O primeiro jogo internacional disputado no Matmut teve lugar em 7 de Setembro de 2015, quando a França venceu a Sérvia por 2-1 num encontro particular.

Durante o Euro 2016, o como Stade de Bordeaux (não são permitidos nomes de patrocínio na prova) recebeu quatro jogos da fase de grupos e um dos quartos-de-final:

Grupo B País de Gales 2–1 Eslováquia Assistência: 37,831
Grupo F Áustria 0–2 Hungria Assistência: 34,424
Grupo E Bélgica 3-0 Rep. Irlanda Assistência: 39,493
Grupo D Croácia 2-1 Espanha Assistência: 37,245
1/4 Final Alemanha 1-1 (6-5 gp) Itália Assistência: 38,764

 

Os Números

18,6 HECTARES PARA O COMPLEXO INTEIRO

4,9 HECTARES ÁREA DE SUPERFÍCIE DE PÁTIOS

1 HECTARE ÁREA DE SUPERFÍCIE DE RELVA

4,6 HECTARES DE ÁREA DE SUPERFÍCIE DO ESTÁDIO

233 METROS DE COMPRIMENTO

210 METROS DE LARGURA

37 METROS DE ALTURA

14 KM DE DEGRAUS DE ESCADA

06 KM DE ESCADAS

41 000 M3 DE BETÃO

644 POSTES DE METAL CIRCULAR

12 000 TONELADAS DE ESTRUTURA METÁLICA DE COBERTURA

 

2478 Visualizações 2 Total

References:

http://www.matmut-atlantique.com/en/stadium/architectural-concept

http://www.stadiumguide.com/stade-de-bordeaux/

2478 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.