Parque dos Príncipes

psg Descrição: Estádio de Futebol

País: França

Cidade: Paris

Clube: Paris Saint-Germain

Capacidade: 45,000 lugares

Data de Construção: 04 de Junho de 1972

 

Descrição

O Parque dos Príncipes é um estádio de futebol localizado na cidade de Paris, em França, e tem capacidade para cerca de 45 mil espectadores. Situado na zona sudoeste da capital francesa, o recinto deve o nome à sua localização, num espaço utilizado em tempos, no século XVIII, como terreno de caça real. O actual estádio foi o terceiro a ter sido construído no local; o primeiro abriu em 1897 e o segundo em 1932.

 

História

O Parque dos Príncipes foi construído para fornecer à cidade de Paris um moderno local de importantes partidas de rugby e de futebol. Foi inaugurado oficialmente a 4 de Junho de 1972, pelo presidente francês Georges Pompidou. O primeiro jogo foi a final da Taça de França, entre Marselha e Bastia (2-1).

O recinto, projectado pelo arquitecto Roger Taillibert, foi elogiado por seu design vanguardista e recebeu vários preços de arquitectura e a sua característica mais marcante era os 50 pilares que suportavam o telhado em forma de anel.

Um ano após a abertura, em 1973, o recém-fundado clube do Paris Saint-Germain mudou-se para o local.

Nas décadas seguintes, o estádio do PSG recebeu regularmente jogos da selecção nacional francesa, finais da Taça de França e foi também um dos palcos do Europeu de 1984. Para além de ter recebido encontros desse europeu, já tinha sido palco também do Europeu de 1960 e do Campeonato do Mundo de 1938, voltando a receber um Mundial em 1998.

Em 2016, durante o Europeu realizado em França, recebeu cinco jogos, quatro deles na fase de grupos. O duelo entre Portugal e Áustria (0-0) foi o terceiro, depois do Turquia-Croácia (0-1), da primeira ronda, e do Roménia-Suíça (1-1), da segunda. Ali disputaram-se também o Irlanda do Norte-Alemanha (0-1) e o jogo dos oitavos-de-final, entre País de Gales-Irlanda do Norte (1-0).

No entanto, desde a inauguração do “Stade de France“, em 1998, o Parque dos Príncipes tem visto o número de jogos internacionais no seu recinto serem reduzidos.

A nível de clubes, foram ali disputadas várias finais europeias, a primeira das quais foi a final da Taça dos Campeões Europeus entre Bayern de Munique e Leeds United (2-0), em 1975, seguida pela final da Taça das Taças entre Anderlecht e Austria de Viena (4-0), em 1978, e novamente a Final da Taça dos Campeões Europeus entre Liverpool e Real Madrid (1-0), em 1981.

Em 1995, acolheu novamente a final da Taça das Taças entre Real Zaragoza e Arsenal (2-1) e, em 1998, a final da Taça UEFA entre Inter e Lázio (3-0).

Naquele local, o Paris Saint Germain, força dominante do futebol gaulês, já recebeu Benfica, FC Porto, Boavista e Sporting de Braga em partidas das provas europeias.

E, em 1996, chegou mesmo a ser o palco de uma finalíssima da Supertaça Cândido de Oliveira, entre Sporting e FC Porto. Depois de dois empates em território luso, as duas formações deslocaram-se a Paris para disputarem o encontro decisivo, que terminou com um triunfo ‘leonino’, por 3-0, com dois golos de Sá Pinto e um de Carlos Xavier.

O Paris Saint Germain registou a sua maior média de público em casa, no Parque dos Príncipes, durante a temporada 2015-16, com 46,160 espectadores por jogo. O recorde de assistência do clube numa partida foi registado em 1983, quando 49,407 espectadores testemunharam a vitória do PSG por 2-0 frente o Waterschei, nos quartos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças.

Integrado na organização do Europeu de 1026, conquistado por Portugal, o Parque dos Príncipes foi alvo de obras de renovação, que melhoraram os serviços para o público em geral e aumentaram a capacidade para 45.000 espectadores, concluídas em meados de 2015.

A primeira parte do trabalho de renovação ficou completa no Verão de 2014, com a colocação de duas novas filas de assentos, mais próximas do relvado, bem como novos bancos de suplentes e novos camarotes e zonas de lazer.

3975 Visualizações 2 Total

References:

http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2016/artigo/2016/06/16/parque-dos-principes-a-casa-do-psg-que-ja-recebeu-uma-supertaca-lusa

http://www.stadiumguide.com/parcdesprinces/

http://pt.uefa.com/uefaeuro/hosts/france/city=2470/stadium/index.html

 

3975 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.