Lazio de Roma

A Lazio de Roma é uma das históricas equipas do futebol italiano, e com um sucesso moderado a nível internacional.

Logo Lazio de Roma

Logo Lazio de Roma

Fundação: 9 de Janeiro de 1900

Cidade/país: Roma, Itália.

Estádio: Estádio Olímpico de Roma

Cor equipamento principal: Azul-celeste e Branco.

Principais rivais: AS Roma, Livorno.

Epíteto: Biancocelesti, Biancazzurri.

História:

A Società Sportiva Lazio, ou simplesmente Lazio de Roma ou Lazio, foi fundada em 1900. O nome do clube Lazio designa a região italiana em que a Capital, Roma localiza-se – Lácio. As cores utilizadas pelo clube são inspiradas na bandeira do país que originou as olimpíadas, a Grécia.

A primeira década do clube foi passada a disputar competições regionais, até a formação da Série Centro e Sul do campeonato Nacional Italiano em 1912. A introdução da Lazio nesta competição não surtiu efeitos em termos de títulos conquistados, atingiu por três vezes a final do campeonato nacional, por esta época disputado em formato de eliminatória após apurados os representantes regionais, mas foi sempre derrotada.

A década de 20 em Itália marca a ascensão do Partido Nacional Fascista ao poder, e com ele uma nova regulamentação do quotidiano italiano, do qual o futebol não fugiu à regra. Foram proibidos a utilização de estrangeirismos nos nomes dos clubes e foi limitada a quantidade de equipas por cidade. É neste quadro que nasce o maior rival da Lazio de Roma, a AS Roma em 1927, formada a partir da fusão de três clubes da cidade. A Lazio fazia parte desses planos de fusão, mas por essa altura o presidente do clube era um general fascista, Giorgio Vaccaro, que opôs-se à ideia e conseguiu manter o clube independente.

Por este facto e pelo ditador italiano, Benito Mussolini ser simpatizante da equipa, o clube passou a ser conotado com a extrema-direita e com as elites da sociedade romana, a AS Roma, é vista como o clube da liberdade, da esquerda e das classes mais baixas. A rivalidade com o Livorno surge pela região onde este clube situa-se ter uma afiliação politica completamente antagónica da Lazio de Roma, o comunismo.

Em 1929 é disputada pela primeira vez a Série A, da qual a Lazio foi convidada a integrar. As décadas de 30,40 e 50 viram alguns bons resultados do clube na Série A, mas o primeiro troféu seria conquistado em 1958 com a vitória na Taça de Itália contra a Fiorentina.

Nos anos 60 o clube é despromovido pela primeira vez à Série B na época de 1960-61, sobe de divisão e volta a descer disputando e conquistando o título da Série B em 68-69.

Conquista o primeiro campeonato italiano, ou scudetto na época de 73-74 numa equipa que contava com nomes como Luciano Re Cecconi ou Giorgio Chinaglia. Após a conquista deste título a clube lentamente perde força, alguns jogadores são transferidos, Cecconi morre tragicamente ao pregar uma partida a um amigo simulando um assalto, é alvejado.

O auge deste declínio foi o escândalo denominado Totonero, manipulação de resultados desportivos para apostas ilegais, controladas pela Máfia. Como consequência Lazio e AC Milan foram despromovidos à Serie B.

Em 1989 regressa ao principal escalão do futebol italiano. O regresso da Lazio marca o início de uma época dourada para o clube, no decurso da década de 90 melhora época após época a sua classificação, conquista a taça em 98 e por esse ano já lutava pelos lugares cimeiros da Série A. A revalidação do scudetto surge na época 1999-00, Na época 1998-1999 fruto da conquista da Taça em 98, conquista a última edição da extinta Taça das Taças numa vitória por 2-1 ante o Maiorca.

O investimento feito para tornar a Lazio uma equipa competitiva, trouxe uma série de problemas financeiros em 2002, após a reestruturação financeira o clube conquista mais três Taças de Itália e consegue resultados na primeira metade da tabela que lhe permitem disputar as competições europeias.

Títulos:

  • Campeã italiana por duas vezes: 1973-74 e 1999-00
  • Vencedora Taça de Itália por seis vezes: 1958, 1997-98, 1999-00, 2003-04, 2008-09 e 2012-13.
  • Vencedora Supertaça Italiana: 1998, 2000 e 2009.
  • Vencedora Séria B: 1968-69,
  • Vencedora Taça das Taças: 1998-99.
  • Vencedora Supertaça Europeia: 1999.
750 Visualizações 1 Total
750 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.