Série A, Calcio

A Série A é a principal competição de futebol de clubes em Itália. Participam em cada época vinte equipas.

Série A

Série A

A Série A, que também é conhecida como cálcio ou campeonato italiano de futebol, realizou-se pela primeira vez no ano de 1898. Até 1929 o formato da competição era em género de taça, com consecutivas eliminatórias, numa primeira fase em termos regionais, posteriormente em jogos também a eliminar com os vencedores de cada região, até um jogo final disputado entre duas equipas que decidia quem era o campeão italiano.

A partir de 1929, a Série A, adquiriu o cariz competitivo actual. Campeonato a duas voltas, em que todas as equipas jogam contra todas, no seu estádio e fora.

O vencedor arrecada o troféu de campeão italiano, mas a particularidade da Série A, está no facto da equipa vencedora, estampar na camisola o escudo com as cores da bandeira de Itália, o scudetto, na época seguinte à conquista do troféu. Daí ser muitas vezes utlizada a expressão que determinado clube ganhou o scudetto.

Scudetto

Scudetto

Em 2006, um caso de corrupção, com viciação de resultados através do aliciamento de jogadores, árbitros e dirigentes, conhecido como calciocaos, implicou o clube mais vezes vencedor da Série A, a Juventus, vencedora por 31 vezes. Esta investigação provocou a despromoção da Juventus para a Série B.

Os dois clubes de Milão, Inter e AC Milão, são as outras equipas mais bem-sucedidas, com 18 trofeus cada. No total 16 equipas conseguiram conquistar o troféu.

Esta competição é disputada por vinte equipas, os últimos três classificados são relegados para a Série B, os três melhor classificados do segundo escalão, qualificam-se para a Série A. Os três primeiros classificados, qualificam-se para a liga dos campeões, conforme a actual classificação dos clubes italianos no coeficiente de clubes da UEFA.

1192 Visualizações 1 Total
1192 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.