1972 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1972 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

História Política:

20/jan: Após setenta e cinco dias de crise governamental, a Bélgica tem novo Governo presidido por Gaston Eyskens, o primeiro segundo a nova Constituição do país.

11/fev: No Zaire, monsenhor Malula, arcebispo de Kinshasa, é obrigado a exilar-se após a publicação de um artigo da sua autoria na revista Afrique Chrétienne, no qual afirmava discordar de algumas medidas tomadas pelo Governo de Mobutu.

13/fev: Reúnem-se em Versalhes, França, mil e duzentos delegados de oitenta e quatro países numa conferência sobre a paz e a independência dos povos da Indochina.

26/abr: Em plena ‘Ofensiva da Páscoa’ do Vietname do Norte, o presidente norte-americano Richard Nixon anuncia a retirada de mais de 20 mil tropas americanas.

História Militar:

  • [Ainda sem acontecimentos militares relevantes registados]

Religião:

  • [Ainda sem acontecimentos religiosos relevantes registados]

Economia, Empresas e Negócios:

22/jan: O Reino Unido, a Irlanda e a Dinamarca ingressam na Comunidade Económica Europeia, CEE.

Ciência e Tecnologia:

05/jan: Richard Nixon, Presidente dos Estados Unidos, dá ordens para ser criado um sistema de vaivém reutilizável de baixo custo para potenciar o desenvolvimento do programa espacial norte-americano.

04/fev: A sonda espacial norte-americana Mariner 9 envia fotografias da superfície de Marte.

03/mar: Os Estados Unidos lançam a sonda Pioneer 10 para a exploração de Júpiter e de Saturno e para se tornar no primeiro objeto artificial a deixar o sistema solar.

23/jul: Os Estados Unidos lançam o ERTS (conhecido por Landsat 1), o primeiro satélite de observação dos recursos terrestres.

Artes, Cultura e Entretenimento:

  • [Ainda sem acontecimentos artísticos relevantes registados]

Desporto:

10/jun: Termina o campeonato europeu de futebol realizado na Bélgica. Na final, sagra-se campeã a selecção da Alemanha Ocidental depois de vencer a União Soviética por 3-0.

26/ago: Inicia-se na cidade alemã de Munique a 20ª edição do Jogos Olímpicos, edição que ficaria marcada por um ataque terrorista árabe que vitimou 11 atletas israelitas. Participam nesta edição dos jogos um total de 7.123 atletas provenientes de 121 países.

01/set: Bobby Fischer derrota Boris Spassky e termina com um domínio de 24 anos da União Soviética nos títulos mundiais de xadrez.

Acidentes, Catástrofes e Atentados:

07/jan: Em Espanha, um avião Caravelle da Ibéria despenha-se nas proximidades do Aeroporto de Ibiza, fazendo 104 vítimas mortais.

05/set: Onze atletas israelitas são assassinados por terroristas árabes nos Jogos Olímpicos de Munique.

Outros Acontecimentos:

24/jan: Granjeiros de Guam, numa ilha do Pacífico Ocidental, descobrem o sargento Shoichi Yokoi, escondido na selva durante 28 anos sem saber que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado.

Nascimentos:

07/abr: Nasce Tim Peake (Timothy Nigel Peake), astronauta e oficial militar, que em 2016, em missão à Estação Espacial Internacional (ISS), se tornou o primeiro astronauta britânico a andar no espaço.

23/jun: Nasce Zinedine Zidane uma das lendas do futebol francês e mundial, celebrizado não apenas como jogador, mas também como treinador.

Falecimentos:

01/dez: Morre Antonio Segni que havia sido primeiro-ministro de Itália em duas legislaturas e quarto presidente da República Italiana.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XX no Mundo
 | ← 1967 | ← 1968 | ← 1969 | ← 1970 | ← 1971 | ←.→ | 1973 → | 1974  → | 1975 → | 1976 → | 1977 → |
Efemérides em 1972 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ
1996 Visualizações 1 Total
1996 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.