Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Armamar
Armamar é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 6297 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 14 freguesias em 117,24 km². Armamar é limitado a norte por Peso da Régua, a sul pelo rio Douro, a leste por Tabuaço, a sudeste por Moimenta da Beira, a sudoeste por Tarouca e a oeste por Lamego.
As 14 freguesias do concelho de Armamar são: Aldeias, Aricera e Goujoim, Armamar, Cimbres, Folgosa, Fontelo, Queimada, Queimadela, Santa Cruz, São Cosmado, São Martinho das Chãs, São Romão e Santiago, Vacalar e Vila Seca e Santo Adrião.
História
A origem do concelho de Armamar está relacionada com o povoação do território na época leonesa-portucalense, entre os séculos IX e XII. No século XII as lutas entre árabes e cristãos para a posse das terras de Lamego tornaram as terras de Armamar desertas. A povoação só voltou a acontecer por ação de D. Afonso Henriques.
Em 1189 foi doada ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e não obteve foral. O foral foi atribuído por D. Sancho I em julho de 1194 e a 3 de maio de 1514 Armamar teve foral novo por D. Manuel I. Por decreto de 24 de outubro de 1855, Armamar foi elevada a cabeça a comarca.
Património edificado e natural
Relativamente ao património arqueológico, neste concelho existem vários vestígios da ocupação humana, nomeadamente em Vila Seca, no Monte Raso, entre Lumiares e São Martinho das Chãs, no monte de s. Domingos em Fontelo. O principal ex-libris nesta vertente é o Castro de Goujoim, classificado em abril de 2013 como Sítio de Interesse Público. É ainda importante mencionar o património religioso existente um pouco por todo o concelho, destacando-se a Igreja Matriz de São Miguel de Armamar, a Ermida de São Domingos, a Capela de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Gregório e a Capela de Santa Ana.
Armamar é o município de toda a região do Douro com mais quilómetros de fronteira com o leito do rio Douro. Deste modo, o concelho usufrui de belas paisagens associadas ao rio Douro e aos socalcos das vinhas, principalmente na parte norte. Já no sul do concelho, a paisagem é maioritariamente serrana em que o solo xistoso dá lugar ao granito.
Gastronomia
A gastronomia local é o reflexo das tradições, transmitidas de geração em geração. O guisado de abóbora, as favas com chouriço, o arroz de mucanca e o cabrito de Armamar são alguns exemplos. Outra iguaria gastronómica é o queijo de Vila Nova, fresco ou curado, feito a partir do leite de cabra. No entanto, o principal produto local é a maçã de montanha, sendo Armamar conhecido por Capital da Maçã de Montanha.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Loures (Portugal) a 13 de janeiro de 1994
Brasão da cidade
O brasão é composto por um escudo de prata com cinco cachos de uvas de prata, realçados, sustidos e folhados de verde. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com as palavras VILA DE ARMAMAR a negro.