Aquecimento global

Apresentação do conceito de aquecimento global, as suas principais causas e as consequências que podem surgir do aumento continuado da temperatura do planeta…

Conceito de aquecimento global

Aquecimento global é a designação atribuída à principal consequência do efeito de estufa. Este fenómeno consiste num aquecimento excessivo de várias zonas do planeta devido a um aumento da temperatura causado pela retenção dos raios infravermelhos na atmosfera do planeta. Este aumento de temperatura ocorre particularmente no ar e nos oceanos provocando diversos problemas entre os quais podem ser mencionados o aumento das tempestades e o descongelamento dos pólos.

O aquecimento desigual do planeta deve-se à capacidade que determinada zona tem de absorver calor, por exemplo, os continentes absorvem muito mais calor do que os oceanos o que provoca um maior aquecimento das áreas continentais.

As actividades praticadas pela humanidade após a revolução industrial têm contribuído para alterar a composição da atmosfera de forma rápida e drástica. Estas alterações consistem particularmente no aumento dos gases de efeito de estufa (metano, gases clorofluorcarbonos – CFC’s, oxido de nitrato…) que impedem que a radiação solar reflectida pela Terra se dissipe para o espaço. Esta camada age como um cobertor que aquece o planeta e impede a manutenção de uma temperatura estável.

O estudo das temperaturas ao longo dos últimos 100 a 200 anos foi o factor que permitiu aos cientistas perceber que as temperaturas estavam a aumentar. Por esse motivo tem ocorrido um discussão entre os especialistas sobre se este fenómeno é uma ocorrência natural ou se foi provocado pelo comportamento do ser humano.

Algumas evidências da existência de alterações da temperatura no planeta desde a sua formação (por exemplo as idades do gelo) contribuem para que exista algumas dúvidas quanto à responsabilidade do Homem no aquecimento global que se tem verificado nos últimos séculos.

Apesar dessas evidências, sabe-se que o aquecimento global que se tem feito sentir está a ocorrer muito mais rapidamente do que seria de esperar de um fenómeno natural. Não existe, por isso, um verdadeiro consenso sendo normalmente apontado que se trata de um fenómeno que ocorre de forma natural no planeta e que tem sido extremamente acelerado pelo comportamento dos seres humanos.

Apesar de se poder tratar de um fenómeno natural, o aquecimento global que se tem feito sentir nas últimas décadas está a ocorrer de forma muito mais acelerada do que seria normal. Devido à rapidez verificada é possível que o aquecimento do planeta se deva a um exagero nas emissões de gases poluentes, que se têm acumulado na atmosfera.

O aumento dos gases de efeito de estufa na atmosfera deve-se a um aumento na sua emissão. A emissão desses gases é muitas vezes causada pela emissão de gases dos escapes dos carros, das chaminés das fábricas, pelo uso dos combustíveis fosseis, uso excessivo de fertilizantes, assim como alguns fenómenos naturais (vulcões activos, fenómenos geológicos).

Uma das causas mais apontadas pelos cientistas, para a ocorrência do aquecimento global é o aumento do efeito de estufa provocado por um desequilíbrio das concentrações dos gases que compõem a atmosfera. Outra das causas apontadas é a destruição da camada de ozono, passando assim a ocorrem uma maior entrada de radiação solar, favorecendo o aumento da temperatura.

Consequências do aquecimento global:

  • Aumento da temperatura média do planeta
  • Propagação de doenças tropicais em latitudes mais elevadas
  • Aumento de intensidade das tempestades (furacões, tornados, chuvas intensas, ventos fortes)
  • Aumento da regularidade de ocorrência de tempestades
  • Descongelamento dos pólos
  • Aumento do nível médio do mar
  • Alteração das correntes marítimas devido ao aumento da quantidade de água doce
  • Desaparecimento de ilhas e zonas litorais que se encontrem abaixo do nível do mar
  • Aumento da ocorrência de inundações
  • Desertificação de algumas zonas do planeta (diminuição das áreas férteis para a agricultura)
  • Aumento da actividade vulcânica
  • Aumento da actividade sísmica
  • Desaparecimento de habitats
  • Desaparecimento de espécies de fauna e flora por todo o planeta

Medidas que podem ser tomadas para diminuir o aquecimento global:

  • Adoptar meios de transporte colectivo
  • Uso de transportes pouco poluentes (bicicleta, patins…)
  • Optar por combustíveis menos poluentes (energias renováveis)
  • Diminuição do uso de fertilizantes e pesticidas
  • Adopção de práticas mais saudáveis na agricultura e pecuária (eliminar a agricultura e a pecuária intensiva)
  • Replantar florestas (diminuir a desflorestação)
  • Uso de filtros nos escapes e nas chaminés das fábricas
  • Conservação da biodiversidade

A principal evidência da ocorrência deste aumento drástico de temperatura é o desaparecimento de camadas de gelo consideradas permanentes (gelo permanente), isto é, camadas de gelo que normalmente se mantêm intactas no inverno e no verão têm vindo a derreter, assim como a diminuição das áreas cobertas de gelo. O aumento das tempestades tropicais também foi uma evidência tida em conta.

Algumas medidas, por parte dos governos, têm vindo a ser tomadas para tentar controlar e diminuir o aquecimento global. Entre essas medidas estão a assinatura de acordos, como o protocolo de Quioto, com vista a diminuir as emissões de gases poluentes, assim como diversas conferencias sobre as alterações climáticas.

Algumas campanhas também têm sido promovidas de forma a angariar o apoio da população, entre elas estão a hora do planeta e o dia mundial sem carros. As campanhas de sensibilização para as alterações climáticas são muitas vezes acompanhadas por campanhas de desinformação financiadas por representantes de interesses económicos.

No entanto, mesmo que as medidas de prevenção para evitar o aquecimento global sejam implementadas neste momento, as temperaturas continuaram a subir durante os próximos anos e as consequências dessa subida far-se-ão sentir durante algum tempo, uma vez que se trata de um processo complexo e cujos efeitos demoram a ser sentidos. Apesar desse facto devem ser mantidos os esforços para acabar com as emissões de gases de efeito de estufa, pois as consequências desta emissão tornar-se-ão cada vez mais grave e com efeitos que se podem tornar irreversíveis.

Palavras-chave:

  • Efeito de estufa
  • Gases poluentes
  • CFC’s
2049 Visualizações 1 Total

References:

2049 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.