Nível Médio do Mar

Conceito de nível médio do mar, a forma como é determinado, as suas utilizações mais frequentes e a subida que tem ocorrido nos últimos anos…

Nível Médio do Mar – conceito

Nível médio do mar é a designação atribuída à altitude média da superfície do mar. Esta medida é muitas vezes tida como o zero hidrográficos, pois todas as medidas de altitude e de profundidade tomam o nível médio do mar como ponto de referencia.

Apesar de utilizado como um valor de referencia, o nível do mar não é estável, pois ocorrem constantemente oscilações provocadas pelas ondas, mares ou mesmo pela pressão atmosférica, assim como diversos outros fatores que ocorrem de forma cíclica.

O nível do mar pode mesmo ser afetado pelo movimento da lua (devido ao efeito do campo gravítico da Terra), assim como outros fatores ambientais, tornando a determinação deste valor muito complexa.

Medição do nível médio do mar:

nível médio do mar

nível médio do mar

A grande dificuldade em medir este valor é a falta de um objeto fixo que serva de referencia (o datum), pois além das alterações topográficas nos continentes, também o fundo do mar apresenta alterações topográficas devido à movimentação das placas tectónicas.

O nível médio do mar

Este valor corresponde a um valor médio, sendo medida por uma rede de marégrafos que conjuga um conjunto de valores consoante as horas e relativamente a um nível de referência fixo resultante de um conjunto de observações durante uma conjunto de anos (cerca de 19 anos preferencialmente), em Portugal este valor corresponde ao marégrafo de Cascais, atualmente este valor é medido por altimetria de satélite.

Os locais escolhidos para datum são geralmente locais como características geológicas estáveis, que demonstraram ao longo de um período considerável de anos não sofrer alterações, permitindo assim obter dados exatos sem a interferência de fenómenos com a oscilação das marés.

Outra forma escolhida para medir o nível do mar foi a criação do conceito de geiode, que considera existir uma superfície ideal, com um nível médio de um planeta ideal, cujo campo gravitacional é uniforme (características que não existem no planeta Terra), mas apresentando um achatamento polar. Devido à ausência de forças externas o nível do mar passaria a ser o mesmo que o valor do geiode.

Os estudos feitos sobre o nível médio do mar indicam que a subida e descida dos seus valores não é uniforme, dependendo da subida dos nível do solo, assim como de alterações deste valor que ocorrem a nível regional ou mesmo dos valores de salinidade presentes.

Utilizações:

A principal aplicação do nível médio do mar é a sua utilização como referencia na medida de acidentes topográficos, determinar curvas de nível, assim como as suas cotas, isto é, permite calcular a altitude a que um objeto se encontra, assim como a profundidade, se este se encontra abaixo desse nível.

O nível médio do mar permite calibrar altitudes de voo dos aviões, sendo essa medida a utilizada para indicar a altitude a que o avião deve manter-se para não chocar com nenhum acidente topográfico, como as montanhas ou mesmo objetos feitos pelo Homem.

A calibração de sistemas como o GPS (Global positioning system) também utiliza os valores obtidos através da medição por satélite do nível médio da água do mar, assim como auxiliam na criação de mapas topográficos.

Subida do nível médio das águas do mar:

Subida do nível médio do mar

Subida do nível médio do mar

Muitas são as fontes que indicam uma subida do nível do mar, não se referem a alterações pontuais do seu nível, mas antes a uma subida devido há entrada de uma elevada quantidade de água que se encontrava sobre a forma de gelo nas regiões frias do ártico.

O nível médio do mar tem não se tem mantido sempre o mesmo ao longo das varias eras geológicas, tendo sofrido baixas ou subidas de forma cíclica, algo que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos.

A subida do nível médio do mar tem vindo a ocorrer particularmente durante o século XX e o século XXI, isto é, esta subida tornou-se mais evidente neste período.

Nos últimos cem anos calculou-se, através das informações de satélite e das medições realizadas através de redes de marégrafos, que o mar terá subido cerca de 20 centímetros, sendo que nos últimos 20 anos subiu cerca de 3,2 milímetros por anos, quase o dobro do que subiu nos 80 anos anteriores.

Esta aceleração tem sido associada ao aquecimento global e às alterações climáticas. Devido à utilização de combustíveis fósseis e outras fontes de emissão de gases poluente utilizadas pelo ser humanos. Estes poluentes elevam-se para a atmosfera, provocando um aumento de temperatura do planeta e consequentemente da água.

O aumento de temperatura da água provoca um aumento da área necessária para que esta se mantenha, isto é, água mais quente ocupa mais espaço, sendo esse fator mais um dos responsáveis pela subida do nível médio das águas.

A subida deste nível pode ter grandes implicações no que toca aos habitats costeiros. Nos últimos anos vem sendo comum ouvir-se falar de cheias, inundações, aluimentos de solo, assim como diversos níveis de erosão dos solos que se encontram cada vez mais pobres.

1429 Visualizações 1 Total

References:

Antunes, Carlos (2013) Glossário de Marés. DEGGE, LATTEX, Faculdade de Ciências da U.L. Engenharia Geográfica. Direção-Geral do Território Republica Portuguesa Consultado em: Março 30, 2018, em http://www.dgterritorio.pt/glossario/cartografia_e_geodesia/geodesia/nivel_medio_do_mar/

Sea Level Rise. National Geographic Society. Consultado em: março 30, 2018, em https://www.nationalgeographic.com/environment/global-warming/sea-level-rise/

(2016)Climate Change Indicators: Sea Level. United States Environmental Protection Agency United states of America. Consultado em: março 30, 2018, em https://www.epa.gov/climate-indicators/climate-change-indicators-sea-level

Church,A.; White, Neil J. (2006). A 20th century acceleration in global sea-level rise. Geophysical Research Letters, VOL. 33, L01602. Consultado em: março 30, 2018, em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1029/2005GL024826/full

 

1429 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática