Fenómeno Geológico

Conceito de fenómeno geológico, os principais fenómenos que ocorrem no planeta Terra, assim como os problemas ambientais e sociais que estes podem causar…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Fenómeno Geológico – conceito

Fenómeno Geológico

Fenómeno Geológico

Fenómeno geológico é um conjunto de ocorrências a nível da estrutura geológica do planeta Terra. Apesar de não existir uma definição concreta podem ser considerados como ocorrências naturais, sem qualquer intervenção humana, estes ocorrem à superfície da Terra ou mesmo no seu interior podendo ser benéficos ou prejudiciais para a sociedade, assim como para todos os seres vivos.

Os fenómenos geológicos apresentam uma duração muito extensa, particularmente quando comparada com a longevidade do ser humano, sendo muitas vezes difícil acompanhar o fenómeno do inicio ao fim. Geralmente a escala de tempo utilizada em Geologia, é muito grande pois os seus fenómenos levam milhares se não milhões de anos a ocorrem e podem ocorrem em áreas geográficas muito extensas.

Estes fenómenos podem correspondem a formações rochosas, ou formações produzidas por água (cascatas ou cavernas), pela atividade tectónica, assim como formações produzidas pelos vários tipos de agentes erosivos (vento, água, seres vivos).

Principais fenómenos:

Fenómeno geológico

Fenómeno geológico

Os cientistas acreditam que a Terra é formada por três camadas concêntricas, sendo que estes fenómenos ocorrem em qualquer umas destas camadas, seja no núcleo, manto, ou crosta.

Em alguns casos é possível que os fenómenos ocorrem envolvendo toda a estrutura terrestre, por exemplo as erupções vulcânicas, ou mesmo o movimento das placas tectónicas (muitos cientistas acreditam que a crosta é formada por placas que se movem devido à movimentação do magma).

Os fenómenos geológicos são diversos e podem variar em tempo e espaço, no entanto, podendo ser relativamente rápidos como um sismo ou mais lentamente como a formação de uma montanha, no entanto, todos estes fenómenos levam à libertação de energia.

Entre os principais fenómenos podem ser incluídos as erupções vulcânicas, a formação de ilhas ou montanhas, o movimento das placas tectónicas (que dão origem a sismos, erupções vulcânicas, tsunamis …), o nível das águas do mar, glaciações, os geiseres, as falhas geológicas ou mesmo a subdução de placas.

Estes fenómenos ocorreram ao longo de milhões de anos tendo dado origem por exemplo às cadeias montanhosas que conhecemos como as Himalaias ou os Andes, no entanto, estes fenómenos continuam a ocorrer todos os dias por todo o mundo, apesar de se moverem muito lentamente, as placas tectónicas continuam a mover-se, todos os anos são reportadas inundações e tornados que surgem devido a fenómenos atmosféricos causados por fenómenos geológicos.

A estrutura do planeta Terra caracteriza-se por relevos que podem ser causados por desdobramentos, dobramentos, extrusão de rochas, libertação de magma que vem moldar a superfície do planeta. Estes fenómenos geológicos dão origem a relevos como as montanhas, os planaltos, as planícies e mesmo os vales.

Os tipos de solo também dependem do tipo de fenómeno geológico que surgiu no local, solos que sofreram grande erosão (independentemente dessa fonte) são solos mais arenosos e desgastados, formados por sedimentação, dependendo dos minerais presentes no solo podem ser encontrados solos mais calcários (rochas sedimentares) ou se tiverem sido formados por rochas magmáticas podem ser mais graníticos.

O degelo muito comentado pelos meios de comunicação constituem também um fenómeno geológico cíclico que ocorre após a ocorrência de uma idade do gelo, ou que surge divido à existência de condições ambientais essenciais à ocorrência de uma nova idade do gelo.

Problemas dos fenómenos geológicos:

Fenómeno geológico

Fenómeno geológico

A ocorrência de fenómenos geológicos é comum, no entanto, estes podem dar origem a problemas ambientais, podendo em ultima instância levar à morte de todos os que se encontram por perto.

Uma avalanche causada por um tremor de terra pode destruir tudo à sua passagem matando tanto seres humanos como animais que se cruzem no seu caminho, o mesmo é valido para erupções vulcânicas ou tsunamis (maremotos).

Os deslizamentos de terra causado por diversos fatores também podem constituir um risco causado pelos fenómenos geológicos, pois apesar de deslizamentos de terra ocorrem devido a falta de vegetação que fixe o solo, também é verdade que se ocorrer um abalo muito forte (causado por um sismo ou por qualquer outra causa) mesmo que exista vegetação esta é arrancada e arrastada com o resto do solo.

O aquecimento global é um acontecimento cíclico, que demora milhares de anos a ocorrer, devendo-se muitas vezes aos fenómenos geológicos, no entanto, atualmente este ciclo tem vindo a ser acelerado devido a uma intensa atividade geológica do planeta, assim como pelo uso de combustíveis fósseis.

Nem todos os fenómenos geológicos são responsáveis pela ocorrência de desastres naturais, por exemplo alguns fenómenos originam a formação de grutas, galerias e salões em grandes profundidades, no entanto, alguns destes fenómenos podem dar origem a desastres naturais de grande intensidade causando mortes e obrigando a deslocamento e relocalização de populações.

3381 Visualizações 1 Total

References:

Keyes, Charles R. (1898),The Genetic Classification of Geological Phenomena The Journal of Geology Vol. 6, No. 8 pp. 809-815. Consultado em: fevereiro 28, 2018 em https://www.jstor.org/stable/30054822?seq=2#page_scan_tab_contents

Machado, Frederico (1968). SOBRE A PULSAÇÃO DE FENÓMENOS Geológicos. Boletim da Sociedade Geologica de Portugal. Vol. XVI. Fasc. III

Bolt, Bruce A. (2016). Earthquak. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: fevereiro 28, 2018 em https://www.britannica.com/science/earthquake-geology/Surface-phenomena

3381 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.