Ilha

Conceito de Ilha, as principais características, alguns exemplos de ilhas, assim como o que distingue uma ilha de um continente…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Ilha – conceito

Ilha

Ilha

Ilha é a designação que os cientistas dão a uma pequena porção de terra (geralmente sub-continental) rodeada por água, isto é, uma porção de terra cujo relevo é bastante elevado e que se conseguiu manter acima do nível da água, enquanto o resto do território se mantém submerso. O seu conjunto designa-se por arquipélago, ao mesmo tempo que os habitantes das ilhas são considerados insulares.

As ilhas podem ser consideradas temporárias ou perenes, isto é, podem apenas surgir durante uma época do ano, por exemplo uma ilha no meio do rio pode apenas surgir durante o verão quando o caudal do rio se encontra mais baixo.

As ilhas permanentes são aquelas que se mantêm imutáveis independente das alterações atmosféricas ou geográficas, no entanto, é possível que uma ilha deixe de existir passado algum tempo, enquanto outras podem formar-se de repente.

Para que seja considerada uma ilha, a porção de terra deve ser menor do que um continente, sendo que por definição os próprios continentes poderiam ser considerados grandes ilhas, apesar de geograficamente não o serem.

As ilhas podem surgir em qualquer porção de água, isto é, existem pequenas ilhas no meio de lagos, assim como ilhas nos mares (Santorini – no Mar Mediterrâneo), também no meio de rios e de oceanos de que são exemplo as Ilhas Britânicas.

A maior ilha que existe atualmente é a Gronelândia, com cerca de 2130800 km2, sendo que qualquer porção de território maior que esta ilha é considerado uma continente. Esta ilha pertence à jurisdição do reino da Dinamarca, no entanto, encontra-se ao largo dos Estados Unidos da América, sendo uma ilha com clima muito frio, pois faz fronteira com o círculo Glacial Árctico.

A ilha mais pequena será a ilha de Timor, pois possui apenas 28418 km2 , esta pertence à jurisdição da Indonésia, apesar de uma das partes da ilha, a porção leste ter sido uma colónia portuguesa agora anexada ao arquipélago da Indonésia.

Classificação das ilhas:

Ilha vulcânica

Ilha vulcânica

As principais designações de ilhas são as oceânicas, as continentais, as fluviais (encontrando-se geralmente no meio dos rios), vulcânicas (pois a sua formação deveu-se a uma erupção vulcânica que originou uma nova massa de terra) e as tropicais (localizadas nas regiões tropicais, encontram-se muitas vezes expostas a grandes tempestades).

As designações de ilhas mais comuns são:

  • Oceanicas:

As ilhas oceânicas correspondem a ilhas que se encontram no oceano, não estando ligadas a nenhum continente, algumas destas ilhas formaram-se devido a erupções vulcânicas, enquanto outras correspondiam a porções de continentes com elevado relevo, que devido ao aumento do nível das águas do mar, submergiram o continente, mas deixaram à superfície as porções mais elevadas. Um exemplo deste tipo de ilhas são as ilhas do arquipélago dos Açores.

  • Continentais

Estas ilhas encontram-se ligadas ao continente mais próximo, geralmente ligadas por plataformas continentais, apesar de estas também poderem ser vulcânicas, mas isso não é muito comum. Um exemplo deste tipo de ilhas são as Ilhas Britânicas e as Ilhas da Irlanda.

Ilha

Ilha

Um dos grandes problemas na definição de ilhas encontra-se na determinação da área necessária para que uma porção de território seja considerada ilha e não continente. Um dos grandes exemplos deste problema é a Austrália que apesar de se encontrar no oceano e não estar ligada a um continente é ligeiramente maior do que a Gronelândia, sendo por isso considerada um continente, sendo o mais pequenos dos continentes.

A grande diferença entre um continente e uma ilha deve-se a características geológicas e não ao tamanho, pois os continentes encontram-se posicionados em placas tectónicas continentais, mas as ilhas não têm se situar neste tipo de placas.

Em alguns casos as ilhas mantêm essa designação devido a razões culturais e históricas, pois atualmente encontram-se ligados ao continente por pontes, como por exemplo a ilha de Coney, que se encontra ligada aos Estados Unidos da América, particularmente à cidade de Nova York.

Além das ilhas naturais podem existir ilhas artificiais que são criadas pelo Homem, para a sua criação este pode utilizar materiais naturais (areia, rochas, solo) ou materiais artificiais (material reciclado ou mesmo cimento).

684 Visualizações 1 Total

References:

(2016) Island. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Dezembro 30, 2017 em https://www.britannica.com/science/island

Moro, Dorian; Agard, John; Vicente, Luís (2005). Island Systems. Chapter 23 Ecosystems and Human Well-being: Current State and Trends The Millennium Ecosystem Assessment Series

Mulongoy,Kalemani Jo; Webbe, Jaime; Ferreira, Maria; Mittermeier, Cristina (2006). The Wealth of Islands – A Global Call for Conservation. Secretariat of the Convention on Biological Diversity. Special Issue of the CBD Technical Series, Montreal ISBN: 92-9225-049-3

684 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática