Terra

Descrição do conceito de Terra, as principais características do planeta, a sua localização e estrutura interna…

Terra

Terra

Terra

Terra é a designação dada ao planeta em que vivemos e que corresponde ao terceiro planeta a contar do sol, sendo a existência de vida uma das suas principais características, distinguindo-o dos outros sete planetas do sistema solar.

A Terra encontra-se a cerca de 149,598,262 km do sol, durante os solstício esta pode aproximar-se ou afastar-se do sol devido à orbita que realiza em relação à estrela, mas nunca chegando a percorrer toda a distância.

A sua nominação inicial era Gaia devido a uma titã associada à fertilidade, no entanto, este foi o único planeta que os gregos não nomearam com o nome de um deus, mais tarde os romanos designaram o planeta por Terra cujo significado é solo.

O planeta Terra é conhecido também pela designação de planeta azul pois uma grande superfície do planeta encontra-se coberta por água, cerca de 70% do planeta. Este planeta é habitat para milhões de espécies animais, vegetais e fungos, assim como para os seres humanos.

A Geologia é a ciência que estuda a estrutura da Terra, particularmente a sua constituição, tanto interna, como o relevo à superfície. Enquanto a Astronomia estuda as características da Terra que lhe permitem manter a sua posição em relação aos outros astros presentes no Universo.

O Sol é a principal estrela do sistema solar, fornecendo ao planeta Terra toda a luz e a energia que este precisa para que os seus sistemas funcionem em perfeita harmonia, permitindo assim a existência de água no estado liquido e consequentemente de vida.

O Planeta:

Planeta Terra

Planeta Terra

A Terra é considerada um sistema fechado, pois apesar de receber energia (do sol) e matéria (vinda do espaço), este não transmite nada para o exterior, se não considerarmos a radiação que consegue escapar pelas diversas camadas da atmosfera.

O nosso planeta é formado por diversos outros sistemas que em conjunto permitem a vida de milhões de organismos.

Por se tratar de um sistema, a Terra apresenta um comportamento cíclico, ocorrendo fenómenos repetitivos de tempos a tempos de que é exemplo as glaciações.

O planeta Terra é considerado um planeta principal, e à sua volta apresentando um movimento de rotação próprio e de translação em relação ao planeta encontra-se um planeta secundário ou satélite designado por Lua.

A idade dos planetas é possível ser determinada tendo em conta a radioactividade emitida no início da sua formação e que ainda se encontra presente em algumas rochas da crosta terrestre, para isso utilizam-se testes de datação por radioatividade.

Os cálculos são efetuados tendo em conta a meia vida dos elementos químicos, sendo que para se obter um valor real a amostra analisada não pode estar contaminada com outros elementos. O planeta terá surgido à cerca de 4,5 biliões de anos, no entanto, certas teorias indicam que o planeta ter-se-á formado entre 6 a 10 mil anos atrás.

Características:

Terra

Terra

O planeta Terra é o terceiro planeta a contar do sol, sendo considerado um planeta interno pois encontra-se para dentro da cintura de asteróides. Este é também designado por planeta telúricos, pois é mais pequeno que os planetas gasosos, além de ser constituído por camadas rochosas.

A forma do planeta tem vindo a ser discutida ao longo dos séculos, inicialmente foi considerado como sendo plano, mas tarde acreditou-se que era esférico.

Hoje sabe-se que o planeta não é realmente esférico, encontrando-se achatado nos seus extremos (nos pólos) e apresentando uma ligeira inclinação.

A Terra tem um diâmetro com cerca de 12,756 km e realiza com o seu eixo orbital um ângulo de aproximadamente 23,4°graus.

A Terra faz um movimento em volta do sol (designado por translação) que demora aproximadamente 365,2564 dias, razão pela qual de quatro em quatro anos ocorre um ano bissexto, isto é, acrescenta-se mais um dia ao ano, no entanto, a orbita em relação ao sol não corresponde a um circulo perfeito, possuindo uma forma elíptica.

O movimento de translação também é responsável pela mudança das estações pois com este movimento o planeta afasta-se ou aproxima-se do Sol.

O movimento de rotação da Terra é o movimento que a Terra realiza em volta de si mesma demorando cerca de 23, 9345 horas, o que corresponde a um dia inteiro, sendo este movimento que permite o surgimento da noite e do dia.

As regiões continentais são compostas por seis continentes identificados pelo ser humano (África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antárctida) e cinco oceanos (Pacifico, Atlântico, Indico, Glaciar Árctico e Glaciar Antárctico).

Estrutura:

Estrutura da Terra

Estrutura da Terra

A estrutura do planeta tem vindo a ser discutida ao longo de muitos séculos, dando origem a varias teorias. Atualmente ainda não é possível atingir uma grande profundidade, para o interior da Terra, não havendo por isso dados de observações diretas.

Uma das teorias defende que o interior da Terra é formado por um núcleo dividido em duas camadas uma sólida e outra fundida. A envolve-lo encontram-se o manto constituído por ferro, silício e magnésio.

A envolver o manto encontra-se uma camada solida, a litosfera, muitas vezes considerada uma parte do manto.

A camada mais externa é a crosta, tanto a camada continental, como a oceânica. Assume-se que a crosta encontra-se dividia em placas tectónicas.

A crosta é solida, sendo nela que vivem os seres vivos, acima da crosta encontra-se a atmosfera, camada gasosa, constituída por diversas camadas, que envolve o planeta e permite a vida.

A camada que envolve o planeta existe devido à força gravítica e a forças electromagnéticas que impedem que os gases de dispersem pelo Universo.

561 Visualizações 1 Total

References:

Cavalcanti, Aline (2015) Como foi o processo de formação do planeta Terra. Pensamento Verde. Artigo online. Consultado em: Dezembro 30, 2017 em http://www.pensamentoverde.com.br/ciencia/como-foi-o-processo-de-formacao-planeta-terra/

Drake,Nadia (2017). 10 Strange Things You (Probably) Didn’t Know About Earth. National Geographic. Consultado em: Dezembro 30, 2017 em https://news.nationalgeographic.com/2017/12/strange-facts-about-earth-one-strange-rock-will-smith-science/

Wild, Flint (2017). What Is Earth?. NASA. Consultado em: Dezembro 30, 2017 em https://www.nasa.gov/audience/forstudents/5-8/features/nasa-knows/what-is-earth-58.html

Choi, Charles Q. (2014). Planet Earth: Facts About Its Orbit, Atmosphere & Size. Space.com. Consultado em: Dezembro 30, 2017 em https://www.space.com/54-earth-history-composition-and-atmosphere.html

561 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática