Metano

Descrição do Metano, as principais características deste gás, os problemas que pode causar, assim como as suas fontes de emissão …

Este artigo é patrocinado por: CUBOSTORE.PT

Metano – Descrição

metano

metano

Metano é a designação atribuída a um composto químico, que assume a forma de um gás incolor e não possui cheiro. Este gás foi descoberto nos pântanos por um físico italiano Alessandro Volta.

A formula química desta substância é CH4, em que o C corresponde a uma unidade de carbono cercada por quatro unidades de hidrogénio H, as ligações de hidrogénio são geralmente as mais fracas presentes nos hidrocarbonetos e dão origem a uma molécula tetraédrica.

Trata-se de um hidrocarboneto muito simples devido à sua composição e arranjo atómico, sendo muitas vezes utilizados em processos químicos.

Este composto não se encontra apenas no planeta Terra sendo possível encontra-lo no espaço, assim como noutros planetas e nuvens interestelar. No planeta Terra um dos principais produtores de metano são uns microrganismos designados por Archeae.

Propriedades:

metano

metano

O metano foi um dos primeiros gases a formar-se, sendo de grande estabilidade termodinâmica. A sua elevada disponibilidade no planeta torna-o num combustível bastante atrativo, trata-se de um combustível fóssil. Este gás é altamente inflamável sendo ainda extremamente tóxico quando em grandes quantidades.

A sua massa molecular é de 16,042 g/mol. A sua densidade no estado gasoso é de 0.717 kg/m3, o que o torna mais leve que o ar, encontrando-se no estado gasoso quando em condições normais de temperatura e pressão.

O seu ponto de fusão, isto é, a temperatura em que o gás passa do estado solido ao estado liquido é -182.5 ºC. O ponto de ebulição, isto é, a temperatura em que este gás passa do estado líquido ao estado gasoso é -161.6 ºC.

A solubilidade na água é 3,5 mg/ 100 ml. Além de ser solúvel em água, este gás também é solúvel em Etanol, alguns compostos de ester, benzeno, acetona, metanol e tolueno.

A reatividade do metano é muito difícil de controlar, sendo um excelente combustível, pois inflama com grande rapidez. A sua combustão origina geralmente dióxido de carbono e vapor de água. Este pode comportar-se como um acido, no entanto, corresponde a um acido muito fraco com pH próximo dos 7.

Principais emissores:

Organização da molécula de metano

Organização da molécula de metano

Este composto químico encontra-se no gás natural, também se encontra presente em minas de carvão e na extração de petróleo, geralmente surge em qualquer extração de combustíveis fosseis. O metano é produzidos normalmente em fontes naturais, como pântanos ou emissões causadas pela atividade vulcânica. A digestão animal independentemente do seu tipo de alimentação também produz este gás em grandes quantidades.

Outra forma de obter metano prende-se com a produção de biomassa, particularmente em anaerobiose, pois as bactérias de uma forma geral e as bactérias anaeróbicas, em particular, produzem gás metano, o aquecimento ou a combustão da biomassa também o podem produzir. No caso das bactérias anaeróbias, a produção só ocorre se estas se encontrarem em ambientes sem a presença de oxigénio.

A maior parte da produção mundial de metano advém da produção agrícola e na pecuária, particularmente pelos animais ruminantes. Alguns cientistas acreditam que no fundo do oceano existe uma grande reserva de metano presa sob os sedimentos ou ainda preso por baixo das calotes polares (glaciares), que devido ao aquecimento global poderá voltar a libertar-se para a atmosfera.

Os estudos efetuados por diversos cientistas vieram indicar a existência de uma elevada quantidade de metano em certas regiões do manto. Este encontra-se associado a outros hidrocarbonetos, assim como a diversos gases.

Problemas:

Metano

Metano

Este gás é uma dos responsáveis pelo efeito de estufa, em conjunto com o dióxido de carbono e o vapor de água. A libertação de metano está a fazer com que este aumente a sua concentração na atmosfera aumente, o que causa poluição atmosférica, no entanto, quando em certas quantidades este gás é eliminado rapidamente.

As elevadas concentrações, conjuntas, de dióxido de carbono e metano tornam o ar irrespirável para todos os seres vivos, em particular para os seres humanos, sendo responsável pelo surgimento de diversas doenças do sistema respiratório. A sua presença em quantidade excessiva pode levar à asfixia, sendo o gás responsável pela maior parte das mortes em minas.

As suas elevadas concentrações também são responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta, como gás com efeito de estufa, este absorve as radiações solares contribuindo para o aquecimento do planeta e para as alterações climáticas que daí advenham.

1106 Visualizações 1 Total

References:

(2018). Methane Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Janeiro 31, 2018 em https://www.britannica.com/science/methane

Talbot, Robert (2017). Methane Is A Powerful Greenhouse Gas, But Where Does It Come From?. Forbes. Consultado em: Janeiro 31, 2018, em https://www.forbes.com/sites/uhenergy/2017/09/29/methane-is-a-powerful-greenhouse-gas-but-where-does-it-come-from/#392dcf0f5912

EPA. Overview of Greenhouse Gases: Methane Emissions. U.S. Environmental Protection Agency, Washington, DC, USA. Consultado em: Janeiro 31, 2018, em https://www.epa.gov/ghgemissions/overview-greenhouse-gases

1106 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.