Água doce

Descrição do conceito de água doce, as principais caracteristicas, a forma como se distribui, assim como algumas funções….

Água doce – conceito

Água doce nas calotes polares

Água doce nas calotes polares

Água doce é a designação atribuída a massas de água em cuja constituição existe uma baixa percentagem de sal (cloreto de sódio) dissolvido, podendo esta estar perto de zero. Esta designação exclui a água do mar, correspondendo à água dos rios, ribeiros, fontes, lagos, lagoas, pântanos e lençóis freáticos.

A água ocorre de forma natural no planeta Terra, sendo por isso designado por Planeta Azul, o que a torna numa das substâncias mais importantes para a existência de vida no planeta. A Terra possui cerca de 75% da sua superfície coberta por água.

O planeta possui uma grande percentagem de água à sua superfície, no entanto, apenas uma pequena parte, cerca de 3% de toda a água no planeta, corresponde a água doce.

Apesar da água potável corresponder à designação de água doce, nem toda a água doce pode ser designação de água potável, sendo possível que grande parte da água doce disponível não seja boa para consumo.

Disponibilidade:

A maior parte da água doce existente no planeta Terra encontra-se congelada nos polos, apenas uma pequena percentagem encontra-se disponível para consumo humano, cerca de 20%. Apesar de se encontrar disponível, esta água nem sempre é considerável potável, havendo cada vez menos água disponível para o uso humano.

A água existente no planeta encontra-se disponível em diferentes estados físicos. Uma grande quantidade da água doce encontra-se no estado solido, particularmente nas regiões polares.

A água presente na atmosfera encontra-se no estado gasoso, formando as nuvens. A água no estado líquido encontra-se nos lençóis freáticos e noutros reservatórios existentes, sendo que a maior parte da água disponível se encontra neste estado.

A distribuição da água não é igual por todo o planeta, existindo zonas em que esta se encontra mais concentrada, enquanto outras zonas quase não possuem água disponível. Essa disponibilidade virá a ser afetada pelo consumo da água disponível, assim como pelas alterações climáticas que se têm vindo a desenvolver nos últimos anos e afetado os ciclos de matéria.

A água doce disponível nem sempre está boa para o consumo humano, tendo sido necessário ao longo dos tempos criar sistemas de tratamentos de água com o intuito de a tornar potável e aumentar os recursos disponíveis para consumo.

O constante movimento e as alterações do estado físico da água correspondem ao ciclo da água, isto é, um conjunto de processos de transformação da água até que esta fique novamente disponível no ambiente.

Distribuição:

O planeta Terra é composto maioritariamente por água, no entanto, apenas uma pequena parte dessa água é considerada água doce e dessa pequena percentagem apenas 1% corresponde a água disponível para o consumo humano.

As fontes de água doce são geralmente provenientes do degelo dos polos, ou da precipitação da água presente na atmosfera, sob a forma de chuva, neve ou granizo.

A água não se encontra disponível uniformemente por todo o planeta, havendo sítios onde a quantidade de água é muito elevada, enquanto outros locais possuem apenas uma pequena quantidade, estando associados a longos períodos de seca.

A maioria da água doce existente no planeta encontra-se congelada nas calotes polares, seja sob a forma de glaciares ou de icebergues, o que provoca algum constrangimento na disponibilidade de água doce, devido ao uso excessivo de água pelos seres humanos.

Apenas uma pequena parte da água doce se encontra no estado liquido, estando esta distribuída por lagos, no solo sob a forma de lençóis subterrâneos e nos rios.

 Os continentes não apresentam todos a mesma disponibilidade de água, sendo muitas vezes essa disponibilidade inferior à necessária para sustentar a população.

O continente com maior percentagem de água disponível é o continente americano, particularmente a América do Sul, enquanto certas regiões de Africa e da Asia não possuem água suficiente para sustentar a sua população, podendo existir mesmo regiões consideradas desérticas nestes continentes.

A desigualdade na distribuição de água pode levar a guerras entre países que possuem a mesma fronteira e cuja fonte de água se estende ao longo de ambos os territórios, o que tornam difícil a gestão desse recurso.

A distribuição desigual da água doce foi sendo combatida com a construção de barragens e canais de irrigação que contribuíam para a dispersão de água na paisagem permitindo a sua utilização para a produção agrícola e para o consumo.

Utilizações:

A água doce é um dos recursos mais importantes para o ser humano, estando muitas vezes na base da sua sobrevivência. O Homem utilizada a água doce nas mais diversas atividades, como na agricultura, na indústria, na produção de energia, para a irrigação e ainda para uso domestico.

Os países em desenvolvimento utilizam uma maior percentagem de água para a produção agrícola enquanto os países desenvolvidos utilizam a água disponível maioritariamente na indústria.

No entanto, a utilização de água nos diferentes serviços gera desperdícios e poluição aquática, levando a uma perda de água disponível para consumo. As regiões com a presença de indústrias, que libertam gases para a atmosfera, leva à ocorrência de chuvas ácidas que contaminam o solo e outras fontes de água.

A preservação da água doce tem sido o foco de muitas campanhas de preservação da natureza, visto a poluição aquática provocar danos irreversíveis no ambiente e na vida dos seres vivos.

A escassez de água doce que pode ser utilizada para consumo levou os investigadores a investirem na procura de novos métodos de obtenção de água potável, no entanto, estes ainda são bastante dispendiosos, sendo por isso necessária mais investigação e inovações.

1629 Visualizações 1 Total

References:

Nunes, Luís; Fernandes, João; Cardoso, Jorge; Parente, Jorge; Almeida, Patrícia; Bettencourt, Tiago (2009). Disponibilidade de Água Doce no Planeta. Existe água doce suficiente para satisfazer as necessidades do planeta? Relatório Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Howard, Brian Clark (2016). Water Wars Threaten America’s Most Endangered Rivers. National Geographic. Consultado em: Julho 31, 2017, em http://news.nationalgeographic.com/2016/04/160412-americas-most-endangered-rivers-list-conservation/

1629 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.