Flora

Conceito de Flora: Flora é o termo utilizado para designar um conjunto de seres vivos vegetais (plantas), que habitam uma dada região durante um…

Conceito de Flora

Flora é o termo utilizado para designar um conjunto de seres vivos vegetais (plantas), que habitam uma dada região durante um determinado período de tempo. O termo é muito utilizado em botânica, pode também designar o livro onde estão contidos os nomes de espécies vegetais de uma determinada área, como é o caso da flora portuguesa. Esta expressão é normalmente utilizada para plantas nativas.

Este termo deriva do latim sendo a denominação utilizada para designar a deusa romana das flores, plantas e da fertilidade (Flora). No século XVIII começou a ser usado como titulo para coleções de espécies vegetais, o termo tornou-se popular após o seu uso por Lineu na sua obra “Flora Suecica”.

Os elementos que compõem a flora, juntamente com outros seres vivos fazem parte do que denominamos como biota. A terminação flora pode estar associada as plantas nativas, formando assim um tipo de flora específico mas também podemos ter floras associadas a determinados grupos de plantas consoante as suas funções (por exemplo flora hortícola), o seu habitat (por exemplo flora dos pântanos) e o clima (por exemplo flora tropical) entre outras designações.

Um livro designado por flora deve conter todas as espécies autóctones de uma região, normalmente, para a sua consulta é necessário ter conhecimentos específicos de botânica uma vez que estes livros contêm chaves dicotómicas que têm que ser percorridas para a obtenção do nome da família ou das espécies que se quer determinar.

A flora ibérica (em particular a portuguesa) é bastante diversa, uma vez que as condições geográficas presentes no território unem-se formando condições muito particulares, o que favorece o surgimento de espécies europeias, africanas, atlânticas e mediterrânias. Dentre as milhares de espécies presentes em Portugal podem ser destacadas: as faias, as amendoeiras, os carvalhos (em particular os sobreiros muito apreciados pela sua cortiça), a oliveira, o alecrim, a giesta, o abrunheiro entre muitas outras.

O estudo da flora de um determinado local (levantamento florístico) é essencial para determinar as intervenções que são necessárias, de forma a tornar o habitat mais resistente às condições adversas. Os elementos que compõem a flora de uma região são a base de um ecossistema e como tal o seu conhecimento é de grande importância pois uma vegetação saudável dá origem a um ecossistema mais estável favorecendo assim a sua continuidade e fornece habitat a muitas espécies.

O termo flora é utilizado muitas vezes para descrever outros seres vivos, que não as plantas, como é o caso da flora intestinal que é composta por diversas espécies de bactérias, fungos e outros microrganismos essenciais ao funcionamento do intestino.

774 Visualizações 1 Total
774 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.