Gelo

Conceito de gelo, as suas principais características, como se forma e métodos de prevenir a sua formação …

Gelo – Conceito

Gelo

Gelo

Gelo é a designação da água no seu estado solido, sendo a sua estrutura bastante fria, podendo surgir naturalmente em grande parte do Universo. Esta estrutura surge do congelamento da água e cobre grandes extensões do planeta Terra. O planeta possui cerca de 70% da sua área coberta por água, sendo por isso fácil encontrar estas estruturas em varias zonas, particularmente nos pólos e nas regiões montanhosas devido ao arrefecimento da atmosfera.

Algumas das áreas cobertas por gelo permitem o surgimento de habitats, como é o caso dos ursos polares e das focas que vivem nas regiões geladas do pólo norte enquanto algumas espécies de pinguins fazem o seu lar na Antárctida. 

O gelo pode ser utilizado nas mais variadas maneiras, desde cubos que arrefecem as bebidas no verão, até locais onde se podem praticar desportos de inverno como patinagem ou mesmo esqui, pode ainda ser utilizado para criar esculturas.

Caraterísticas:

O gelo é geralmente um estrutura hexagonal cristalina, podendo apresentar um aspeto vítreo ou semitransparente ou opaco, pode ainda ser liso ou amorfo, consoante a forma como se formou. Este forma-se devido ao congelamento das moléculas de uma determinada massa de água a rapidez do congelamento pode levar à formação de mais ou menos cristais na sua estrutura.

Esta estrutura pode formar-se nos lagos, rios ou mesmo no oceano se as temperaturas da atmosfera baixarem o suficiente. Outras estruturas podem ser formadas, entre elas a geada, a neve, o granizo, dependendo da rapidez com que a atmosfera arrefece.

A sua estrutura cristalina quando em estado sólido permite que esta estrutura apresente uma densidade inferior à densidade da água, o que o faz flutuar por cima de uma massa de água no estado liquido, formando assim mantos por cima de lagos ou rios durante o inverno.

A mesma massa de água apresenta diferentes volumes consoante o estado físico em que se encontra, podendo ser mais volumoso quando no estado solido do que no liquido. O congelamento da água faz aumentar o volume ocupado pelo liquido, por exemplo se água congelar numa fissura de uma rocha com o tempo essa fissura vai aumentar de tamanho podendo mesmo quebrar a rocha. Este aumento de volume com a mudança de estado é a razão pela qual alguns canos podem rebentar durante o inverno.

Formação de gelo:

Gelo

Gelo

A formação de gelo deve-se muitas vezes à solidificação da água da chuva, pois o ponto de solidificação/fusão da água é 0º centígrados quando à pressão atmosférica. As baixas temperaturas na atmosfera podem levar à formação de cristais de gelo que muitas vezes interferem com o voo dos aviões podendo causar a sua queda.

A espessura do gelo pode depender da temperatura, sendo possível encontrar camadas de gelos com espessuras muito finas ou espessuras muito grossas, geralmente quanto mais frio estiver mais espesso será o gelo.

Nas regiões polares estão presentes baixas temperaturas que contribuem para a formação de gelo, muitas vezes gelo permanente, que se mantém no mesmo local sem derreter durante anos. Este gelo em conjunto com a neve formam estruturas gigantescas como os glaciares e os icebergues (estes formam-se geralmente em terra e entram para o oceano).

As alterações climáticas que têm vindo a ser evidenciadas, como por exemplo o aquecimento global, tem provocado alterações nas camadas de gelo no pólos, havendo noticias de blocos de gelo com vários quilómetros que se desprenderam da estrutura principal na Antárctida.

Formas de prevenir a formação de gelo:

O gelo pode ser combatido de diversas formas: durante períodos de baixas temperaturas é costume pulverizar, com sal, as estradas das regiões com temperaturas muito baixas de forma a evitar a formação de gelo, os carros podem também colocar correntes nas suas rodas para evitar deslizamentos e despistes quando na presença de gelo.

Os aviões têm diversos sistemas tanto físicos como químicos para prevenir a formação de gelo nas suas asas, evitando assim o aumento de peso que poderia provocar a queda destes.

 

928 Visualizações 1 Total

References:

Zumdah, lSteven S. (2017). water. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Outubro 29, 2017, em https://www.britannica.com/science/water/Structures-of-ice

(2017). Bloco de gelo com 6 mil quilómetros quadrados solta-se. Diário de noticias. Edição online Consultado em: Outubro 29, 2017, em https://www.dn.pt/sociedade/interior/bloco-de-gelo-com-6-quilometros-quadrados-solta-se-8630777.html

(2011) Ice. National Geographic online publication. Consultado em: Outubro 29, 2017, em https://www.nationalgeographic.org/encyclopedia/ice/

928 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.