Ar

Ar- conceito

Ar

Ar

Ar é a designação atribuída a um conjunto invisível de gases, que possuem um peso próprio e como tal uma pressão própria, sofrendo variações consoante a temperatura a que se encontra. Este conjunto de gases pode encontrar-se na atmosfera e que permite aos seres vivos respirar.

O ar que respiramos faz parte da atmosfera que envolve a Terra devido ao efeito da gravidade, que permite a sustentação de uma camada de gases com várias densidades a envolver o planeta. O termo atmosfera encontra-se muitas vezes associado ao termo ar, visto o ar corresponder a uma porção da atmosfera.

O ar respirável pelos seres vivos encontra-se na região da troposfera, uma das regiões da atmosfera mais próximas do planeta, sendo composto por azoto, oxigénio, dióxido de carbono e outros gases, muitos dos quais são compostos químicos. Os compostos químicos que se encontram na atmosfera, quando em grandes quantidades podem tornar-se tóxicos ou causar poluição atmosférica, no entanto, estas substâncias devem estar presentem que pequenas quantidades para que o ambiente se encontre em equilíbrio.

Composição do ar:

O ar é composto por um elevado conjunto de gases, que acabam por formar a atmosfera entre esses gases podem ser mencionados:

  • Oxigénio(20%)

  • Dióxido de carbono

  • Azoto (nitrogénio) (78%)

  • Ozono

  • Vapor de água

  • Hidrogénio

  • Outros gases em ínfimas quantidades

Esta composição do ar vai sofrendo alterações à medida que subimos na atmosfera e nos afastamos da superfície terrestre, particularmente as percentagem de cada um dos componentes presentes no ar.

As percentagens de oxigénio tendem a aumentar e o ar fica mais rarefeito, sendo mais difícil para o ser humano respirar. Em alguns casos os montanhistas que escalam montanhas muito elevadas necessitam de levar com eles garrafas de oxigénio de forma a poderem respirar.

A importância:

O ar é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, em particular para a sobrevivência do ser humano. As nuvens formam-se a partir da acumulação de vapor de água no estado gasoso, correspondendo a uma parte do ciclo da água. Este ciclo é de grande importância para a existência de vida na terra, explicando a forma como o ar e a água são constantemente renovados.

Uma outra forma encontrada pelos seres vivos para a renovação do ar corresponde à fotossíntese, isto é, um processo realizado pelas plantas que consome o dióxido de carbono (gás considerado tóxico para alguns seres vivos) libertando oxigénio (gás essencial à vida). 

Apesar de o oxigénio corresponder ao gás mais importante para os seres vivos, existem outros seres vivos que necessitam de gases presentes no ar e considerados tóxicos para o ser humano para sobreviverem, por exemplo as bactérias anaerobias que apenas sobrevivem em ambientes sem oxigénio.

A Poluição:

O ar é um dos elementos mais importantes para a existência de vida no planeta, sendo por esse motivo que a sua poluição causa efeitos tão negativos e por vezes destrutivos no ambiente. A poluição atmosférica intensificou-se particularmente a partir da revolução industrial, com a utilização da maquina a vapor que liberava uma elevada quantidade de dióxido de carbono e monóxido de carbono.

A poluição atmosférica (do ar) é causada pela acumulação excessiva de determinadas substancias na atmosfera, estas substancias que causam a poluição podem encontra-se no estado liquido, gasoso ou mesmo serem pequenas substancias solidas, como cinzas ou poeiras.

As fontes de poluição atmosférica podem ser inúmeras, desde as cinzas libertadas numa erupção, a tóxicos produzidos pelos vulcões ou pelo ser humano. Os vulcões tendem a libertar elevadas quantidade de vapor de água e dióxido de enxofre e monóxido de carbono entre outros gases nocivos.

O ser humano liberta normalmente dióxido de carbono quando respira, mas o maior problema são os gases libertado pelas suas atividades como as chaminés das fabricas e os tubos de escape dos carros, entre esses gases encontram-se, por exemplo o monóxido de carbono, dióxido de carbono, assim como os clorofluorcarbonetos, entre muitos outro gases.

Algumas das regiões com maior produção de gases tóxicos produziram um fenómeno designado por smog, isto é, o nevoeiro misturou-se com o fumo das fabricas e dos carros provocando nuvens de nevoeiro tóxicas para a saúde humana e que cobrem as cidades. Algumas cidades na China aconselharam o uso de mascaras quando se sai à rua ou mesmo que os seus habitantes se mantenham dentro de casa até que a toxicidade do ar diminua.

A poluição aquática pode também afetar as condições atmosféricas, pois toda a água eventualmente vai evaporar passado a pertencer à atmosfera e consequentemente à constituição do ar. Esta poluição causa diversos problemas de saúde particularmente a nível do sistema respiratório.

A poluição atmosférica é responsável por um grande numero de mortes, assim como por efeitos de corrosão vistos em diversos monumentos, ao mesmo tempo que contribui para o aumento das alterações climáticas e do aquecimento global.

579 Visualizações 1 Total

References:

West, Kara; Evers, Jeannie (Editors) (2011). Air. Article of National Geographic. Washington, D.C.National Geographic Society. Consultado em: Outubro 29, 2017, em https://www.nationalgeographic.org/encyclopedia/air/

Raha, Pritisha. Air Pressure: Factors & Distribution | Atmosphere | Earth | Geography. Consultado em: Outubro 29, 2017, em http://www.geographynotes.com/atmosphere/air-pressure/air-pressure-factors-distribution-atmosphere-earth-geography/5438

O que é poluição do ar? Quais seus tipos e consequências?. Ecycle. Artigo online. Consultado em: Outubro 29, 2017, em https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2949-poluicao-ar-atmosferia-perigos-problemas-o-que-e-historico-revolucao-industrial-big-smoke-classificacao-poluentes-co2-cfc-so2-no2-ozonio-fontes-naturais-antropogenicas-impactos-saude-meio-ambiente-dicas-para-reduzir.html

579 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática