Descrição: Estádio de Futebol/Multiusos
Proprietário: PSV Eindhoven País: Holanda Cidade: Eindhoven Capacidade: c. 35.000 Lugares Relvado: Relva natural (105 x 68m) Data de Construção: 31 de Agosto de 1913 Arquiteto(s): Toon van Aken Nomes anteriores: Philips sportpark |
Descrição
O Estádio Philips é um estádio de futebol, localizado no centro da cidade holandesa de Eindhoven, e pertence ao principal clube da terra – o PSV. É conhecido como um dos mais belos estádios na Holanda, graças, entre outros motivos, às suas bancadas que se encontram bem próximas do terreno de jogo, a um relvado de elevada qualidade e às excelentes instalações para a imprensa e relações empresariais. A capacidade do recinto é de 35 mil lugares, todos eles cobertos e com aquecimento.
O Estádio Philips, que é um dos estádios 5 Estrelas segundo a UEFA, é também um complexo multi-funcional, com instalações disponíveis para receber todos os tipos de congressos e eventos.
Há um Canto Familiar, reservado para crianças até aos doze anos de idade e para os respectivos pais e existe também uma bancada especial para os jovens até dezasseis anos e zonas reservadas para os chamados Adeptos de Claque.
O estádio contempla também instalações para pessoas com deficiência e para representantes do comércio e da indústria nos dias de jogos e tem quatro Suítes de Negócios, 46 Quartos Empresariais e 1186 Assentos de negócios para as relações comerciais. No local, existem ainda três restaurantes: o “Avant-Garde”, restaurante de primeira classe no Estádio Philips (premiado com a entrada no Guia Michelin), “De Verlenging”, o bar que serve comida e “Blauwe Lotus”, um restaurante asiático de primeira classe.
História
O Estádio Philips Stadion tem sido a casa do PSV Eindhoven desde a fundação do clube em 1913. Foi oficialmente inaugurado no dia 13 de agosto de 1913, com o pontapé de saída a ser dado pelo filho de oito anos do fundador da Philips Electronics.
O campo de jogos era inicialmente um terreno sem bancadas e demorou até 1916 para que fosse construído o primeiro suporte de madeira. Nas décadas seguintes, o estádio foi expandido gradualmente, resultando numa capacidade para cerca de 22 mil pessoas, no período pós-guerra.
O estádio foi quase totalmente reconstruído entre 1969 e 1977, tornando-se num estádio completamente fechado e coberto, com uma capacidade para 26.500 lugares.
A nova bancada principal foi a última a ser concluída em 1977, mas também a primeira a ser novamente reconstruída, quando foram encontradas fissuras na estrutura de cimento, em 1988. Nos seis anos que se seguiram, os trabalhos continuaram com a reconstrução das duas bancadas nas extremidades e, finalmente, com a segunda bancada central.
Em 2000, o Estádio Philips foi seleccionado como um dos palcos dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol, que decorreu na Holanda e na Bélgica, durante o qual recebeu três encontros da fase de grupos.
O recorde oficial de público é de 34.700 espectadores, em 23 de Outubro de 2005, num clássico entre o PSV Eindhoven e o AFC Ajax.
Em 2006, recebeu a final da Taça UEFA, entre o Sevilha e o Middlesbrough, que o clube espanhol venceu por 4-0.
Nos últimos anos, o estádio passou por vários projectos de modernização menores: o quarto piso foi renovado em 2008,painéis publicitários de LEDs foram instalados pela Philips em 2009. Em 2012, foi apresentado um plano de modernização para o piso térreo, que inclui novas entradas, lojas de patrocinadores e partes das bancadas. O segundo andar do estádio foi renovado em 2013 e em 2016 foi anunciado que seria adicionada uma nova fila de lugares ao redor do estádio, aumentando a capacidade. Foram várias as empresas que escolheram o Estádio Philips como local para as suas lojas e escritórios.
References:
http://www.psv.nl/english-psv/club/philips-stadium.htm
http://www.stadiumguide.com/philipsstadion/