Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Nelas
Nelas é um município português localizado no distrito de Viseu, na região do Centro e sub-região de Viseu Dão-Lafões. É um município com 14 037 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em sete freguesias em 125,71 km². O município é limitado a nordeste por Mangualde, a sueste por Seia e Oliveira do Hospital, a oeste por Carregal do Sal e a noroeste por Viseu.
As sete freguesias do concelho de Nelas são Canas de Senhorim, Carvalhal Redondo e Aguieira, Lapa do Lobo, Nelas, Santar e Moreira, Senhorim e Vilar Seco.
História
O concelho de Nelas designou-se Senhorim até 9 de dezembro de 1852. Nessa altura, por decreto, a sua sede passou do Folhadal para Nelas e foi constituído o concelho com o nome. No entanto, antes disso, a sua história remonta ao período Neolítico ou à Idade da Pedra. Existe arquitetura erigida nesse período, como os monumentos megalíticos da Orca de Pramelas em Canas de Senhorim e do Outeiro do Roque na Lapa do Lobo.
Além do Período Megalítico há também vestígios de outras épocas, como do Período Romano e do Período Medieval (túmulos das Pedras da Forca).
Património
Sendo um território com vestígios de presença humana há vários séculos, mantêm-se alguns vestígios arqueológicos de relevo como a Orca de Pramelas (freguesia de Canas de Senhorim). Além disso, este é um concelho com muitos elementos de arquitetura civil e religiosa que se constituem como locais importantes a visitar. Assim, destaca-se a Casa Henriquina (freguesia de Aguieira), os Pelourinhos da Aguieira, de Canas de Senhorim, do Folhadal e de Vilar Seco, a Igreja da Misericórdia de Santar e a Igreja do Salvador (freguesia de Canas de Senhorim).
Gastronomia
Estando inserida na região do Dão-Lafões, a gastronomia tradicional do concelho tem como pratos principais o pato à moda da Beira, o entrecosto cozido com feijões e grelos e a caldeirada de cabrito. Mas sendo esta uma região rica em pão, destacam-se algumas variedades como o pão de mistura, de centeio e a broa de milho, habitualmente acompanhados pelo Queijo da Serra. Na doçaria pode provar o leite-creme, o arroz doce, o pudim de requeijão ou de pão, as papas de milho e os bolos e pastéis tradicionais.
A complementar a oferta gastronómica estão os vinhos da região do Dão-Lafões, classificados e certificados pela sua qualidade.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Vila de Manhiça (Moçambique) a 11 de setembro de 2000
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata com uma faixa ao centro, de negro, carregada de três espigas de milho, de prata e folhadas do mesmo. No chefe estão dois cachos de uvas de púrpura e folhados de verde e no contra-chefe um cacho igual. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE NELAS a negro.