Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Tondela
Tondela é um município português localizado no distrito de Viseu, na região Centro e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 28 946 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 371,22 km² e com 19 freguesias. Tondela é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda.
As 19 freguesias do concelho de Tondela são: Barreiro de Besteiros e Tourigo, Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caparrosa e Silvares, Castelões, Dardavaz, Ferreirós do Dão, Guardão, Lajeosa do Dão, Lobão da Beira, Molelos, Mouraz e Vila Nova da Rainha, Parada de Gonta, Santiago de Besteiros, São João do Monte e Montesinho, São Miguel do Outeiro e Sabugosa, Tonda, Tondela e Nandufe, Vilar de Beteiros e Mosteiro de Fráguas.
História
O concelho de Tondela, na atualidade, inclui as freguesias que constituíam o antigo concelho de Besteiros, ao qual se anexaram os antigos coutos, depois os concelhos da Serra do Caramulo – S. João do Monte e Guardão. De acordo com documentos dos séculos X, XI e XII, esta região designava-se de Terra de Balistariis, uma palavra que tem origem em balista ou besta, uma máquina de guerra usada pelos besteiros na Idade Média.
Tondela teve foral em 1515 e a origem do seu nome está associada a uma lenda no Chafariz das Sereias.
Património edificado e natural
O património edificado de Tondela inclui a Capela de Nossa Senhora do Campo, a Ermida de Nossa Senhora do Crasto em Lobão da Beira, o Solar do Casal em Lobão da Beira, as Sepulturas Medievais em Lobão da Beira, as Estações de Arte Rupestre de Alagoa e de Molelinhos, a Igreja Velha de Santa Maria, o Solar dos Soares de Albergaria, a Calçada Romana de Mosteiro de Fráguas e as pontes romanas de Ferreirós do Dão e de Nandufe.
Além do património edificado, neste concelho destacam-se os encantos da Serra do Caramulo, a zona planáltica do Vale de Besteiros e os imensos espaços florestais, rios e praias fluviais.
Gastronomia
A gastronomia da região é uma manifestação da cultura e das tradições locais, incluindo cabrito no forno com batata assada e arroz de miúdos, chanfana na padela, vitela assada no forno. Além disso, há que mencionar os enchidos, fumados e os peixes do rio com molho de escabeche, que complementam qualquer mesa. A complementar está a doçaria regional, nomeadamente a aletria, o arroz doce, as compotas, as laranjas de Besteiros, os licores, o mel do Caramulo, as nozes, as castanhas e outros produtos endógenos.
Todos estes sabores são enriquecidos pelos vinhos da região do Dão.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Lannemezan (França) a 24 de junho de 1995
- Avon (Grã-Bretanha)
- Bertrange (Luxemburgo)
- Praia (Cabo Verde)
- S. João de Deus de Alma (Moçambique) a 28 de setembro de 2000
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata com uma laranjeira de sua cor frutada de ouro, arrancada e com o tronco de negro acompanhada de duas bestas de vermelho. A coroa mural de prata de cinco torres e o listel é branco com os dizeres CIDADE DE TONDELA a negro.