Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Moimenta da Beira
Moimenta da Beira é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 10 212 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 16 freguesias em 219,97 km². Moimenta da Beira é limitado a nordeste pelo município de Tabuaço, a sueste por Sernancelhe, a sul por Sátão, a sudoeste por Vila Nova de Paiva, a oeste por Castro Daire, a noroeste por Tarouca e a norte por Armamar.
As 16 freguesias do concelho de Moimenta da Beira são: Alvite, Arcozelos, Baldos, Cabaços, Caria, Castelo, Leomil, Moimenta da Beira, Paradinha e Nagosa, Passô, Pêra Velha, Aldeia de Nacomba e Ariz, Peva e Segões, Rua, Sarzedo, Sever e Vilar.
História
A história do município de Moimenta da Beira é relativamente recente, apesar de as origens do território que constitui o atual concelho remontarem a épocas antigas. De facto, existem vestígios dispersos, como o dólmen no planalto da Nave, o castro de Caria, o castro lusitano-romano de Sanfins, em Paçô, e os restos do castro amuralhado de Peravelha.
No final do século X Almançor e os seus exércitos destruíram a povoação e o Castelo de Caria. No século XI, quando Egas Moniz povoou estes lugares, fixou em Moimenta alguns colonos, a partir dos quais nasceu um pequeno povo, vila ou aldeia e “moimenta”, que passou a ser Moimenta.
O território pertenceu ao concelho de Caria, ao qual pertenciam também a Aldeia Nacomba, Toitam e Arcozelos. No século XV Moimenta saiu de Caria e, com os povoados de Paradinha, Cabaços e Baldos, formou a freguesia de S. João Batista de Moimenta. Em 1896 foram definidos os atuais contornos geográficas do concelho de Moimenta da Beira.
Património edificado e natural
O património edificado do concelho de Moimenta da Beira inclui o Pelourinho de Castelo, o Pelourinho de Leomil, o antigo Convento Beneditino de Nossa Senhora da Conceição, o Solar das Guedes, o Pelourinho de Passô, a Casa de Aquilino Ribeiro, o Pelourinho de Rua, a Igreja de São Pelágio, o Solar do Sarzedo e o Pelourinho de Sever.
Já no que à vertente natural diz respeito, Moimenta da Beira inclui duas zonas balneares que fazem as delícias de quem visita este concelho, tanto no inverno como no verão, nomeadamente a Zona Balnear da Barragem de Vilar e a Zona Balnear de Segões.
Gastronomia
Localizado na Beira Alta este concelho inclui produtos da terra que são aproveitados da melhor forma para criar uma gastronomia rica. Deste modo, destaca-se a feitura do pão, os enchidos e queijos, mas também o cabrito assado e a truta recheada. Estes pratos são acompanhados pelo vinho típico das Terras do Demo. Por fim, na doçaria, encontramos arroz doce na cesta ou maçã assada.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- S. Filipe (Cabo Verde) a 10 de outubro de 2000
Brasão da cidade
O brasão da cidade é composto por escudo de prata com uma banda ondada de azul, acompanhadas por dois molhos de espigas de milho de ouro, folhadas de verde e atadas de vermelho. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE MOIMENTA DA BEIRA a negro.