Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Sátão
Sátão é um município português localizado no distrito de Viseu, na região Centro e sub-região da Beira Alta. É um município com 12 444 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 201,94 km² e com nove freguesias. Sátão é limitado a norte por Moimenta da Beira e Sernancelhe, a leste por Aguiar da Beira, a sul por Penalva do Castelo, a oeste por Viseu e a noroeste por Vila Nova de Paiva.
As nove freguesias do concelho de Sátão são: Águas Boas e Forles, Avelal, Ferreira de Aves, Mioma, Rio de Moinhos, Romãs, Decermilo e Vila Longa, São Miguel de Vila Boa, Sátão e Silvã de Cima.
História
O primitivo concelho de Sátão é antigo e obteve o seu primeiro foral a 9 de maio de 1111, outorgado pelo Conde D. Henrique e sua mulher, D. Teresa. Deste modo, este foi um dos primeiros forais concedidos em toda a Beira Alta.
Desconhece-se a origem da palavra Sátão, não sabendo ao certo se será latina, arabizada, céltica, romana ou germânica.
Património edificado e natural
Pela sua antiguidade, Sátão é um concelho com um rico património edificado e arqueológico. Em termos de arquitetura militar, destaca-se o Castelo de Ferreira de Aves. Já no que ao património arqueológico diz respeito, a principal referência é a Anta de Cas-Freires. Na arquitetura religiosa é importante destacar a Igreja de Santo André, o Santuário do Convento do Senhor Santo Cristo da Fraga, o Santuário de Nossa Senhora da Esperança e a Igreja do Antigo Convento de Nossa Senhora da Oliva. Por fim, em termos de arquitetura civil destacam-se os Pelourinhos de Castelo, de Casal do Meio, de Douro Calvo, do Ladário e de Silvã de Cima, mas também os antigos Paços do Concelho de Rio de Moinhos, o Solar dos Olivas e o Solar dos Viscondes do Banho.
Em termos de beleza natural, Sátão é atravessado pelas bacias hidrográficas do Vouga, Côja e Paiva, proporcionando paisagens belíssimas.
Gastronomia
Em termos gastronómicos, Sátão é um concelho com produtos de excelência como são o míscaro, os vinhos do Dão, os enchidos, o pão artesanal e a broa de milho ou centeio. Em termos de pratos, pode provar arroz de míscaros, açorda de míscaros, míscaros estufados com carne, míscaros em conserva, feijão vermelho com couves e carne de porco, vitela e cabrito assado no forno de lenha, papas de ralão doces e salgadas. Na doçaria destacam-se os bolos de azeite, biscoitos da Páscoa, filhós, rabanadas, cavacas, arroz-doce, leite-creme, aletria e pão-de-ló.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Lescar (França) a 29 de outubro de 1988
- Les Ulis (França) a 20 de junho de 2011
Brasão da cidade
O brasão da cidade é de prata com ramo de seis espigas de trigo, cintadas de ouro e acompanhadas de dois cachos de uvas de púrpura folheados de verde. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com os dizeres CONCELHO DE SÁTÃO a negro.