Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Trancoso
Trancoso é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Centro e sub-região da Beira Interior Norte. É um município com 9 878 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 21 freguesias em 361,52 km². O município é limitado a norte por Penedono, a nordeste por Mêda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.
As 21 freguesias do concelho de Trancoso são Aldeia Nova, Castanheira, Cogula, Cótimos, Fiães, Freches e Torres, Granja, Guilheiro, Moimentinha, Moreira de Rei, Palhais, Póvoa do Concelho, Reboleiro, Rio de Mel, Tamanhos, Torre do Terrenho, Sebadelhe da Serra e Terrenho, Trancoso, Valdujo, Vale do Seixo e Vila Garcia, Vila Franca das Naves e Feital e Vilares e Carnicães.
Trancoso é um dos poucos municípios em Portugal territorialmente descontínuos, sendo que uma das suas freguesias (Guilheiro) está separada do resto do município por uma faixa de território pertencente a uma freguesia do concelho de Sernancelhe.
História do concelho de Trancoso
Trancoso, graças à sua localização, faz parte de um conjunto de fortalezas localizadas junto à Serra da Estrela e à fronteira com Espanha. Por isso, na região é possível encontrar várias vias romanas que cruzam a região e perceber a sua importância em tempos antigos. Durante a Reconquista, o concelho foi uma das praças fortes que mais disputa suscitou. Trancoso está rodeada de muralhas da época dionisiana com um castelo medieval.
Trancoso foi elevada a cidade a 9 de dezembro de 2004.
Património edificado
Como principal património edificado deste concelho destaca-se:
- Pelourinho de Guilheiro
- Igreja de Santa Marinha (freguesia de Moreira de Rei)
- Pelourinho de Moreira de Rei
- Castelo de Moreira de Rei
- Pelourinho de Trancoso (freguesia de Santa Maria)
- Castelo de Trancoso e muralhas (freguesia de Santa Maria)
- Conjunto de sepulturas escavadas em rocha (freguesia de Santa Maria)
- Capela de Santa Luzia (freguesia de Santa Maria)
- Sepulturas antropomórficas de Moreira de Rei
- Igreja Matriz (freguesia de Torre do Terrenho)
- Igreja de Nossa Senhora da Fresta (freguesia de São Pedro)
- Torre do Terrenho, casa e capela (freguesia de Torre do Terrenho)
Gastronomia
A gastronomia da região revela as sabedorias seculares, os usos e os costumes. A localização e a geografia de Trancoso influenciaram a gastronomia local. Destacam-se pratos como o bacalhau à S. Marcos, o cabrito assado no forno, a caldeirada de cabrito, o ensopado de míscaros, as enguias à S. Bartolomeu, a bola de carne, as pataniscas de bacalhau, os torresmos, os enchidos e o presunto. Na doçaria podemos mencionar as sardinhas doces de Trancoso, a bola de chocolate, a bola de folhas, a bola de ovos, as filhós, as cavacas, o bolo de castanhas e o requeijão com doce de abóbora.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Castelo de Vide (Portugal) a 27 de março de 1998
- Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de verde, castelo de prata lavrado de negro, assente em penhascos de sua cor e subrepujado por uma águia de ouro. A torre central está carregada de um escudete de Portugal antigo, de prata com cinco escudetes de azul, postos em cruz, os dois flancos apontados ao centro e cada um carregado de onze besantes de prata, postos três, dois, três, dois, um. Em chefe à direita está uma estrela de cinco raios de ouro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres TRANCOSO a negro.
Municípios do Distrito da Guarda
Aguiar da Beira | Almeida | Celorico da Beira | Figueira de Castelo Rodrigo | Fornos de Algodres |
Gouveia | Guarda | Manteigas | Mêda | Pinhel |
Sabugal | Seia | Trancoso | Vila Nova de Foz Côa |