Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Manteigas
Manteigas é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Centro e sub-região da Beira Interior Norte. É um município com 3430 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 121,98 km². O município é limitado a noroeste por Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.
As quatro freguesias de Manteigas são Sameiro, Santa Maria, São Pedro e Vale de Amoreira.
História do concelho de Manteigas
Dizem as lendas que Júlio César terá passado por esta região 50 anos a.C. A origem dos foros, privilégios, usos e costumes de Manteigas é idêntica às de terras vizinhas, que assentaram as suas raízes em volta da Serra da Estrela. No entanto, existem documentos onde a denominação Manteigas é usada por volta do século XII e seguintes.
Em 1188 D. Sancho I atribuiu o primeiro foral à vila de Manteigas. D. Manuel I concedeu-lhe foral novo em 1514.
Da sua atual configuração, sabe-se que a freguesia de Santa Maria e São Pedro terão sido formadas entre 1336 e 1338. Já a freguesia de Sameiro pertenceu ao concelho da Covilhã e ao extinto concelho de Valhelhas. Foi anexada ao concelho de Manteigas em 1835. A freguesia de Vale de Amoreira passou a fazer parte do concelho em 2002.
Património
O principal elemento patrimonial de Manteigas é a sua paisagem, uma vez que fica localizado na cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal Continental. Por isso, o concelho é conhecido como o Coração da Serra da Estrela. Em Manteigas que se localiza a formação geológica das Penhas Douradas. Juntamente com Covilhã e Seia é um dos concelhos que partilha o ponto mais elevado da serra, a Torre.
Manteigas localiza-se no Vale Glaciário do Zêzere, uma zona que fica frequentemente coberta de neve durante o inverno. Bem perto da vila está ainda o Poço do Inferno.
Em termos de património edificado, em Manteigas podemos destacar a Casa das Obras (freguesia de Santa Maria), a Pousada de São Lourenço/Pousada da Serra da Estrela (freguesia de Santa Maria) e a Casa em Manteigas, um prédio do século XVI, pertencente aos CTT, localizado na freguesia de São Pedro.
Gastronomia
Dada a sua localização serrana, a cidade de Manteigas mantém uma tradição gastronómica antiga em que se preservam os paladares da serra e da terra. Por isso, uma refeição tradicional começa com os enchidos (chouriça, farinheiro e morcela), mas também com os queijos de cabra e ovelha. De seguida pode provar o caldudo (caldo de castanhas secas) ou sopa de abóbora. Nos peixes são confecionadas as trutas. Nas carnes destaca-se a feijoca guisada com carnes de porco, o cozido à serrana, as febras de porco em vinha d’alho ou o feijão cozido no forno. Na doçaria temos requeijão com doce de abóbora, arroz doce, bolo de crista, bolos de leite e pastéis de feijoca.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Moorláas (França) a 05 de agosto de 1989
- Santa Cruz de Cabrália (Brasil) a 23 de outubro de 1999
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de azul com um monte de três cômoros de ouro, realçados de negro e cortados por três faixas ondadas de azul e prata. Em chefe uma estrela de cinco raios de prata acompanhada de duas rodas de ouro de engenho de água, afrontados de três quartos. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE MANTEIGAS a negro.
Municípios do Distrito da Guarda
Aguiar da Beira | Almeida | Celorico da Beira | Figueira de Castelo Rodrigo | Fornos de Algodres |
Gouveia | Guarda | Manteigas | Mêda | Pinhel |
Sabugal | Seia | Trancoso | Vila Nova de Foz Côa |