Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Figueira de Castelo Rodrigo
Figueira de Castelo Rodrigo é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Centro e sub-região da Beira Interior Norte. É um município com 6260 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em dez freguesias em 508,58 km². O município é limitado a norte por Freixo de Espada à Cinta, a leste por Espanha, a sul por Almeida, a sudoeste e oeste por Pinhel e a noroeste por Vila Nova de Foz Côa.
As dez freguesias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo são Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo, Almofala e Escarigo, Castelo Rodrigo, Cinco Vilas e Reigada, Colmeal e Vilar Torpim, Escalhão, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixeda do Torrão, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia, Mata de Lobos e Vermiosa.
História do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo
O povoamento desta região remonta à fase final da Pré-História, à Proto-História e à época romana. Prova desta ocupação humana são os vários locais arqueológicos existentes nas freguesias do concelho, como o lugar da Faia, na freguesia de Vale de Afonsinho, mas também o lugar do Rodo do Castelão, localizado na freguesia de Escalhão.
Após a dominação árabe esta parcela de Riba-Côa recebeu uma forte atenção por parte da monarquia leonesa. Neste sentido, no início do século XIII Afonso IX, rei de Leão, empreendeu a construção de uma fortaleza sobre a colina de Castelo Rodrigo e concedeu aos seus moradores, em 1209, o primeiro foral.
Mais tarde, em 1296, D. Dinis tomou a povoação. A 12 de setembro de 1297 o tratado de paz luso-leonês celebrado em Alcanizes confirmou a passagem definitiva de Castelo Rodrigo para a soberania portuguesa.
Património
No concelho de Figueira de Castelo Rodrigo pode encontrar o seguinte património arqueológico:
- Ruínas de Almofala
- Povoação do Colmeal
- Conjunto dos sítios arqueológicos do Vale do Côa – Núcleo de Arte Rupestre da Faia/Vale Alfonsinho
Relativamente à arquitetura civil destaca-se:
- Fonte do Cabeço em Algodres
- Ponte sobre o rio Aguiar
- Pelourinho de Castelo Rodrigo
- Chafariz da Casqueira
- Torre dos Metelos
- Solar dos Saraivas
Em termos de património religioso pode visitar:
- Capela de Santa Marinha de Mata Lobos
- Cruz de Pedro Jacques
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rocamador de Castelo Rodrigo
- Igreja Matriz de São Miguel de Escarigo
- Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Anjos de Escalhão
- Igreja e Convento de Santa Maria de Aguiar
- Cruzeiro de Almofala
- Capela no lugar de Santo André
- Igreja Matriz de Santa Maria Maior de Algodres
Ainda no que se refere ao património do concelho é impossível não mencionar o Castelo de Castelo Rodrigo.
Gastronomia
A gastronomia local baseia-se nos produtos locais que conferem a qualidade e riqueza à cozinha tradicional. Assim, pode provar pratos como Migas de Peixe de Barca d’Alva, Sopa de Carrapatos, Caldo de Feijões com Hortaliça, Cabrito ou Borrego assados no forno, Bacalhau à Lagareiro e pratos de caça, como coelho bravo, lebre e javali.
Na doçaria destaca-se o leite-creme, as papas de milho, as farófias, as filhoses, os biscoitos de Escalhão e o arroz doce.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Wissous (França)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de prata, leão rampante de vermelho acompanhado em orla por oito folhas de figueira de verde. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO a negro.
Municípios do Distrito da Guarda
Aguiar da Beira | Almeida | Celorico da Beira | Figueira de Castelo Rodrigo | Fornos de Algodres |
Gouveia | Guarda | Manteigas | Mêda | Pinhel |
Sabugal | Seia | Trancoso | Vila Nova de Foz Côa |