Flora Boreal – descrição
Flora boreal consiste no conjunto de espécies vegetais (arbóreas ou arbustivas) que podem ser encontradas num ecossistema boreal. Estas espécies encontram-se limitadas por caraterísticas ambientais relacionadas com as condições físicas, geográficas e climáticas que existem numa região fria.
A flora encontrada nesta região pode possuir algum tipo de gestão. ou pode fazer parte de um ambiente intocado pelo Homem, porque estas florestas encontrarem-se espalhadas por diferentes países, cujas praticas de gestão florestal variam consideravelmente.
Floresta boreal:
O globo terrestre foi dividido consoante as suas características geográficas e climáticas existindo três grandes regiões, que se encontram distribuídas de forma simétrica a partir do equador. A região mais a norte é uma região fria, encontrando-se perto do polo norte. Esta região divide-se entre os biomas da taiga, mais a sul e da tundra mais próxima do circulo polar.
As espécies que se encontram neste espaço encontram-se adaptadas a diversas perturbações, criando diversidade. As condições presentes na região boreal enquadram-se na taiga, sendo comum a presença de uma camada de solo permanentemente congelada.
A precipitação sob a forma de chuva ou neve é frequente, particularmente durante a estação mais fria. A atividade humana também é uma das causas da destruição da flora boreal, pois provoca a desflorestação, o empobrecimento dos solos, não só devido à ação humana, mas também devido às condições de baixa produtividade da região, assim como a fragmentação de território.
Os solos destas regiões são muito ricos, particularmente, em petróleo, carvão e gás natural, tornando-os bastante valiosos. Por outro lado, estes são responsáveis pelo incremento da destruição florestal presente nesta área, especialmente pelo abate de árvores.
O período de desenvolvimento da flora é mais curto do que o existente noutras zonas do planeta devido a baixa quantidade de luz solar presente, assim como o clima frio.
As más condições presentes neste habitat obrigaram ao desenvolvimento de comportamentos como a competição, o carnivorismo ou mesmo o parasitismo, permitindo o crescimento destas espécies.
As espécies perenes (onde estão incluídas as coníferas) mantêm as suas folhas durante todo o inverno, enquanto as espécies caducifólias perdem as suas folhas até que as condições atmosféricas fiquem mais apropriadas.
Características da flora boreal:
A região boreal corresponde a uma área muito grande, estendendo-se por cerca de dois continentes, por essa razão os habitats presentes nos dois continentes podem ser bastante diferentes. No continente euro-asiático a diversidade é mais baixa do que no continente americano, pois estas florestas encontram-se no seu estagio clímax. As florestas presentes no continente americano têm vindo a ser geridas e mantidas pelo ser humano, possuindo assim um maior número de espécies.
A maioria das espécies vegetais presentes na região boreal correspondem a coníferas, isto é, árvores que não possuem verdadeiros frutos, sendo que as suas sementes desenvolvem-se dentro de cones (pinhas). As coníferas apresentam as suas folhas com a forma de agulhas de cor verde-escura devido à elevada presença de clorofila. Ao mesmo tempo os galhos destas árvores possuem uma disposição que atribui a estas espécies a forma de cone, com orientação no sentido do solo, evitando o seu colapso devido ao peso da neve.
Os cones das coníferas abrem geralmente após um fogo, no entanto, a baixa probabilidade de incêndios nestas áreas leva os investigadores a teorizar que os cones das coníferas presentes na zona boreal não estão normalmente associados a esta forma de renovação ecológica.
Uma parte da floresta boreal consiste em árvores muito juntas cujo solo encontra-se coberta por musgos. Essas zonas florestais são bastante concentradas e separam-se em zonas de clareira onde predominam arbustos e pequenas herbáceas. Outras regiões onde predominam líquenes, tanto sobre o solo, como associadas a árvores, nestas zonas é comum a presença de espécies caducifólias.
Espécies de flora boreal:
As espécies presentes não contribuem para um solo muito produtivo. A baixa produtividade, assim como as baixas temperaturas e a fraca luminosidade levaram ao surgimento de florestas de perenifólias, mais a norte e florestas de caducifólias mais próximo dos climas temperados. Os ecossistemas clímax desta região são normalmente bosques de Piceas.
As espécies constituintes da flora boreal são importantes não só para a produção de oxigénio, assim como outros serviços do ecossistema.
Ao mesmo tempo, os recursos produzidos por estas árvores permitem a sobrevivência das espécies de fauna que habitam estes ecossistemas. Nestas regiões não é comum a ocorrência de invasões devido às suas condições naturais, no entanto, o fogo é um acontecido regular, sendo responsável pelo surgimento de muitas espécies pioneiras (associadas a espécies invasoras por se desenvolverem rapidamente em ambientes com poucas condições).
As espécies arbóreas mais comuns na zona boreal
-
Abies balsamea
-
Abies lasiocarpa
-
Betula papyrifera
-
Betula pendula
-
Larix americana
-
Larix laricina
-
Larix sibirica
-
Larix dahurica
-
Picea abies
-
Picea glauca,
-
Picea mariana,
-
Picea obovata
-
Picea sitchensis
-
Pinus banksiana,
-
Pinus contorta var. latifolia
-
Pinus sylvestris
-
Populus balsamifera
-
Populus tremuloides
Algumas das espécies mais comuns nos estratos inferiores
-
Linnaea borealis
-
Lycopodium sp.
-
Maianthemum bifolium
-
Moneses uniflora
-
Oxalis acetosella
-
Vaccinium myrtillus
References:
Boreal Zone. Global Forest Atlas. Yale school of forestry & environmental studies. Yale University. Consultado em: Agosto 31, 2019 em https://globalforestatlas.yale.edu/boreal-zone
Brandt, J.P.; Flannigan, M.D.; Maynard, D.G.; Thompson, I.D.; Volney, W.J.A. (2013). An introduction to Canada’s boreal zone: ecosystem processes, health, sustainability, and environmental issues. Environ. Rev. 21: 207–226. Consultado em: Agosto 31, 2019 em https://www.nrcresearchpress.com/doi/10.1139/er-2013-0040#.XT7GtehKjIU
Boonstra, Rudy; Andreassen, Harry P.; Boutin, Stan; Hušek, Jan; Ims, Rolf A.; Krebs, Charles J.; Skarpe, Christina; Wabakken, Petter (2016). Why Do the Boreal Forest Ecosystems of Northwestern Europe Differ from Those of Western North America? Bioscience; 66(9): 722–734. Consultado em: Agosto 31, 2019 em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5421309/