Folha

Descrição da folha, as suas principais características, estrutura, assim como as funções desempenhadas por este órgão…

Folha – descrição

Folha

Folha

Folha é um dos órgãos da planta, que surge no ápice caulinar (nós do caule) como uma extensão do próprio caule fazendo por isso parte do sistema caulinar. Estas estruturas surgem em quase todas as plantas consideradas superiores.

No caso de algumas espécies como as pertencentes à família Cactaceae (catos e algumas suculentas) as folhas assumem a forma de espinhos, como forma de preservar água.

O meristema apical das folhas é de curta duração, transformando-se rapidamente num tecido permanente. No entanto, na zona inferior da folha, base foliar, o meristema apical continua a expandir-se permitindo o crescimento da folha.

Estrutura externa das folhas:

Uma folha é composta por um limbo, pecíolo (nem sempre presente) e uma bainha, podendo também apresentar estipulas. O limbo corresponde à estrutura verde que é associada à folha, encontra-se bem adaptada para absorver os raios solares, a água e o ar de forma a realizar a fotossíntese, esta também suporta as nervuras.

O pecíolo corresponde a uma extensão que liga a folha ao caule, sustentando a folha. Esta estrutura tem uma forma cilíndrica e um comprimento variável consoante a espécie.

A bainha surge quando a região terminal do pecíolo alarga de forma a envolver o caule, permitindo uma ligação mais forte entre a folha e o caule. Esta estrutura é mais comum nas monocotiledóneas.

As estipulas são prolongamentos laminares na zona do pecíolo, geralmente na forma de espinhos ou lineares, sendo bastante comum na famílias das Euphorbiaceae.

Estrutura interna das folhas:

As folhas tal como os outros órgãos da planta possuem o sistema dérmico, fundamental e vascular. O sistema dérmico caracteriza-se pela presença da epiderme, o sistema fundamental apresenta os tecidos de sustentação, assim como o parênquima, enquanto o sistema vascular carateriza-se pela presença de feixes vasculares (vasos condutores).

A epiderme presente nas folhas caracteriza-se na presença de células organizadas de forma compacta cobertas por uma cutícula, os estómatos e os tricomas. Entre a epiderme dorsal e ventral encontra-se um parênquima com a presença de cloroplastos e um elevado número de lacunas.

O mesófilo, estrutura formado por tecido parenquimatoso que se encontra entre as epidermes dorsal e ventral. O parênquima que se encontra no mesofilo pode ser de dois tipos, lacunoso ou em paliçada, dependendo da zona da folha.

O parênquima lacunoso apresenta células irregulares e grandes espaços intercelulares muito grandes, que permitem as trocas gasosas. O parênquima em paliçada ocorre geralmente apenas uma das faces da folha, estando presente em maior quantidade nas folhas com maior exposição solar.

Nas folhas, os feixes vasculares estendem-se a partir dos vasos do caule, através do pecíolo (sempre que existe) até formar as nervações no limbo da folha. Os padrões de nervação são visíveis a olho nu, ocorrendo geralmente dois tipos, a nervação paralela ou a nervação reticulada.

Diferentes tipos de folhas:

As folhas são organismos com uma grande diversidade, tanto a nível de tecidos, como de textura, de nervação (disposição das nervuras) ou ainda no padrão de distribuição que apresentam ao longo do caule.

A permanência da folha ao longo do caule permite distinguir dois tipos de planta, as caducifólias (perdem as suas folhas na época desfavorável) e as perenes (mantêm as suas folhas ao longo de todo o ano).

As folhas podem ser simples ou compostas, dependendo da forma de limbo que possuam. Uma folha cujo limbo seja inteiro é considerada uma folha simples, se o limbo se encontrar separado formando folíolos, a folha é considerada composta.

As folhas apresentam também diferentes consistências, muitas vezes devido a adaptações ao habitat que colonizam. As plantas que vivem em ambientes mais secos possuem folhas geralmente mais carnudas ou suculentas.

Algumas apresentam uma camada superior que as torna mais coriáceas o que as torna mais espessas resistentes e rígidas. Outras que são expostas a uma grande quantidade de humidade são mais membranosas, o que as torna mais finas e resistentes.

As folhas de gimnospérmicas (acículas) são um caso bastante particular pois apresentam uma forma característica onde não há presença de limbo ou este é quase inexistente, a sua epiderme é muito espessa e encontra-se coberta por uma camada de cutícula, tornando-a bastante resistente a períodos de seca

Funções:

Uma das principais funções das folhas é a produção de alimento, nomeadamente através da realização da fotossíntese, que utiliza a água e os sais minerais obtidos pela planta e os transforma em matéria orgânica que pode ser processada pela planta.

Outras das funções realizadas pelas folhas são a obtenção dos gases atmosféricos através dos estomas que se encontram nas células deste órgão, realiza a transpiração e a respiração da planta, assim como auxilia na distribuição e na reserva de seiva pelo individuo.

1117 Visualizações 1 Total

References:

Cutter, Elizabeth (2002). Anatomia Vegetal. Parte II. Órgãos, experimentos e interpretação. Editora Roca. São Paulo, Brasil. ISBN 85-7241-077-4

Viegas, Wanda S.; Cecílio, Leonor Morais (1998). Biologia Vegetal. Universidade Aberta. Lisboa, Portugal. ISBN: 972-674-235-8

1117 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática