Clorofilas

Conceito de Clorofilas: O termo clorofilas designa um conjunto de moléculas orgânicas complexas que formam pigmentos fotossintéticos de diferentes…

Conceito de Clorofilas

O termo clorofilas designa um conjunto de moléculas orgânicas complexas que formam pigmentos fotossintéticos de diferentes tonalidades de verde, constituindo os principais pigmentos das plantas verdes. As clorofilas são encontradas nos cloroplastos, o organelo que participa na fotossíntese. A clorofila é constituída por uma estrutura derivada da porfirina com um átomo de magnésio no centro. A clorofila absorve energia solar na zona espetral do vermelho e do violeta, e reflete a luz da zona espectral verde. A clorofila é a razão da cor verde de grande parte dos vegetais. Existem dois tipos de clorofila nas células fotossintetizantes, nomeadeamente a clorofila b nos vegetais superiores ou a clorofila c em algumas algas. O que difere estes tipos diferentes de clorofila são alguns substituintes na estrutura da clorofila. A diferença estrutural entre as diferentes clorofilas reflete-se na faixa do espetro de luz visível em que absorvem com mais intensidade. A clorofila a é geralmente presente em conjunto com uma das anteriores, exceto nas células bacterianas.

1001 Visualizações 1 Total
1001 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.