Degradação Florestal

Conceito de Degradação Florestal: Degradação florestal corresponde a um processo no qual uma floresta perde os serviços do ecossistema a ela…

Conceito de Degradação Florestal

Degradação florestal corresponde a um processo no qual uma floresta perde os serviços do ecossistema a ela associados, devido à ocorrência de uma perturbação, é portanto uma perda da qualidade da biodiversidade, da biomassa, da estrutura e das suas funções ecológicas. A desflorestação é uma das perturbações associadas à degradação florestal, no entanto, não é a única, a poluição atmosférica também pode danificar e interromper os processos que decorrem numa floresta.

A grande diferença entre a degradação e a desflorestação reside no fato de que uma floresta degradada perda parte da sua diversidade, assim como as suas funções, mas estas podem ser recuperadas com uma gestão mais cuidada. Enquanto numa desflorestação a perda dos serviços é praticamente total sendo necessário voltar a replantar a floresta, ou esperar muitíssimo tempo para que esta volte a adquirir as suas caraterísticas anteriores.

Uma degradação trata-se de um processo longo, no qual as perturbações ocorrem de forma parcial ou constante, ao logo do tempo. A perturbação pode ser espaçada no tempo. Para muitos cientistas, a degradação florestas, além das caraterísticas mencionadas atrás, consiste na perda permanente, por parte da floresta, da capacidade de exercer as suas funções.

Apesar de existir uma ideia geral do que é uma degradação florestal, não existe uma definição concreta para este conceito, uma vez que as suas causas e consequências são muito diversas e por vezes difíceis de identificar, além de que muitas vezes não ocorre alteração no aspeto da floresta. A perceção de degradação também varia consoante aquele que está a analisar as condições em que a floresta se encontra, por exemplo, se a floresta é usada para a obtenção de madeira e esta continua a fornecer esse serviço, será pouco provável que o gestor da floresta se aperceba da perda de outros serviços, continuando a considera-la uma floresta não degradada.

O que é uma floresta?

A definição de floresta não é muito fácil. Assume-se que se trata de um extenso terreno coberto por árvores, podendo ser natural ou plantada. Uma das definições mais aceites é a floresta como um ecossistema complexo em que as árvores são as espécies predominantes sendo que dão abrigo a muitos outros seres vivos, estes ecossistemas são de grande importância, não só ao meio ambiente, mas também ao ser humano. As florestas são ecossistemas riquíssimos e com funções muito importantes a nível ambiental, económico e social, além de possuírem um grande reservatório de biodiversidade.

As florestas plantadas são menos biodiversas (em muitos casos são monoculturas) e normalmente estão associadas a funções muito específicas como a função de produção, ao contrário das florestas naturais que apresentam um vasta gama de espécies e funções. Florestas plantadas podem ser compostas por espécies exóticas ou por espécies nativas dependendo do objetivo com que foram plantadas.

Causas

Existem muitas causas para a degradação florestal entre as inúmeras causas são de destacar as seguintes:

  • Destruição parcial do coberto vegetal
  • Período de seca intensiva
  • Invasão por espécies exóticas
  • Exploração florestal para fins comerciais
  • Fogo
  • Chuvas ácidas
  • Alterações climáticas
  • Poluição atmosférica
  • Poluição aquática

Consequências

Muitas vezes as consequências da degradação florestal formam uma espécie de ciclo vicioso, em que uma das consequências se torna na causa e a causa passa a ser consequência. O exemplo mais comum desse fato são as alterações climáticas, inicialmente estas provocam a destruição da floresta, mas com o passar do tempo e com o acentuar da degradação passam também a ser consequência por causa da libertação de gases poluentes para a atmosfera e pela diminuição da emissão de oxigénio.

Seguem-se alguns exemplos de consequência da degradação florestal:

  • Perda de habitat
  • Perda da biodiversidade
  • Perda dos serviços do ecossistema
  • Interrupção dos ciclos biogeoquímicos
  • Degradação do coberto vegetal
  • Doenças que afetam os animais e as plantas
  • Fragmentação dos ecossistemas
  • Alteração da estrutura florestal
  • Degradação na qualidade da água
  • Diminuição dos produtos obtidos
  • Promove as alterações climáticas

Com o intuito de determinar, não só as consequências mas também as causas da degradação florestal é necessário realizar uma monitorização ao local, de forma continua. Esta monitorização permite obter informações sobre qual a fonte da perturbação que levou à degradação, além de permitir perceber se a floresta conseguirá recuperar da degradação sofrida.

Alguns dos projetos de monitorização, neste âmbito, consistem na utilização de imagens de satélite para determinar o avanço da degradação, assim como a perda de biodiversidade. Em alguns países esta monitorização é realizada por sistemas integrados, que consistem na união dos diversos dados de inventariação recolhidos com os sistemas remotos de monitorização.

A degradação florestal é um problema muito grave, não só a nível ambiental, mas também a nível económico e social, pois afeta não só o meio ambiente perto do local onde a floresta está instalada, mas também afeta outros locais, uma vez que os serviços ecológicos são afetados. Por exemplo, as florestas captam dióxido de carbono e produzem oxigénio, que todos os seres vivos precisam para viver, ao serem degradadas as florestas podem perder parte da capacidade de captação de CO2 (dióxido de carbono) e por conseguinte deixam de produzir parte da quantidade de oxigénio que produziam antes da degradação. O balanço de oxigénio e CO2 mencionado afeta não só a vida dos seres vivos perto da floresta mas também as concentrações destes dois componentes da atmosfera podendo levar a alterações climáticas que afetam todos os seres vivos.

4018 Visualizações 1 Total

References:

4018 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.