Descrição: Estádio de Futebol
Proprietário: Liverpool FC País: Inglaterra Cidade: Liverpool Capacidade: 45,276 lugares Relvado: Relva natural (105 x 68 m) Data de Construção: 1884 |
Descrição
Anfield Road é um estádio de futebol situado na cidade de Liverpool, em Inglaterra, que pertence ao Liverpool FC, um dos principais clubes de futebol do país. O estádio é também apelidado de “Fortaleza de Anfield” e tem capacidade para receber mais de 45 mil espectadores. Futuramente, após a concretização dos planos de expansão, a capacidade atingirá os 54 mil lugares, com hipótese de aumento para 59 mil.
História resumida
O estádio de Anfield Road foi construído em 1884, mas foi inicialmente arrendado ao Everton FC, o grande rival do Liverpool FC, na cidade. No primeiro jogo disputado no estádio, a 28 de setembro de 1884, o Everton bateu o Earlstown, por uns expressivos 5-0.
Em 1891, o Everton acabou por abandonar Anfield, após uma disputa sobre o arrendamento e, um ano mais tarde, o recém-fundado Liverpool mudou-se para o recinto. O seu primeiro jogo em Anfield Road terminou com uma vitória de 7-1 sobre o Rotherham.
Anfield sofreu várias alterações no final do século 19 e início do século 20, entre as quais, em 1895, a construção de uma nova bancada principal, projetada por Archibal Leitch, e uma década mais tarde a construção da famosa bancada “Spion Kop” (local habitual dos adeptos fervorosos da equipa da casa).
O recinto permaneceu praticamente inalterável dura as duas décadas seguintes, até que a bancada Kop foi ampliada em 1928. Depois de concluídas as alterações, Anfield ficou com uma capacidade de cerca de 30.000 lugares.
Em 1958, o Estádio Anfield Road atingiu o seu recorde de assistência, quando 61,905 pessoas marcaram presença num jogo entre Liverpool e Wolverhampton Wanderers.
Foram feitas outras melhorias entre 1963 e 1973, quando a antiga bancada principal foi demolida e substituída por uma nova.
Pelo meio, Anfield acabou por não receber qualquer partida do Campeonato do Mundo de Futebol de 1966, tendo perdido essa oportunidade para o estádio do rival vizinho, Goodison Park .
Na década de 1980, deu-se início a novas obras de reestruturação do estádio, que foi reconvertido num complexo com todos os lugares sentados, e em 1982 foram erguidas as famosas portas Shankly (Shankly Gates), em honra de Bill Shankly – mítico jogador e treinador escocês, que integrou o Liverpool durante quinze temporadas. As portas Shankly ostentam o famoso slogan do Liverpool: “Nunca caminharás sozinho” (“You will never walk alone”).
As últimas alterações significativas no estádio foram feitas na década de 1990, primeiro com a reconstrução da Bancada Centenário de dois pisos, em seguida, com a conversão da Bancada Kop para que ficasse com todos os lugares sentados, e, finalmente, em 1998, com a construção de um segundo piso na Bancada de Anfield Road. Actualmente, o estádio tem quatro bancadas: a Spion Kop, a Bancada Principal, a Bancada Centenário e Bancada Anfield Road.
Anfield foi um dos palcos dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 1996, durante o qual recebeu três partidas da fase de grupos e o encontro dos quartos-de-final entre França e a Holanda (0-0).
No final dos anos 2000, o Liverpool ponderou a possibilidade de deixar Anfield Road e mudar-se para um estádio maior e mais moderno, tendo até mesmo obtido permissão de planeamento para um novo estádio de 60.000 lugares nas proximidades, em Stanley Park. No entanto, o financiamento insuficiente atrasou os planos, que foram finalmente descartados em 2012 pelos novos proprietários do clube.
Em vez disso, os novos donos do Liverpool optaram por reconstruir e ampliar Anfield. A primeira fase envolveu a reconstrução da bancada principal, aumentando a capacidade em 8.500 lugares para um total de cerca de 54 mil. As obras na Bancada Principal começaram em Janeiro de 2015 e a sua conclusão está prevista para a temporada 2016-17.
Planos futuros
Se houver demanda suficiente, o clube pretende, além disso, incluir uma possível expansão da Bancada Anfield, o que resultaria numa capacidade final de cerca de 59.000 assentos.
References:
http://www.stadiumguide.com/anfield/
http://www.liverpoolfc.com/stadium-expansion