Desastres naturais (Lista dos maiores de sempre)

Os desastres naturais ocorrem com frequência devido à ocorrencia de inumeros fenomenos naturais que intensificados provocam perdas humanas entre outras…

Maiores desastres naturais de sempre

Desastres naturais são ocorrências naturais que devido ao seu impacto no ambiente, assim como na população humana. Estas ocorrências são geralmente consideradas destrutivas, pois destroem o ambiente e/ou prejudicam as sociedades humanas, desde destruição completa de prédios, a destruição de comércios. Os desastres naturais provocam danos a todos os níveis tanto ecológico, como financeiro ou mesmo sociocultural.

Lista dos maiores desastres de sempre:

Tsunami na Tailândia (2004)

Um maremoto teve lugar no oceano Indico, produzindo ondas gigantes que invadiram a Tailândia levando tudo à sua frente e provocando estragos na ordem dos milhões de dólares americanos e milhares de mortos e desaparecidos. A magnitude do maremoto atingiu os 9,2 a 9,3 na escala de Richter.

Terramoto no Paquistão (2005)

A cidade de Caxemira foi o epicentro deste terramoto, no entanto, todo o país tremou. O terramoto causou cerca de 86 mil mortos e milhões de dólares em danos.

Furacão Katrina (2005)

Este desastre natural ocorrem em Nova Orleães, nos Estados Unidos da América, tendo arrasado com a região. O furacão trouxe consigo chuvas intensas que levaram à ocorrência de inundações obrigando mais de um milhão de pessoas a evacuar a cidade. Os prejuízos financeiros foram astronómicos, sendo que a região levou muito tempo a conseguir recuperar.

Ciclone Nargis (2008)

Ciclone que ocorreu na Birmânia tendo causado a morte a milhares de pessoas e outras tantas ficaram desalojadas. Este desastre foi considerado um dos mais intensos a assolar o país.

Terramoto (2010)

Terramoto no Haiti com magnitude de 7 na escala de Richter. A capital do país (Port-au-Prince) ficou completamente destruída, deixando milhares de desalojados.

Inundações (2010)

Cheias na China causaram milhões em danos estruturais, entre propriedades e bens pessoais, milhares de pessoas desapareceram ou ficaram desalojadas.

Deslizamento de terra (2011)

Um deslocamento de terra no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, levou a desaparecimento de 340 pessoas e à morte de cerca de 900 pessoas. Os danos financeiros foram bastante elevados.

Ciclone Haiyan (2013)

Ciclone que ocorreu nas Filipinas, sendo considerado um dos piores ciclones da história do país. Os ventos desta tempestade atingiram valores que rondaram 315 quilómetros por hora.

Terramoto (2014)

Desastre natural que ocorreu no Chile. O sismo durou cerca de 2 minutos e causou enorme destruição, incluindo criar rachas no chão de grandes dimensões.

Furacão Haily (2017)

Furacão que ocorreu no estado do Texas nos Estados Unidos da América. Este desastre tirou a vida a 50 pessoas e deixou mais de um milhão desalojadas, tendo destruído cerca de 200 mil casas.

Terramoto (2017)

Terramoto no México, considerado o maior que ocorreu no país. Esta abalou a costa mexicana, em particular Chiapas, mas foi sentido em toda a América Central até ao estado do Texas.

Furacão Irma (2017)

Este furacão assolou o estado da Florida nos Estados Unidos da América, tendo causado inúmeros mortos e graves estragos que ascenderam aos milhões de dólares americanos.

Erupção do lago Nayos Limnic (1986)

A erupção que ocorreu foi uma libertação enorme de dióxido de carbono (1.6 milhões de toneladas). Este gás formou uma nuvem por cima do lago tendo de espalhado posteriormente pelas redondezas onde matou inúmeros animais e cerca de 1800 pessoas.

Terramoto (1960)

Em 1960 no Chile ocorreu um terramoto devastador, que atingiu 9.5 na escala de Richter, sendo responsável por mais de 6 mil mortos, no entanto, muitos dos habitantes da região tinham sido evacuados. Este desastre natural arrasou casas, destruiu estradas e criou ondas gigantescas.

Tempestade (1993)

O leste dos Estados Unidos da América e certas zonas do Canada foram assolados por inúmeras tempestades ciclónicas. O clima sofreu grandes alterações, ocorreram tempestades de neve, ventos fortes e furacões, tendo resultado na morte de pelo menos 5 pessoas.

Erupção de Tambora (1815)

Vulcão situado na ilha de Sumbawa na Indonésia. Durante a erupção cerca de 5 km3 de rochas foram projetados para a atmosfera. Este desastre natural matou cerca de 200 mil pessoas e destruiu campos agrícolas. Os efeitos deste desastre ainda se fazem sentir nos dias de hoje.

Terramoto (1556)

Este terramoto ocorrem em Shaanxi na China, tendo atingido os 8 na escala de Richter. Cerca de 830 mil pessoas morreram neste desastre, o que corresponderia a cerca de 60% da população que vivia na região.

Tufão (1975)

Este tufão atingiu o leste da China com ventos extremamente fortes, tendo sido responsável pela morte de 229 mil pessoas, pois destruiu a barragem de Banqiao , na província de Henan, o que causou diversos estragos.

Terramoto (1138)

Terramoto na cidade de Alepo, Síria. No século XII está era uma das cidades mais importantes do Médio Oriente, sendo bastante popular e frequentada por mercadores. O desastre natural levou à morte de cerca 230 mil pessoas, pois o terramoto atingiu 8.5 na escala de Richter.

Ciclone (1737)

Este desastre natural ocorreu na cidade de Calcutá, na Índia, tendo sido considerado um dos mais fortes do século XVIII. Esta tragédia matou cerca de 300 mil pessoas. O oceano Indico é um local muito propicio para a ocorrência de ciclones.

440 Visualizações 1 Total

References:

Ferreira, Isabela (2018). 7 Maiores Desastres Naturais Da História. Fatos Desconhecidos Consultado em: Novembro 27, 2018 em https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-maiores-desastres-naturais-da-historia/

Pappas, Stephanie (2018). Top 11 Deadliest Natural Disasters in History. Planet Earth. Live Science. Consultado em: Novembro 27, 2018 em https://www.livescience.com/33316-top-10-deadliest-natural-disasters.html

440 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.