Maremoto (ou Tsunami)

Conceito de Maremoto

O termo maremoto (por vezes também designado pela palavra de origem japonesa tsunami) designa uma onda gigantesca, que ao chegar à costa pode atingir 20 ou mesmo 30 metros de altura. Este tipo de onda é originada geralmente pela ocorrência de um sismo na crusta oceânica, embora possa ser também originada pela choque com a Terra de um objecto de grandes dimensões (um meteorito ou um cometa, ou por um grande deslizamento de terras). A grande dimensão deste tipo de ondas e a gigantesca energia que transportam provoca geralmente grande devastação nas zonas costeiras atingidas.

Em mar alto, a onda de um maremoto tem geralmente uma altura (amplitude) inferior a um metro, podendo passar despercebida pelos barcos que estejam na sua passagem. Contudo, e ao contrário do que acontece com as ondas de tempestade, o seu comprimento de onda (distância entre cristas) pode atingir os 200 km, enquanto o comprimento de onda das ondas de tempestade é geralmente interior a 100 metros. A velocidade de uma onda de maremoto é também extremamente elevada, atingindo mais de 800 km/hora. Mas quando esta onda se aproxima da costa e as águas se tornam mais rasas, o comprimento de onda é comprimido para menos de 20 km e a sua amplitude aumenta significativamente, podendo ultrapassar os 20 ou 30 metros de altura. Excepto para ondas muito grandes ou em costas de relevo muito acentuado, a onda de maremoto não quebra, assemelhando-se a um grande macareu que entra em terra a grande velocidade.

Maremoto

2202 Visualizações 1 Total
2202 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.