Radiação solar

Definição de conceito de radiação solar, as suas características, utilizações e consequências das sua ocorrência…

Radiação solar – conceito

raio solar

raio solar

Radiação solar é uma forma de energia, emitida pelo sol, geralmente esta radiação surge sobre a forma de radiação eletromagnética, sendo bastante complexa pois é composta por pequenas partes de todo o tipo de radiação eletromagnética conhecida.

Grande parte da radiação solar é emitida no espectro da luz visível, o resto da radiação assume a forma de radiação infravermelha, ou radiação ultravioleta, isto é, a radiação solar varia entre os 200λ e os 760λ, sendo maioritariamente térmica.

No hemisfério Norte há maior incidência da radiação solar, nos períodos após o equinócio da primavera. Diariamente a incidência vai aumentando até ao meio dia e a partir dai vai diminuindo até anoitecer.

Radiação como fonte de energia:

 

intensidade da radiação solar no mundo

intensidade da radiação solar no mundo

A radiação solar é fonte de vida, sem ela as plantas não conseguiam produzir o seu alimento e os outros seres vivos não sobreviviam, sendo por isso essencial ao desenvolvimento das cadeias tróficas, ao mesmo tempo que alimenta outros processos como a formação de tempestades e outros fenómenos associados à variação do clima.

A intensidade de energia que o sol liberta para a atmosfera assegura a manutenção de um clima estável, graças à presença desta que absorve parte dessa radiação e que induz o surgimento do efeito de estufa natural, presente no planeta. Uma grande parte da radiação solar não chega a atingir a superfície da Terra razão pela qual não existe uma variação de temperatura tão grande como a que se pode encontrar em Vénus.

Esta radiação também é muitas vezes utilizada como fonte de calor ou para a produção de energia, particularmente através de painéis fotovoltaicos, que captam a radiação e a transformam em energia elétrica que pode ser utilizada nas casas e mesmo nos automóveis.

Este é um processo limpo e considerado muitas vezes como uma alternativa aos combustíveis fósseis, sendo que os países sul europeus possuem melhores condições para esta produção de energia.

A grande incidência de luz solar em Portugal faz com que seja comum a realização de projetos de índole energética ligado a este tipo de energia. A medição da intensidade da radiação solar em Portugal é realizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Efeitos da exposição:

radiação solar

radiação solar

Além de poder ser utilizada para aquecer o planeta, recentemente surgiram formas de transformar a radiação solar em energia elétrica, favorecendo assim a produção de energia não poluente e uma fonte alternativa de energia.

A exposição solar é benéfica para a grande maioria dos organismos. No caso do ser humano uma exposição moderada à radiação solar favorece a produção de vitamina B, ao mesmo tempo que permite a aquisição de uma cor mais dourada na pele. A exposição excessiva a esta radiação leva à ocorrência de queimaduras solares que além da dor e vermelhidão podem dar origem a problemas mais graves, como por exemplo alguns cancros de pele (melanomas).

Os efeitos e a intensidade da radiação solar dependem do ângulo de incidência dessa radiação, que é mais intensa ao meio dia diminuindo de intensidade com ao nascer e por do sol pois são esses os momentos em que o ângulo de incidência é maior. No entanto a distribuição dos raios não é igual durante todo o ano, variando devido à inclinação da Terra, assim como com a transparência da atmosfera.

Consequências e formas de proteção:

consequência da intensa radiação solar

consequência da intensa radiação solar

O ser humano apesar de não ser capaz de utilizar diretamente a radiação solar tem necessidade de se expor a este tipo de radiação de forma a favorecer o bom funcionamento do organismo em particular o funcionamento de certas vitaminas. Durante a revolução industrial os trabalhadores entravam nas fabricas antes do sol nascer e saiam depois deste se pôr o que fez surgir doenças como por exemplo o raquitismo devido à incapacidade de produzir vitamina D, sintetizada apenas na presença de sol.

Atualmente o problema da exposição solar é o oposto, o ser humano expõe-se propositadamente à radiação solar, o que quando em excesso pode causar problemas de pele, mesmo alguns cancros como os melanomas.

Além do ser humano, também o ambiente em todas as suas formas podem ser afetados negativamente pelo excesso de radiação solar, mesmo a nível estrutural do organismo. O aumento de temperatura afeta as fontes de água que servem para a hidratação dos seres vivos, favorecendo ainda a ocorrência de incêndios naturais, ou intensificar incêndios de origem humana.

Geralmente as radiações que provocam mais danos nos seres vivos, humanos ou não, são as radiações ultravioleta, pois podem causar mutações nas estruturas das células levando ao desenvolvimento de cancros.

778 Visualizações 1 Total

References:

Querino, Carlos Alexandre Santos; Moura, Marcos Antonio Lima; Querino, Juliane Kayse Albuquerque Da Silva; Radow, Celso Von; Marques Filho, Ari De Oliveira (2011). Estudo Da Radiação Solar Global E Do Índice De Transmissividade (KT), Externo E Interno, Em Uma Floresta De Mangue Em Alagoas – Brasil. Revista Brasileira De Meteorologia, V.26, N.2, 204 – 294. Consultado em: Junho 30, 2018, em http://Www.Scielo.Br/Pdf/Rbmet/V26n2/05.Pdf

Lima, J.J. Pedroso De (1992). Radiação Solar -ASPETOS Físico-Químicos. Ata Médica Portuguesa 5:437-442. Serviço De Biofísica. Faculdade De Medicina De Coimbra. Coimbra

Garner, Rob (2008). Solar Irradiance. National Aeronautics And Space Administration (NASA). United States Of America. Consultado em: Junho 30, 2018, em https://Www.Nasa.Gov/Mission_Pages/Sdo/Science/Solar-Irradiance.Html

Zirin, Harold (2008), Solar Radiation. Encyclopædia Britannica, Inc. Consultado em: Junho 30, 2018, em Https://Www.Britannica.Com/Science/Solar-Radiation

(2013). Solar Radiation Basics Office Of Energy Efficiency & Renewable Energy. U.S. Department Of Energy. Consultado em: Junho 30, 2018, em Https://Www.Energy.Gov/Eere/Solar/Articles/Solar-Radiation-Basics

778 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática