Myrtaceae, família

Descrição da família Myrtaceae, as principais carateristicas, os locais onde pode ser encontrada, assim como algumas das suas utilizações…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Descrição família Myrtaceae

Myrtaceae

Myrtaceae

Myrtaceae é a designação atribuída a uma das famílias de angiospérmicas, isto é, plantas com flor. Esta família está incluída na ordem Myrtales, que pertence à classe Magnoliopsida, correspondendo ao clado Eudicotiledonea, pois trata-se de uma família cujos embriões possuem dois cotilédones.

A família Myrtaceae possui cerca de 150 géneros, que reúnem mais de 3000 espécies. Uma das espécies mais conhecidas desta família são os Eucaliptos, frequentemente introduzidos em Portugal para a produção de papel.

Myrtaceae
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
 Plantae Magnoliophyta Magnoliopsida Myrtales Myrtaceae
Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Necessidades Nutricionais
 Longevidade
 cosmopolita algumas espécies invasoras, outras espécies em perigo Ecossistemas florestais  –
Características Físicas
Anatómicas Porte arbóreo ou arbustivo, inflorescências com elevada quantidade de estames
Tamanho Arbustos até 2 metros, árvores até 100 metros de altura
Espécie mais conhecido é o Eucalipto

Principais caraterísticas:

As espécies desta família possuem um porte arbóreo ou arbustivo, dependendo da espécie, geralmente com crescimento secundário (lenhina). Estes indivíduos podem atingir dimensões que variam entre os 2 metros (arbusto) até aos 100 metros de altura (árvore).

As suas folhas são simples, inteiras, com distribuição oposta, no entanto, em alguns géneros desta família a disposição das folhas altera-se com a idade. Por exemplo, no género Eucaliptus, as folhas apresentam inicialmente uma disposição oposta, mas à medida que envelhecem as suas folhas passam a assumir uma disposição alterna.

Estas folhas podem ser coreáceas, estando ligadas aos ramos por um pequeno pecíolo, podendo também produzir óleos que lhes dão um cheiro caraterístico. A maioria das espécies desta família são perenes, não sendo comum encontrar indivíduos caducifólios.

As flores desta família são hermafroditas, geralmente de cor branca, simetria radial, possuindo pequenas dimensões organizadas em inflorescências, podendo apresentar uma disposição axial. Estas flores possuem um androceu com inúmeros estames.

O ovário é ínfero, podendo apresentar um número variável de lóculos e de óvulos, no entanto, apenas uma pequena parte desses óvulos dá origem a sementes, a maior parte desses óvulos são estéreis.

Os seus frutos são bagas ou capsulas secas, consoante a espécie. As suas sementes são geralmente dispersas por várias espécies de vertebrados, como as aves. A sua polinização decorre com o auxílio de polinizadores, particularmente as abelhas e algumas aves, assim como pelo vento.

Distribuição:

A família Myrtaceae pode ser encontrada em todos os continentes, com exceção da Antártida, no entanto, as suas espécies são predominantes no continente Americano, assim como na Oceânia (particularmente na Austrália) e em África.

Estes indivíduos preferem climas tropicais e temperados quentes, sendo facilmente encontrados no estado selvagem e podendo ser amplamente cultivados nessas regiões, muitas vezes em ecossistemas considerados ameaçados, como é o caso das florestas tropicais (floresta atlântica). Em muitos casos é possível que determinadas espécies venham a desaparecer sem que tenham sido identificadas, sendo que devido à sua localização muitas espécies encontram-se em risco de extinção.

Esta família consiste num grupo de espécies bem adaptada ao clima tropical, como tal, podem suportar condições de seca e vivem em ambiente propensos à ocorrência de incêndios, estando adaptados para sobreviver nessas condições.

O género mais dispersos desta família é o género Eucalyptus, visto apresentar um crescimento bastante rápido, além de ser amplamente cultivada para a sua utilização na produção de papel.

Utilizações:

A maior parte das espécies desta família são utilizadas para a produção de fruta (por exemplo goiabeira), podendo ser vendidos para consumo direto ou utilizados na produção de geleias e de sumos.

As espécies desta família podem também ser utilizadas na produção de papel, na produção de madeira (apesar da sua não ser economicamente muito valiosa), particularmente madeira para a produção de carvão utilizado para a obtenção de energia. Muitas espécies inseridas nesta família são utilizadas como espécies ornamentais, por todo o globo.

Além da produção frutícola e madeireira, estas espécies possuem uma elevada importância na indústria farmacêutica, na cosmética e na produção de especiarias (cravinho da Índia – Caryophyllus aromaticus), apresentando com frequência propriedades ecológicas.

Algumas destas espécies produzem óleos com propriedades antisséticas, sendo que as folhas de algumas plantas são utilizadas para a criação de chás utilizados no tratamento de asma, bronquite, diabetes, febre entre outras doenças com diferentes graus de gravidade. Os vapores de cozedura das folhas do género Eucalyptus são também utilizados no tratamento de sinusite, visto auxiliarem na desobstrução das vias aéreas.

5643 Visualizações 1 Total

References:

Myrtaceae. (2016). Encyclopædia Britannica. Consultado em: Outubro 31, 2016, em https://www.britannica.com/plant/Myrtaceae

Gressler, Eliana, Pizo, Marco A., & Morellato, L. Patrícia C.. (2006). Polinização e dispersão de sementes em Myrtaceae do Brasil. Brazilian Journal of Botany, 29(4), 509-530. Consultado em: Outubro 31, 2016, em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042006000400002

Larissa Maria Fernandes Morais¹; Gonçalo Mendes da Conceição²; Janilde de Melo Nascimento³ 2014 FAMÍLIA MYRTACEAE: ANÁLISE MORFOLÓGICA E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE UMA COLEÇÃO BOTÂNICA. AGRARIAN ACADEMY, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.1, n.01; p. 317

Watson, L., and Dallwitz, M.J. (1992 onwards). The families of flowering plants: descriptions, illustrations, identification, and information retrieval. Consultado em: Outubro 31, 2016, em http://delta-intkey.com/angio/www/myrtacea.htm

 

5643 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática