Planta dioica

Conceito de planta dioica

Planta dioica é a designação atribuída a uma espécie vegetal que apresenta apenas um conjunto de órgãos sexuais por indivíduos, isto é, cada organismo apenas pode ser fêmea ou macho nunca ambos simultaneamente, como ocorre com os indivíduos monoicos. Uma grande parte das angiospérmicas lenhosas apresentam os sexos separados, são por isso plantas dioicas. Outro exemplo de plantas dioicas são as cicas, que apresentam indivíduos com órgãos masculinos e outros com órgãos femininos.

Estes organismos são considerados unissexuados. Só em caso de malformação genética é que um individuo dioico pode apresentar mais do que um conjunto de órgãos sexuais distintos, normalmente estes órgãos encontram-se mal formados ou mesmo atrofiados. Este tipo de plantas assemelha-se muito aos animais, em relação à distribuição dos órgãos sexuais, pois cada individuo apresenta um único sexo.

Nestas plantas as flores que se formam são imperfeitas, pois apenas possuem estames (planta masculina) ou apenas apresentam pistilos (planta feminina), para que seja considerada uma flor perfeita tem que possuir as duas estruturas simultaneamente.

Numa planta dioica a fecundação ocorre devido à dispersão do pólen de uma planta com órgãos masculinos. O pólen atinge os órgãos femininos de outra flor fertilizando-a.

A dispersão do pólen ocorre com o auxílio do vento ou de animais polinizadores como os pássaros e as abelhas, tornando assim a reprodução destes organismos mais difícil. O isolamento destas plantas pode impedir que a reprodução sexual ocorra, favorecendo a ocorrência da reprodução assexual, facto que pode colocar estes indivíduos em desvantagem seletiva. A reprodução sexual apenas ocorre se existirem duas plantas com sexos opostos próximas uma da outra.

Espécie dioicas, sejam elas animais ou plantas, apresentam características que distinguem os indivíduos de diferentes sexos. Normalmente seres dioicos apresentam dimorfismo sexuais, isto é, apresentam tamanhos diferentes além de órgãos sexuais diferentes, um dos indivíduos pode ainda desenvolver características especificamente para atrair o sexo oposto. No caso das plantas, as estruturas surgem para atrair os insectos polinizadores.

 

Palavras-chave:

Planta monoica

Dimorfismo sexual

Angiospermica

Cica

 

 

12517 Visualizações 1 Total

References:

Amorim, Felipe Wanderley; Oliveira, Paulo Eugênio (2006). Estrutura sexual e ecologia reprodutiva de Amaioua guianensis Aubl. (Rubiaceae), uma espécie dióica de formações florestais de cerrado. Revista Brasil. Bot., V.29, n.3, p.353-362. Consultado em: Outubro 31, 2015, em http://www.scielo.br/pdf/rbb/v29n3/a03v29n3.pdf

12517 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.