Planta monoica

Conceito de planta monoica

Planta monoica é a designação atribuída a plantas que possuem ambos os sexos no mesmo indivíduo, mas em locais diferentes. Esta designação tem em conta a diferenciação sexual nas plantas, isto é, estes indivíduos apresentam órgãos sexuais masculinos e femininos funcionais e que desempenham a sua função reprodutiva.

Os indivíduos opostos aos indivíduos monoicos designam-se por plantas dioicas. Enquanto as espécies monoicas apresentam ambos os sexos no mesmo individuo, as espécies dioicas apresentam ambos os sexos em indivíduos diferentes. Nos primeiros indivíduos (monoicos) os frutos produzidos podem ser masculinos e femininos, já nas plantas dioicas apenas são produzidos frutos masculinos ou frutos femininos, nunca ambos simultaneamente na mesma planta. Grande parte das plantas é monoica, no entanto, existem alguns indivíduos vegetais que são dioicos.

Ao contrário de muitas plantas, as plantas monoicas não possuem flores perfeitas, isto é, onde é possível ver as estruturas femininas e masculinas, na verdade uma planta monoica produz dois tipos diferentes de flor num mesmo organismo, sendo que umas flores apresentam os órgãos femininos, enquanto as outras apresentam os órgãos masculinos. A proporção de flores masculinas e femininas varia consoante a espécie, no entanto, ambas encontram-se presentes, apesar de não surgirem em quantidades iguais.

Os indivíduos monoicos podem reproduzir-se sozinhos, por auto-polinização, mas normalmente estes organismos exigem a presença de células sexuais do sexo oposto vindas de outro organismo, de forma a poderem realizar a sua reprodução sexuada. Isto é, as plantas monoicas produzem células sexuais masculinas e femininas, no entanto, para evitar o surgimento de anomalias genéticas e para que ocorram trocas de material genético, usam células sexuais de outros indivíduos para completar a sua reprodução sexual.

As plantas monoicas possuem muitas vezes um desfasamento da sua maturação para que não seja possível ocorrer uma auto-polinização. Estas plantas não devem ser confundidas com hermafroditas. Por exemplo, em certas plantas a maturação do pólen ocorre primeiro que a maturação dos ovários de forma a impedir que o pólen da planta fertilize o ovário. A maturação também pode ocorrer ao contrário, em certos casos os órgãos destas plantas podem maturar simultaneamente permitindo a ocorrência da autofecundação.

A reprodução nestas plantas pode ser mais fácil devido à proximidade dos órgãos reprodutores, o que não se verifica numa planta dioica que está sempre dependente do auxílio de polinizadores para o transporte das células sexuais masculinas (pólen).

 

Palavras-chave:

Planta dioica

Reprodução

Auto-polinização

Células sexuais

18306 Visualizações 1 Total

References:

Menezes, Nilson Lemos (1994). Fatores que Afetam a Expressão Sexual em Plantas de Pepino. Ciência Rural24 (1), 217-221. Consultado em: Novembro 11, 2015, em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781994000100042&lng=en&tlng=pt.

(2013). Mas afinal qual o sexo das Araucárias? No jardim há histórias sem fim. Diário de Coimbra. Consultado em: Novembro 11, 2015, em http://www.uc.pt/jardimbotanico/ficheiros/artigo_11_compete

18306 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.