Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Ponte de Lima
Ponte de Lima é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região do Minho-Lima. É um município com 42 286 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 39 freguesias em 320,25 km².
O município é limitado a norte por Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.
História do concelho de Ponte de Lima
Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal, escondendo raízes profundas e lendas antigas. A 4 de março de 1125 D. Teresa de Leão outorgou a carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte. No século XIV, D. Pedro I mandou amuralhar a cidade, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas.
A ponte que deu nome a esta terra adquiriu uma grande importância para a região. Esta era a única passagem segura do rio Lima até ao final da Idade Média. A primitiva foi construída pelos romanos, da qual ainda resta um troço significativo.
Com o século XVIII surge a expansão urbana e a destruição da muralha. Por isso, um pouco por todo o concelho prosperaram as casas senhoriais.
Património natural e edificado
O principal património natural do concelho são as Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, um local classificado a nível nacional.
Além disso, como património edificado destaca-se:
- Casa e Quinta da Lage
- Cruzeiro de São Pedro de Arcos
- Casa do Outeiro
- Casa de Pomarchão
- Paço de Calheiros
- Paço de Curutelo
- Ponte sobre o rio Lima
- Capela do Anjo da Guarda/Padrão de São Miguel
- Muralhas de Ponte de Lima
- Casa de Nossa Senhora da Aurora
- Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
- Penedo de São Simão
- Torre de Refóios
- Mosteiro de Refóios do Lima
- Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte
- Palácio do Freixo
Gastronomia
A gastronomia suculenta e saborosa do concelho tem como principal ex-libris o arroz de sarrabulho servido com rojões de porco. Além disso, a lampreia do Rio Lima é muito procurada, sendo habitualmente confecionada com Arroz de Lampreia ou Lampreia à Bordaleza. Além disso, é ainda possível mencionar o Bacalhau de Cebolada. Para terminar a refeição destaca-se o leite-creme queimado.
Estando inserida na região por excelência dos vinhos verdes, é impossível não provar estes vinhos.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Xinzo de Limia (Espanha) a 16 de abril de 1984
- Vandoeuvre-Lès-Nancy (França) a 26 de maio de 1989
- Challette-surg-Loing (França) a 20 de novembro de 1988
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de azul com uma ponte de ouro ameada e torreada nos extremos, sustendo ao centro uma cruz florenciada do mesmo metal. As torres são iluminadas de púrpura. Em contra-chefe estão duas faixas ondadas de prata, a coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE PONTE DE LIMA de negro.
Municípios do Distrito de Viana do Castelo
Arcos de Valdevez | Caminha | Melgaço | Monção | Paredes de Coura |
Ponte da Barca | Ponte de Lima | Valença | Viana do Castelo | Vila Nova de Cerveira |