Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Viana do Castelo
Viana do Castelo é um município português localizado no distrito com o mesmo nome, na região do Norte e sub-região do Minho-Lima. É um município com 85 445 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 27 freguesias em 319,02 km². O município é limitado a norte por Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende e a oeste pelo Oceano Atlântico.
As 27 freguesias do concelho de Viana do Castelo são Afife, Alvarães, Amonde, Anha, Areosa, Barroselas e Carvoeiro, Cardielos e Serreleis, Carreço, Castelo do Neiva, Chafé, Darque, Freixieiro de Soutelo, Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão, Lanheses, Mazarefes e Vila Fria, Montaria, Mujães, Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, Outeiro, Perre, Santa Marta de Portuzelo, São Romão de Neiva, Subportela, Deocriste e Portela Susã, Torre e Vila Mou, Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela), Vila de Punhe e Vila Franca.
História do concelho de Viana do Castelo
Os vários achados arqueológicos existentes no Monte de Santa Luzia indiciam que a ocupação humana da região de Viana remonta ao Mesolítico.
A povoação de Viana recebeu a carta de foral de D. Afonso III a 18 de julho de 1258, quando passou a chamar-se Viana da Foz do Lima. Dada a prosperidade adquirida ao longo dos anos, a localização tornou-se num importante entreposto comercial, tendo sido aqui edificada uma torre defensiva com a função de repelir os piratas oriundos da Galiza e do Norte de África.
A 20 de janeiro de 1848 a vila foi elevada à categoria de cidade com o nome de Viana do Castelo.
Património
Relativamente ao património arqueológico de Viana do Castelo destaca-se:
- Citânia de Santa Luzia
- Ponte romana de Barroselas
- Castro da Corôa
- Gravuras rupestres de Montedor
- Povoado fortificado de Carmona
- Monte do Castelo do Neiva
- Mamoa do Chão da Pica
- Santuário de Sabariz
- Castro de Sabariz
Em termos de património/arquitetura civil, pode visitar:
- Casa da Torre das Neves
- Casa da Praça
- Casa dos Costa Barros
- Casa dos Werneck
- Chafariz da Praça da Rainha
- Casa de Miguel de Vasconcelos
- Casa de João Velho
- Palácio dos Viscondes de Carreira
- Paços Municipais de Viana do Castelo
- Quinta da Bouça
- Casa dos Alpuim
- Hospital de Santa Luzia
- Casa Grande da Meadela
- Solar de Lanheses
- Pelourinho de Lanheses
- Casa e Quinta de Monteverde
- Moinho do Marinheiro
- Moinho do Petisco
- Casa e capela da Quinta Boa Viagem
Com um importante património militar, neste concelho pode encontrar o Fortim da Areosa, Fortim de Montedor, Castelo de Santiago da Barra e o Castelo de Portuzelo.
Por fim, já no que ao património religioso diz respeito podemos mencionar a Quinta da Portela, o Cruzeiro de Santa Marta, o Convento de São Francisco do Monte, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Matriz de Viana do Castelo, o Convento de Santo António dos Capuchos, a Igreja Paroquial de Santa Leocádia de Geraz do Lima, a Igreja de São Cláudio, o Mosteiro de São Romão de Neiva, a Igreja de Santa Cruz, o Cruzeiro da Areosa, o Convento de São João de Cabanas e o Santuário de Santa Luzia.
Gastronomia
A gastronomia de Viana do Castelo inclui broa de milho, sopas de peixe, mariscos, arroz pica no chão, rojões à moda do minho, cabrito assado, cabrito à Serra d’Arga, arroz de sarrabulho, arroz de pato à moda antiga, cozido à portuguesa, bacalhau à Viana, bacalhau à Gil Eanes, bacalhau assado, bacalhau à Camelo, arroz de polvo à moda do Minho, arroz de lampreia, pescada à vianense e caldeirada de peixe.
Na doçaria destacam-se as meias-luas de Viana, o leite-creme, o arroz doce, os sidónios, a torta de Viana, as Santas Luzias, os manjericos e os biscoitos de Viana. Por fim, é impossível não mencionar os vinhos verdes.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Riom (França)
- Lancaster (Grã-Bretanha)
- Cacheu (Guiné-Bissau)
- Ziguinchor (Senegal)
- Lugo (Espanha)
- Hendaye (França)
- Aveiro (Portugal)
- Itajaí (Brasil)
- Cabadelo – Paraíba (Brasil)
- Matola (Moçambique)
- Alagoas (Brasil)
- Pessac (França)
- Igarassu (Brasil)
- Porto Seguro (Brasil)
- Viana (Brasil)
- Assoc. Mun.Ilha de Santo Antão (Cabo Verde)
Brasão da cidade
O brasão da cidade é um escudo de vermelho com um galeão de negro, aparelhado do mesmo e ornado de ouro, vestido de prata, tendo no pano redondo do mastro real as quinas de Portugal antigo e vogando num mar ondeado de prata e de verde. Âncora de ouro. Em chefe, cosido de azul, um castelo de ouro, aberto e iluminado de negro. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com a legenda CIDADE DE VIANA DO CASTELO a negro.
Municípios do Distrito de Viana do Castelo
Arcos de Valdevez | Caminha | Melgaço | Monção | Paredes de Coura |
Ponte da Barca | Ponte de Lima | Valença | Viana do Castelo | Vila Nova de Cerveira |