Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Albergaria-a-Velha
Albergaria-a-Velha é um município português localizado no distrito de Aveiro, na região centro. É um município com 25 252 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em seis freguesias em 158,83 km². Albergaria-a-Velha é limitado a norte por Estarreja e Oliveira de Azeméis, a leste por Sever do Vouga, a sueste por Águeda, a sudoeste por Aveiro e a noroeste, através de um canal da Ria de Aveiro, por Murtosa.
As seis freguesias do concelho de Albergaria-a-Velha são: Albergaria-a-Velha e Valmaior, Alquerubim, Angeja, Branca, Ribeira de Fráguas e São João de Loure e Frossos.
História do concelho de Albergaria-a-Velha
Em 1117 D. Teresa, rainha de Portugal e mãe de D. Afonso Henriques, doou vastas terras ao fidalgo Gonçalo Eriz. Como contrapartida, este comprometeu-se a manter aberta uma albergaria que acolhesse os viajantes mais pobres.
A Carta do Couto de Osselôa é considerado o primeiro documento em que Portugal figura com o título de reino e aqui está a certidão de nascimento e batismo de Albergaria-a-Velha. Os primeiros registos deste local como vila surgem em meados do século XVI, na forma de uma lápide existente nos Paços do concelho e que seria oriunda da frontaria do primeiro hospital. A lápide foi manda colocar no Hospital por Acórdão da Relação de Lisboa a 27 de maio de 1629.
Albergaria-a-Velha foi elevada à categoria de cidade a 6 de abril de 2011.
Património edificado e natural
Em termos de património religioso destaca-se a Casa e Capela de Santo António e a Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha. Em relação ao património edificado convém mencionar o Castelo e Palacete da Boa Vista, a Casa do Dr. António Fortunato de Pinho e o Cine-Teatro Alba. Por fim, em termos de vestígios históricos existe o Pelourinho de Angeja e o Pelourinho de Frossos, a Mamoa de Açôres e as Mamoas do Taco.
Em relação ao património natural, em Albergaria-a-Velha encontramos o monte da Senhora do Socorro, um local de peregrinação onde é possível desfrutar de uma vista para a serra e para o mar. A Capela do Santuário da Senhora do Socorro situa-se numa elevação conhecida por Bico do Monte e data de 1857. No sudoeste do concelho, em pleno Baixo Vouga Lagunar, encontramos a Pateira de Frossos, que apresenta uma biodiversidade típica do sistema lagunar da Ria de Aveiro.
Gastronomia
A gastronomia do concelho inclui bacalhau assado, cabrito assado, lampreia, leitão de Angeja, pão do Fontão, regueifa de Canela, rojões e vitela assada. Na doçaria destacam-se os turcos, uma especialidade centenária criada por Margarida Coutinho, confeiteira regional.
Brasão da cidade
O brasão é composto por escudo de ouro com uma cruz de azul. Tem uma orla de negro carregada de oito rosas de ouro folhadas de verde e abotoadas de vermelho. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE ALBERGARIA-A-VELHA a negro.