Monte da Senhora do Socorro

Apresentação do Monte da Senhora do Socorro: um ex-libris natural do concelho de Albergaria-a-Velha

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Monte da Senhora do Socorro é uma zona verde com uma fauna e flora diversificada. Localiza-se em Albergaria-a-Velha e é um dos ex-libris naturais do concelho. 

Este espaço verde tem uma paisagem panorâmica única. No seu topo localiza-se a Capela da Nossa Senhora do Socorro, a 220 metros de altura. É  a esta altitude que se pode desfrutar de um panorama de rara beleza, sendo possível contemplar a ria de Aveiro. 

Capela no Monte da Senhora do Socorro

No monte da Senhora do Socorro localiza-se a Capela de Nossa Senhora do Socorro. Este templo foi construído em 1859 no chamado Bico do Monte. Diz a lenda que a capela foi construída após uma epidemia ter assolado a localidade em 1855. Os habitantes prometeram a sua construção caso o surto terminasse. A 23 de outubro de 1858 foi constituída uma confraria.

Todos os anos, no terceiro domingo de agosto, é neste local que se comemora a principal festa e romaria deste concelho, em honra da Senhora do Socorro. Tradicionalmente os habitantes deslocam-se ao cimo do monte para venerar a Virgem e cumprir promessas. Também se fazem grande convívios. 

Em conclusão, este é um local que combina a beleza e a paisagem natural com a espiritualidade e a peregrinação.

63 Visualizações 1 Total
63 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.