Estádio Maracanã

maracana2

Descrição: Estádio de Futebol

País: Brasil

Capacidade: 78,838 lugares

Data de Construção: 1950

Site Oficial: http://www.maracana.com/

 

 

O Estádio Maracanã, oficialmente nomeado Estádio Mário Filho Jornalista, foi construído por ocasião do Campeonato Mundial de Futebol de 1950, que teve lugar no Brasil, com a intenção de ser o maior estádio de futebol do mundo. Propriedade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, é um dos estádios mais míticos no mundo do futebol, conhecido pela sua dimensão e história, e é a “casa” de clubes como Flamengo e Fluminense, ocasionalmente usado também por outras equipas do Rio de Janeiro, tais como Vasco da Gama e Botafogo. Neste momento, a exploração do recinto está entregue a uma empresa concessionária.

 

História

A construção começou em 1948 e ficou concluída quase dois anos depois, sendo inaugurado a 16 de Junho de 1950, com um jogo particular entre duas selecções de jogadores do Rio de Janeiro e São Paulo (resultado: 1-3).

Oito dias depois, o Maracanã recebeu o jogo inaugural do Mundial, entre Brasil e México, que a equipa “canarinha” venceu por 4-0. Durante a competição, recebeu mais quatro partidas na fase de grupos e três na segunda fase, incluindo a grande final da competição, em que a equipa da casa foi derrotada pela selecção uruguaia, que viria a conquistar o seu segundo título mundial. A assistência oficial nesse encontro foi de cerca de 173,000 pessoas, mas estima-se que mais de 200,000 pessoas tenham assistido ao encontro ao vivo no estádio.

Em 1969, dezanove anos depois, viria a receber oficialmente o maior número de espectadores num jogo de futebol num encontro ente o Brasil e o Paraguai, rondando novamente a marca dos 200,000 adeptos (199,854) nas bancadas.

Pelo meio, em 1966, o nome do recinto foi oficialmente mudado para “Estádio Mário Filho Jornalista”, devido à morte do repórter, a 17 de Setembro desse ano, que foi consagrado como o maior jornalista desportivo de todos os tempos no Brasil. Mário Filho terá sido um dos grandes influenciadores para que o estádio fosse construído no bairro do Maracanã e com a dimensão de maior recinto do mundo. No entanto, apesar da homenagem, o nome Maracanã continua a ser o mais utilizado.

O estádio manteve-se praticamente inalterado até à década de 90, quando um acidente mortal obrigou a alterações nas medidas e condições de segurança e a uma redução substancial da sua capacidade de lugares. Pouco tempo depois, acabaria por ser convertido num espaço apenas com lugares sentados.

Com a nomeação do Brasil para anfitrião do Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, o local foi a escolha lógica para receber novamente a final da competição, 64 anos depois. As obras massivas de remodelação começaram em 2010 e o renovado Mário Filho Jornalista reabriu a 2 de Junho de 2013, com uma capacidade de 79,000 lugares e uma nova cobertura, tornando-se o 26º maior estádio do mundo. O jogo de inauguração foi disputado entre as selecções do Brasil e Inglaterra (2-2). O recorde de assistência no novo estádio, desde então, é de 74,738, na final do Mundial de 2014, entre Alemanha e Argentina (1-0).

Desde o golo inaugural de Didi, o inventor da “folha-seca” (quando a bola é rematada e faz uma curva no ar), ao milésimo golo de Pelé, passando pelos golos que emocionaram o mundo nos dois Mundiais que recebeu, o Maracanã tem sido palco de momentos marcantes.

obras-maraca-1estadio-municipal-1950-r1Image1

 

 

 

 

(Construção do recinto original)

 

 

Outros eventos

Além de provas e encontros de futebol, o recinto do Rio de Janeiro foi também palco de vários espectáculos desportivos e não só. Em 1951 recebeu o combate entre o japonês Masahiko Kimura, campeão mundial de judo, e Hélio Gracie, o maior lutador de jiu-jitsu e luta livre no Brasil. Em 1952, foi palco da actuação dos Harlem Glotrotters, a famosa equipa de basquetebol americana e, em 1983, uma partida histórica de voleibol entre o Brasil e a URSS (União Soviética), que bateu os recordes de público pagante: 95,887.

Outros eventos não-desportivos tiveram lugar no Maracanã, como as actuações de Frank Sinatra, Paul McCartney, Tina Turner, Sting, Rolling Stones e o Festival Rock in Rio, entre muitos outros.

 

foto1estadio-do-maracana-rock-in-rio

 

 

 

 

(Frank Sinatra e Rock in Rio)

5537 Visualizações 1 Total

References:

http://www.maracana.com/

http://www.stadiumguide.com/maracana/

http://globoesporte.globo.com/

5537 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.