Campo de Jogo (de Futebol)

Apresentação do Campo de Jogo de Futebol

No futebol, a expressão Campo de Jogo designa a superfície retangular onde decorre o jogo, cujo terreno pode ser relvado ou de terra batida. De acordo com as regras da FIFA, o comprimento do campo de jogo é no máximo 120 metros e no mínimo de 90 e a largura máxima de 90 metros e a mínima de 45 metros; para o jogos internacionais, o comprimento máximo é de 110 metros e o mínimo de 100 e a largura máxima de 75 metros e a mínima de 64 metros.

O campo de jogos deverá ser marcado com linhas visíveis de largura não superior a 12 cm e nunca com socalcos. Cada uma destas linhas serve para delimitar um determinado espaço. O campo de jogo propriamente dito é delimitado por duas linhas laterais (as mais compridas) e por duas linhas de baliza ou linhas de cabeceira (as mais curtas). Em cada um dos 4 vértices do campo formado por estes 2 pares de linhas é colocada a bandeira de canto.

Cada uma das duas áreas de grande penalidade (ou grande área) é delimitada pela linha de baliza, por uma linha paralela a esta colocada a 16,5 metros, e por duas linhas perpediculares à linha de baliza, ligando esta aos extremos da anterior.

A meio do campo existe uma outra linha, que liga as duas linhas laterais, dividindo o campo de jogo em duas metades iguais. Frente a cada um dos extremos desta linha podem ser colocadas duas bandeiras semelhantes às bandeiras de canto: as bandeiras de meio-campo.

No meio da linha de meio campo localiza-se o centro do campo, o qual é rodeado pelo círculo central (ou grande círculo), uma linha circular com 9,15 m de raio.

1921 Visualizações 1 Total
1921 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.