Futebol Total

O que é

A expressão “Futebol Total” designa uma táctica inovadora que teve o seu ponto alto nas décadas de 60 e 70 no futebol holandês. Traduzido da palavra “Totaalvoetbal” na língua original, este sistema táctico era um autêntico “carrossel mágico”, revolucionando por completo o jogo e ajudando a transfigurar o futebol holandês num dos mais temidos do então.

A táctica assenta na rotação constante de todos os jogadores da equipa, na qual saem das suas posições originais e são compensados por outros jogadores, sem que a formação perca a sua estrutura em campo. Não existe, portanto, nenhuma posição fixa neste modelo de jogo, podendo qualquer jogador desempenhar o papel de defesa, médio ou avançado no decorrer do encontro.

Os princípios básicos do “Futebol Total” traduziam-se na marcação em pressão alta, utilização da linha do fora-de-jogo e inversões de posicionamento verticais, sempre em velocidade constante. Trata-se de uma táctica bastante exigente tanto a nível técnico como físico, além de requerer uma grande concentração por parte dos atletas em campo.

Esquema táctico do "Futebol Total" na seleção holandesa

Esquema táctico do “Futebol Total” na seleção holandesa

As origens

A invenção do «Futebol Total» é creditada a Rinus Michels, treinador holandês que orientou a selecção do seu país por três ocasiões, em 1974, de 1984 a 1988 e novamente de 1990 a 1992, tendo alcançado a final do Campeonato do Mundo em 1974 e conquistado o Campeonato da Europa em 1988.

No Mundial de 1974, a Holanda encantou o mundo com o seu “Futebol Total”, após golear a Argentina por 4-0 e derrotar o Brasil por 2-0, perdendo apenas o derradeiro jogo na final frente à Alemanha.

Michels defendia que cada jogador teria de possuir a capacidade para assumir qualquer função e posição em campo, tornando virtualmente impossível parar a movimentação e transição da equipa. O desenho do esquema táctico base assemelhava-se a um 4x3x3, mas que rapidamente se desdobrava para outros esquemas, como o 4x4x2 ou 3x4x3. A ocupação de espaços era o segredo do sucesso do “Futebol Total”.

Segundo analistas desportivos, Rinus Michels terá aproveitado as influências de Jack Reynolds, que foi seu treinador no Ajax, clube holandês, pelo que as origens da táctica remontam a meados do século XX. Michels trabalhou o conceito do seu ex-treinador, quando assumiu ele próprio o comando técnico do Ajax, usando-o também na selecção holandesa. Nos seis primeiros anos em que esteve à frente do clube de Amsterdão (de 1965 a 1971), Michels conquistou quatro campeonatos e uma Taça dos Clubes Campeões Europeus (Competição que precedeu a actual Liga dos Campeões), provando o conceito e a superioridade do “Futebol Total” na altura.

Barry Hulshoff, defesa central que jogou com Michels e com Johan Cruyff, definiu a táctica inovadora, afirmando que “tudo se resumia a criar espaços, aparecer nos espaços, organizar espaços como se se tratasse de arquitectura num campo de futebol.”

Rinus Michels

Rinus Michels

A Influência

Posteriormente, um pouco por toda a Europa, várias equipas de futebol adoptaram sistemas tácticos semelhantes ao “Futebol Total”, começando pelo próprio Rinus Michels, quando orientou o Barcelona, em Espanha, liderando o clube à conquista de cinco campeonatos e do primeiro título europeu dos catalães, a Liga dos Campeões (em 1992).

A influência do “Futebol Total” estendeu-se até aos anos recentes e é visível em casos como o forte apoio dos médios defensivos ao ataque, ou até mesmo no estilo de jogo mais abrangente de algumas equipas, como o Barcelona, fruto da preponderância das presenças holandesas no clube (desde Michels a Cruyff, passando por Frank Rijkaard), e a selecção espanhola. De resto, é desse estilo que deriva o famoso “Tiki-Taka”, praticado pela Selecção Nacional de Espanha e pelo Barcelona em anos recentes, que valeram dezenas de títulos e conquistas ao clube catalão e três títulos internacionais consecutivos (Campeonato Europeu 2008, Mundial 2010 e Campeonato Europeu 2012) à Selecção “Roja”. É uma táctica muito semelhante, na qual impera uma posse de bola avassaladora, com passes e trocas de bola e de posição constantes, na qual praticamente todos os jogadores intervêm, especialmente os do meio-campo para a frente.

 

1525 Visualizações 1 Total

References:

http://footballtribute.com/

www.zerozero.pt

1525 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.