Circulo polar

Conceito de circulo polar, principais componentes associadas a este conceito, as condições climaticas assim como algumas das espécies presentes…

Circulo Polar – conceito

Circulo polar (árctico)

Circulo polar corresponde a duas regiões do planeta Terra, uma no hemisfério norte (circulo polar ártico) e outra no hemisfério sul (circulo polar antártico). Estes círculos correspondem a linhas imaginarias que intercetam perpendicularmente o eixo terrestre, correspondendo aos paralelos mais externos do planeta. No entanto, ao longo do tempo a sua localização pode mudar em função da inclinação da Terra.

As posições entre os dois círculos polares possuem sempre um nascer e um por do sol, enquanto, nestes círculos o sol encontra-se ou acima do horizonte ou abaixo deste durante um longo período de tempo. Isto implica que pelo menos durante um dia no ano não existe nascer do sol e noutro dia não ocorre um por do sol. Estas condições levam a que pelo menos durante um dia inteiro é noite (no inverno) ou dia (no verão).

Circulo polar ártico

Urso polar

O circulo polar ártico constitui um dos círculos polares do planeta, encontrando-se à latitude de 66º 33’44’’ norte e possui um comprimento de cerca de 6000 km. O clima desta região é subártico, implicando que o território acima deste meridiano se encontra congelado e sob temperaturas baixas a maior parte do ano.

No circulo polar ártico a amplitude térmica anual nunca ascende a valores superiores a 30ºC, sendo que a temperatura encontra-se geralmente em valores abaixo de zero. Em alguns casos pode mesmo atingir os -50ºC. O período de inverno prolonga-se por seis meses, levando o solo e a água a manter-se congelados, chegando mesmo a formar calotes polares.

O estado do Alasca, o Canada, a Gronelândia, a Islândia, o norte da Escandinávia e o norte da Rússia são territórios abrangidos pelo circulo polar. Estas zonas são muito pouco habitadas. Atualmente é na Finlândia que se localiza o maior aglomerado populacional desta região. Essas população vão ficando cada vez mais escassa à medida em que nos aproximamos do pólo norte.

Entre as espécies presentes no ártico encontram-se os lobos, ursos polares, renas, lebres, baleias, focas e morsas por exemplo. A flora consiste em espécies presentes no bioma tundra. Alguns exemplos de espécies são os musgos, líquenes, herbáceas de pequeno porte, assim como algumas coníferas e bétulas.

Circulo polar antártico

Mar polar

O circulo polar antártico encontra-se à mesma latitude que o circulo polar ártico, no entanto, este localiza-se no hemisfério sul. Este circulo abrange o continente Antártico, única porção terrestre desta região. Durante o inverno, esta parte do planeta passa por noites de 24 horas, já durante o verão são os dias que se tornam longos. Em determinadas partes do continente (Polo sul), em particular no paralelo 90º sul, a noite pode prolongar-se por seis meses e o mesmo ocorre com o dia.

O clima nesta parte do planeta é muito extremo, encontrando-se quase sempre gelado. A maior massa terrestre existente nesta região (Antártida) encontra-se coberto por neve. O mar circundante congela e os ventos são muito fortes durante parte do ano. Isso torna impossível atingir esta região durante o inverno.

No sul deste hemisfério, não existe uma população permanente, em particular de seres humanos. Estes permanecem no local, em particular, para realizar investigações cientificas. Os investigados acabam por sair da região a quando dos períodos mais desfavoráveis e inóspitos.

As espécies mais comuns nesta região são os pinguins, foca-leopardo, baleias, focas, albatrozes, esponjas, anémonas entre outras. Já a flora consiste sobre tudo em musgos, hepáticas, briófitas, fungos, algas, não existindo espécies de grande porte devido aos fortes ventos.

282 Visualizações 1 Total

References:

Artic. (2016). World Atlas (online). Consultado em: Setembro 30, 2019, em https://www.worldatlas.com/webimage/countrys/polar/arctic.htm

Paterson, W.,, & Baker, N.,, & Heenan, A., Arctic Circle (2018). The Canadian Encyclopedia. Consultado em: Setembro 30, 2019, em https://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/arctic-circle

All About Arctic Climatology and Meteorology. National Snow and Ice Data Center. Consultado em: Setembro 30, 2019, em https://nsidc.org/cryosphere/arctic-meteorology/index.html

Antarctic Circle. COSMOS – The SAO Encyclopedia of Astronomy. Consultado em: Setembro 30, 2019, em http://astronomy.swin.edu.au/cosmos/A/Antarctic+Circle

Australian Antarctic Division: Leading Australia’s Antarctic Program. Australian Government. Department of the Environment and Energy. Consultado em: Setembro 30, 2019, em http://www.antarctica.gov.au/about-antarctica

(1998) Antarctic Circle. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Setembro 30, 2019, em https://www.britannica.com/place/Antarctic-Circle

282 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.