Verão

Descrição da estação do ano verão, as suas principais características e locais onde pode ocorrer, assim como as datas do seu inicio nos mais variados locais…

Verão – conceito

Verão

Verão

Verão é uma das quatro estações do ano presentes no climas temperados em ambos os hemisférios, localizando-se entre a primavera e o outono, no entanto, nem todos os países apresentam as quatro estações do ano, podendo possuir apenas verão(por vezes associado aos períodos de monção nas regiões tropicais) e inverno, neste caso são geralmente designados por época seca e época chuvosa respetivamente.

O movimento de rotação da Terra, que geralmente tem a duração de 365 dias (um ano), é responsável pela inclinação do planeta que favorece a incidência dos raios solares em determinadas regiões, levando à ocorrência das estações do ano.

Esta é a estação considerada mais quente, pois os dias possuem geralmente temperaturas elevadas, assim como as noites. Na maioria dos países o verão é considerado o período de férias, sendo que o veraneantes acorrem às praias por todo o mundo.

Duração do Verão:

Esta estação inicia-se no solstício de verão de ocorre geralmente perto do dia 21 de junho (para o hemisfério norte) e chega a uma conclusão perto do equinócio do outono que ocorre geralmente perto do dia 20 setembro.

No hemisfério sul as estações do ano surge ao contrario, pois o verão tem inicio a 21 de dezembro (solstício de inverno no hemisfério norte) e termina com o equinócio de outono normalmente a 20 de março (corresponde ao equinócio da primavera no hemisfério norte).

Durante o verão os dias são mais longos do que na primavera, e vão diminuindo até que se atinge o inverno, cujo solstício de inverno corresponde à noite mais longa do ano (dia mais curto), já o solstício de verão carateriza-se por ter o dia mais longo do ano (a noite mais curta). As datas de inicio e fim do verão variam de acordo com o calendário solar, com o clima, as tradições e as culturas dos países.

Nem todos os países aceitam a convenção mencionada em cima, por exemplo, para a maioria dos países Europeus o verão tem inicio em junho, mas em países como a Irlanda esta estação culturalmente inicia-se no primeiro dia de maio.

A forma de calcular o inicio e o fim do verão varia consoante o método, se for utilizada a tradição, as estações terão inicio no primeiro dia do mês e terminam no ultimo dia do terceiro mês, iniciando-se outra logo de seguida. Segundo o calendário, as estações terão inicio no solstício e prolongam-se até ao equinócio seguinte e posteriormente do equinócio até ao próximo solstício.

Principais características:

O verão caracteriza-se pela ocorrência de tempo seco, particularmente nas regiões mediterrâneas, e muito quente, no entanto, em algumas regiões os períodos secos são substituídos por chuvas ou aguaceiros que podem ser intensos (épocas de monção na Ásia)e possuir a duração bastante curta ou durar um dia ou mais, no entanto, as temperaturas mantêm elevadas.

Nas regiões temperadas as variações de temperatura não são muito elevadas entre a temperatura diária e a temperatura noturna, isto é, as temperaturas mantêm elevadas durante o dia, mas também durante a noite, devido à inclinação da Terra e à maior incidência dos raios solares. As chuvas que ocorrem nestes territórios são raras e de pouca intensidade.

As variações de temperatura podem depender de outros fatores como a proximidade a uma fonte de água (rio ou mar), assim como da altitude. Locais com maior altitude terão dias mais quentes e noites mais frias, assim como menor incidência de precipitação do que terrenos com baixas altitudes.

No verão há uma continuação da floração das plantas, com estas adquirindo as suas flores e prosseguem o seu desenvolvimento até a ocorrência da frutificação, isto é, o desenvolvimento dos frutos e a sua posterior maturação.

Durante o verão podem ocorrer doenças relacionadas com a exposição solar, como por exemplo insolações ou desidratação, visto estar um clima quente, com uma elevada taxa de humidade e uma maior intensidade de radiações ultravioleta.

As temperaturas elevadas favorecem a ocorrência de um período de descanso escolar para os jovens, assim como de trabalho para os adultos, por forma a permitir aproveitar o bom tempo e as temperaturas altas.

No hemisfério norte as férias iniciam-se entre o final de maio e o meio de julho consoante o país, já no hemisfério sul as ferias de verão coincidem com as férias de natal e de ano novo, tendo geralmente inicio em dezembro e podendo estender-se até no máximo abril, dependendo do país.

570 Visualizações 1 Total

References:

Lind, Petter; Lindstedt, David; Kjellström, Erik; Jones, Colin (2016). Spatial and Temporal Characteristics of Summer Precipitation over Central Europe in a Suite of High-Resolution Climate Models. American Meteorological Society AMS journals. Consultado em: Novembro 28, 2017, em http://journals.ametsoc.org/doi/full/10.1175/JCLI-D-15-0463.1

Xu, Weixin (2013). Precipitation and Convective Characteristics of Summer Deep Convection over East Asia Observed by TRMM American Meteorological Society AMS journals. Consultado em: Novembro 28, 2017, em http://journals.ametsoc.org/doi/full/10.1175/MWR-D-12-00177.1

570 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática